O Santuário de Bom Jesus da Lapa celebra na próxima sexta-feira (15), o dia de sua co-padroeira, Nossa Senhora da Soledade. Leia MaisSantuário da Lapa é abraçado por milhares de fiéis na Festa do Senhor Bom JesusEntenda a tradição do chapéu utilizado na Festa do Bom Jesus da Lapa
A “Igreja de Pedra e Luz”, conhecida pela Romaria do Senhor Bom Jesus, que acontece entre os meses de julho e agosto, volta seus olhares para a santa, cujo título representa o encontro de Maria com Jesus no calvário. Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade — palavra que significa saudade, tristeza e solidão.
Em Bom Jesus da Lapa (BA), a primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade foi levada pelo Monge Francisco de Mendonça Mar, quando o mesmo chegou ao morro, carregando também a imagem do Bom Jesus.
A imagem de Nossa Senhora da Soledade foi incendiada em duas oportunidades, nos anos de 1903 e em 1971. Após a última, em 1972, a imagem salva, parcialmente carbonizada e sem os olhos, participou da procissão durante a Festa de Nossa Senhora da Soledade. Posteriormente ela foi restaurada e se encontra na Gruta com essa denominação de Maria, em Bom Jesus da Lapa.
O Pe. Roque Alves Silva, C.Ss.R., atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, falou sobre a celebração de Nossa Senhora da Soledade na cidade do oeste baiano:
“Aqui no Santuário (de Bom Jesus da Lapa), a festa acontece entre os dias 8 e 15 de setembro (…) nós chamamos de Setenário, são sete noites preparatórias da Festa da Soledade. Coincide, portanto, em alguns lugares com a Festa de Nossa Senhora da Piedade, a Festa da Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Dores (…) é a segunda maior festa do Santuário do Bom Jesus da Lapa”.
Assim como Nossa Senhora da Soledade passou por tudo, ao ver seu filho ser maltratado e morrer na cruz, sejamos fortes para enfrentar nossas provações. Queremos, junto aos devotos que visitam Bom Jesus da Lapa, agradecer pelos momentos que conseguimos superar nossos maiores desafios no dia a dia.
Saiba mais sobre a história da devoção a Nossa Senhora da Soledade:
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.