Notícias

Congregação Redentorista foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

Consagração aconteceu dois séculos depois do dia em que o Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida

Escrito por Redentoristas

07 JUN 2024 - 08H05 (Atualizada em 07 JUN 2024 - 09H02)

Thiago Leon

O mês de Junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A data da festa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é móvel, ou seja, acontece sempre na segunda sexta-feira após Pentecostes. 

Para os devotos do Sagrado Coração de Jesus, a Solenidade é um momento importante para demonstrar sua fé nessa devoção tão antiga relacionada às revelações de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque.

Os Missionários Redentoristas também têm neste mesmo dia a recordação de uma data especial. 

Foi no dia 16 de junho de 1875, uma data da Solenidade, que o padre Nicholas Mauron (1888 - 1893) consagrou a Congregação do Santíssimo Redentor ao Sagrado Coração de Jesus.

Isso ocorreu dois séculos depois em que o Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida, no momento em que ela rezava diante do Santíssimo Sacramento. 

:: As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

Numa carta circular, o padre Mauron indicou o significado dessa celebração e o espírito com o qual a congregação deveria vivenciá-la. 

Para ele, era indiscutivelmente um ato de amor, mas, acima de tudo, um compromisso de imitar cada vez mais a vida do Divino Mestre com virtudes religiosas e zelo apostólico.

Para os Redentoristas, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus se apresenta na forma de devoção ao Coração Eucarístico de Jesus.

Essa compreensão remete a uma outra data interessante, porque a festa do Coração Eucarístico de Jesus foi instituída pela autoridade apostólica de Bento XV, em 9 de novembro de 1921, data em que a congregação comemora a sua fundação.

Leia MaisO Coração de Jesus: O amor não é amado12 promessas do Sagrado Coração de Jesus: baixe atividade para catequeseO Sagrado Coração de Jesus, fonte das vocaçõesSanto Afonso e a devoção ao Sagrado Coração de JesusEmbora a festa do Coração Eucarístico de Jesus não seja mais uma das celebrações litúrgicas oficiais, ela teve um marco na história dos Redentoristas, que têm como um de seus pilares o culto ao Santíssimo Sacramento. 

"Eis o Coração que tanto ama os homens, que não recupera nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar aqueles que amam". 

Fonte: Pesquisa no site santalfonsoedintorni.it

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...