O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (19/10) o novo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ), e ele é um Missionário Redentorista: Pe. Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R. Atualmente, o agora Monsenhor é pároco da Paróquia do Perpétuo Socorro, do Jardim Paulistano, em São Paulo. Leia MaisO primeiro bispo redentorista de AparecidaDom Carlinhos: o bispo nascido em Aparecida
A nomeação de Mons. Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R, atende à solicitação do Arcebispo Dom José Francisco Resende Dias, de poder contar com a colaboração de um auxiliar. Natural de Assaí (PR), mas criado em Aparecida (SP), o Missionário Redentorista será o sexto bispo da Província de São Paulo.
Mons. Geraldo de Paula Souza nasceu no dia 1 de novembro de 1961, em Assaí (PR), filho de Vicente de Paula Souza e Terezinha de Jesus Souza. Anos depois sua família passou a residir na cidade de Aparecida (SP).
Ele entrou para o Seminário Santa Teresinha em Tietê (SP) a 11 de fevereiro de 1981, para a primeira fase dos estudos seminarísticos. Passou pelo Noviciado em Tietê (SP) em 1985, onde se consagrou a Deus professando os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência a 1 de fevereiro de 1986.
Em 1987, obteve licenciatura plena em Filosofia pela PUC de Campinas e pela FAI de São Paulo. Sua Profissão Perpétua na Congregação Redentorista se deu a 19 de janeiro de 1989, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida.
Os estudos de Teologia ele os realizou no ITESP, Instituto Teológico de São Paulo, residindo na Comunidade do Alfonsianum entre 1986 e 1988, no bairro do Ipiranga e depois em Mauá, no Jardim Oratório, entre 1989 e 1991.
Geraldo de Paula recebeu o Diaconato a 19 de agosto de 1990, no Jardim Oratório, em Mauá (SP), pela imposição das mãos de Dom Cláudio Hummes, então Bispo de Santo André (SP). Foi ordenado Sacerdote a 29 de agosto de 1992, no Santuário Nacional, em Aparecida, pela imposição das mãos de Dom José Carlos de Oliveira, então Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO).
Boa parte de seu ministério sacerdotal foi dedicada à formação dos futuros missionários redentoristas. Entre 1992 e 1993, foi diretor e formador dos estudantes de Filosofia, na Casa de Formação do Bairro São Judas, em São Paulo. De 1993 a 1998, foi diretor e formador dos estudantes de Filosofia na Casa de Formação Ir. Wilibaldo, localizada no bairro de Santana, em São Paulo.
Entre 1999 e 2002, foi auxiliar de Formador no Alfonsianum, casa dos junioristas, em São Paulo. De 2002 a 2005, foi Superior e Diretor do Seminário Nossa Senhora Aparecida - Propedêutico, em Aparecida, no prédio das antigas OGESA, Oficinas Gráficas da Editora Santuário.
De 2006 a 2008, foi formador dos seminaristas filósofos, no Seminário São Clemente, em Campinas (SP), e entre 2009 e 2010, atuou na Pastoral Vocacional, morando na Comunidade do Jardim Paulistano.
Em 2011, assumiu como Diretor do Seminário Santo Afonso, em Aparecida, continuando a trabalhar também na Pastoral Vocacional, até que, em 2012, passou a residir no Convento do Santuário, trabalhando na Pastoral junto aos Romeiros e devotos de Nossa Senhora Aparecida.
No ano de 2015 passou a residir na comunidade Santa Teresinha, em Tietê (SP) atando na pregação das Santas Missões Populares, até ser convocado para integrar a primeira comunidade de brasileiros destinados a Portugal, onde atuou na pastoral da Paróquia de Damaia e em outras comunidades.
Por fim, retornou ao Brasil, em 2019, passando a residir na Comunidade redentorista do Jardim Paulistano, atuando como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde celebrou recentemente o Jubileu pelos 70 anos da paróquia.
Mons. Geraldo tem grande habilitação na área de formação seminarística, tem livro publicado pela Editora Santuário, sendo conhecido pela sua bondade para com as pessoas, pela sua calma e pelo jeito caridoso com que trata a todos indistintamente.
Prezado padre Geraldo de Paula Souza,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria pela decisão do Santo Padre em reforçar a presença apostólica na arquidiocese de Niterói com a sua nomeação como bispo auxiliar.
Seu serviço à igreja, de forma particular com a contribuição para a promoção vocacional, nos indicam um pastoreio frutuoso, em colaboração ao nosso irmão Dom José Francisco Resende Dias.
No contexto sinodal da Igreja, gostaríamos de oferecer esta reflexão do Papa Francisco sobre o protagonismo de todos os cristãos na missão da Igreja:
“A sinodalidade, o caminhar juntos é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios. Ao mesmo tempo, sabemos que a Igreja existe para evangelizar, saindo de si mesma e espalhando a semente do Evangelho na história. Ora esta missão é possível precisamente colocando em sinergia todas as áreas pastorais e, antes ainda, envolvendo todos os discípulos do Senhor.”
Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, conduza e proteja seu ministério episcopal.
Em Cristo,
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.