São Clemente Maria Hofbauer foi um santo redentorista que ficou famoso ao expandir a congregação para a Europa. Ele é até chamado de “segundo fundador” depois de Santo Afonso Ligório por este feito. Contudo, como na vida da maioria dos santos, o fracasso acompanhou São Clemente no mesmo passo e, algumas vezes, à frente de suas conquistas.
Às vezes, ao ler a vida dos santos, tendemos a concluir “maravilhoso, para ser admirado, mas dificilmente para ser imitado”. Mas todos nós temos em comum algum contato com o fracasso; na verdade, podemos nos sentir presos ao fracasso ou com medo do fracasso.
Talvez o fracasso mais público e dramático para São Clemente tenha sido o fechamento da Igreja de São Benno, sua primeira fundação. A prisão e eventual deportação da comunidade presente em Varsóvia, foi o fim da Congregação transalpina por um tempo e acabou desencadeamento o fracasso de muitas, senão de todas, as fundações que ele fez em toda a Europa. Da França à Romênia, o santo redentorista viu seus esforços falharem.
São Clemente vivenciou o fracasso devido a forças políticas e religiosas e mesmo por suas próprias limitações. Não é difícil identificar algumas das maneiras pelas quais Clemente lidou com as várias falhas de sua vida e como nós também podemos lidar com nossas próprias limitações e falhas.
Entre as máximas espirituais de Clemente, uma indica sua preocupação em como reagir diante do fracasso pessoal:
“Quando estamos cientes de que falhamos e erramos, devemos nos humilhar diante de Deus, implorar seu perdão e depois seguir nosso caminho em silêncio; nossos defeitos devem nos tornar humildes, mas nunca desanimados”.
A orientação espiritual deste santo traz à mente um conselho bem pontual de Santo Afonso em ‘A verdadeira esposa’:
“Ficar com raiva de nós mesmos [quando falhamos] não é humildade; é uma forma sutil de orgulho que nos faz esquecer as pessoas fracas que realmente somos. Ficar com raiva de nós mesmos depois de uma falha é um defeito muito maior do que a própria falha, pois pode levar a toda uma cadeia de outras falhas”.
O conselho de Clemente de “seguirmos nosso caminho em silêncio”, vindo de um homem de energia e determinação incomuns, é uma compreensão profunda de como lidar com nossas próprias falhas e pecados.
:: Dez fatos interessantes sobre São Clemente Hofbauer
Leia MaisClemente Hofbauer: o santo com um "coração sem fronteiras"5 vezes em que São Clemente foi pobre com os pobresSão Clemente, uma experiência de santidade que ainda hoje é relevanteSão Clemente Maria Hofbauer: um homem de amizade e networking Outra característica da luta de Clemente com os fracassos e contratempos vem da dimensão contemplativa de sua vida. Quando as provações e fracassos o perseguiram, ele foi capaz de retirar-se para aquele eremitério do coração e encontrar novamente o Deus de toda consolação - e a consolação de Deus.
Sem uma dimensão contemplativa em nossas vidas, como enfrentar nossas próprias fraquezas ou como enfrentar as dificuldades e fracassos da vida?
São Clemente fez muito em vida. Mesmo depois de ter sido expulso da Polônia, ele conseguiu se reerguer em Viena, na Áustria, onde ele é considerado "Apóstolo" por sua grande contribuição para a Igreja daquele país. Mesmo ali, ele sofreu perseguições e o seu "segundo sonho" de uma fundação redentorista, só se concretizou após a sua morte.
Este santo redentorista é admirado por sua disposição e seu dinamismo missionário, por ser alguém capaz de superar limitações e de se abrir a novas perspectivas para a missão compartilhada.
Fonte: Trecho adaptado, extraído de publicação do Centro de Espiritualidade Redentorista. Este texto foi escrito por Sean Wales, CSsR . Oração: Cristian Bueno, C.Ss.R
Conheça a história do Irmão Simão, o marceneiro
Calcula-se que o redentorista tenha feito mais de 40 altares, entre eles o da Capela privativa do Convento Velho em Aparecida. Saiba mais!
As devoções marianas de Santo Afonso
Entre os elementos de sua espiritualidade mariana, temos alguns títulos que Santo Afonso usou com mais frequência ao tratar de Maria. Saiba quais!
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.