A Congregação do Santíssimo Redentor e a Província Redentorista de São Paulo celebraram com alegria na noite deste sábado (17), a Ordenação Presbiteral do diácono Rimar César Diniz, C.Ss.R. O religioso escolheu como tema para a celebração “Olhou-o com amor e o chamou para proclamar a Copiosa Redenção”.
A celebração ocorreu no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo bispo ordenante Dom José Luiz Ferreira Salles, C.Ss.R., da Diocese de Pesqueira-PE, e na presença de diversos religiosos, entre eles, o Superior Provincial, padre Marlos Aurélio da Silva, o reitor do Santuário Nacional, padre Carlos Eduardo Catalfo e o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Bocaina de Minas (MG), padre Gleydson Pimenta de Faria, pároco na igreja de origem do diácono. Também estavam presentes religiosos de outras casas de formação, junioristas, seminaristas, familiares e amigos.
Diácono Rimar viveu os últimos doze anos de sua vida em formação para chegar a esse momento, e num gesto simbólico, se despediu de seu pais que o trouxeram ao Altar ao ser convocado para o Rito de Ordenação Presbiteral. Ali, no Altar, junto de seus companheiros de vida comunitária ofereceu seu "SIM" à Igreja e ao Povo de Deus, para desempenhar a missão de sacerdote, no grau de presbítero.
No Altar, o rito teve início com a Invocação ao Espírito Santo e a Eleição do Candidato para o ministério, onde o superior provincial ratificou a vocação do religioso diante do bispo. Uma frase que marca este momento foi repetida pelo bispo em tom firme:
"Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado".
Na sequência, Dom José Luiz fez o homilia recordando a opção preferencial da Igreja pelos pobres e indicando ao diácono Rimar o compromisso que deve ter o seu ministério ao frisar dois atos importantes do rito, a Ladainha e a Unção das Mãos.
"Diácono Rimar, olhando para as leituras que você escolheu para este dia posso dizer que sua vocação é sim uma opção de amor (...) Sabe diácono Rimar, quem é possuído pelo amor de Deus é sensível e é comprometido com o mundo dos empobrecidos (...). O Senhor 'olhou-o com amor e o chamou para proclamar a Copiosa Redenção'. E hoje neste dia feliz, você se prostra no chão sagrado deste santuário com o coração nas mãos para abraçar todos os pobres, cativos, cegos e oprimidos desta terra, como parte integrante de sua consagração e do seu ministério.
Daqui a pouco você estenderá as suas mãos para serem ungidas. Você será ungido e enviado como missionário para curar corações adoecidos pela crise, enviado para ressuscitar deprimidos por terem perdido tudo, enviado com o olhar compassivo do Coração de Jesus, o Coração Redentor, para testemunhar a misericórdia de Deus em nosso mundo. Ao ungir suas mãos elas estarão abertas, assim como o seu coração.
Como missionário da Copiosa Redenção, que de sua vida religiosa e seu ministério sacerdotal escorra sempre uma unção generosa e livre. A generosidade de seu amor compassivo nunca há de deixar você indiferente aos irmãos e irmãs e do Povo de Deus, assinalou o bispo.
Com o fim da homilia, o diácono manifestou o seu propósito de servir a Igreja em tudo que ela representa e em seguida, prometeu obediência ao bispo diocesano onde quer que esteja e ao seu superior provincial. Nisso, o bispo convocou os fiéis a rezar para que Deus Pai derrame suas abundantes bênçãos sobre o futuro padre no momento da Ladainha dos Santos.
Então, o diácono Rimar prostrou-se como sinal de sua entrega a Deus e ali rezou junto dos santos, entre os quais foram invocados Santo Afonso, São Geraldo Majella, São Clemente Hofbauer, São João Neumann e ainda os beatos redentoristas.
Leia MaisConheça a história do Diác. Rimar César DinizApós este momento, o ordenando ajoelhou-se diante do altar para a Oração Consecratória feita pelo bispo, onde foram apresentadas as principais tarefas do padre.
Para dar sequência ao rito, diácono Rimar foi revestido das Vestes Sacerdotais. As vestes foram entregues por sua irmã e cunhado, representando o importante apoio de sua família em sua vocação.
Chega então o momento final do rito de ordenação, quando as mãos do neossacerdote é ungida pelo bispo com o óleo do Crisma e simbolicamente amarradas, para em seguida, serem desamarradas pelos pais que receberam a primeira bênção do novo padre!
Já de volta ao Altar, o neossacerdote Rimar Diniz, recebeu o cálice e a patena para a celebração da missa, simbolizando o seu compromisso com o que irá celebrar dali em diante. Por fim, padre Rimar recebeu um fraterno abraço de alguns confrades, e aí seguiu-se a Liturgia Eucarística, que o novo padre exerce pela primeira vez em seu ministério sacerdotal.
Ao final da celebração, o superior provincial tomou a palavra para manifestar o seu agradecimento. Padre Marlos falou sobre o grande esforço do neossacerdote ao longo de sua formação, da seriedade com que ele assume sua vocação e rogou pela sua perseverança neste caminho.
O neossacerdote também apresentou o seu agradecimento e palavra final, reforçando a importância do processo formativo que contribuiu para o amadurecimento de sua vocação, bem como para o seu comprometimento com a missão da Igreja e da Congregação, e nisso, sua dedicação aos pobres e abandonados a exemplo de Santo Afonso.
"Buscarei viver meu ministério na Igreja, com a Igreja e para a Igreja, à luz do Concílio Vaticano II, seguindo o magistério vigente e esforçando-me para assimilar os sinais dos tempos sendo sinal de vida e de superação para os mais pobres e abandonados", frisou o neossacerdote.
Sob as bênçãos da Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil, seguiu-se um momento mariano, com o canto da Salve Regina, e a bênção final.
Reveja abaixo, a celebração da ordenação sacerdotal e confira a nossa galeria de fotos:
1/40
Comissão Geral dos Irmãos Redentoristas se reúne pela 1º vez
Reunião online discutiu os planos para o 300º aniversário de nascimento de São Geraldo Majella, o santo irmão redentorista. Saiba mais!
Jovens vivenciam experiência de seminário no Estágio Vocacional
Entre os dias 05 e 12 de janeiro de 2025, aconteceu o Estágio Vocacional Redentorista com a participação de 51 vocacionados nas cidades de Aparecida (SP) e Juiz de Fora (MG).
Beato Pedro Donders: apóstolo e missionário do Suriname
Relembre a missão e trajetória deste Redentorista, que doou sua vida pelos que mais sofriam!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.