Notícias

Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras

Chegada dos missionários espanhóis foi marcada pela pregação das missões itinerantes e populares

Escrito por Redentoristas

21 DEZ 2024 - 06H00

Divulgação

Os Missionários Redentoristas Espanhóis chegaram a Honduras em 1928, se estabelecendo em Comayagua. Anos depois, mudaram-se para a capital, Tegucigalpa, para cuidar da emblemática e histórica igreja de Los Dolores. Leia MaisUm novo Redentorista Venerável: Padre José Maria Leone Saiba mais sobre a presença Redentorista no AcreO martírio na Igreja e na Congregação Redentorista

Durante muitos anos, essa igreja foi o centro de acolhimento de muitos missionários redentoristas espanhóis que viajaram por diversas regiões do oeste, leste e centro de Honduras, pregando as Santas Missões.

Atividades Missionárias

A pregação de missões itinerantes e populares foi o trabalho predominante dos Redentoristas em Honduras desde a sua chegada em 1928. Ao longo dos anos, devido à diminuição das vocações, especialmente da Espanha, juntamente com o envelhecimento e as doenças de missionários e a sua presença itinerante, a atividade missionária diminuiu consideravelmente. Contudo, o espírito carismático, essencial na pregação redentorista, permaneceu ativo, a partir de um lugar estável: a Paróquia de Los Dolores.

Pixabay
Pixabay
Igreja Morocelí, criada a partir de novas iniciativas missionárias em Honduras


Durante muitos anos, e até hoje, Los Dolores (como é popularmente conhecida) tornou-se um lugar onde os fiéis encontram frequentemente o perdão de Deus, através do sacramento da confissão e de outros sacramentos, especialmente a Eucaristia.

Em 1990, surgiram novas iniciativas missionárias em Honduras, criadas pelas novas gerações de Redentoristas centro-americanos. Foi então inaugurada a Estação Missionária abrangendo Yuscarán, Oropolí e Morocelí, municípios localizados ao leste, no Departamento de El Paraíso.

A Estação Missionária esteve ativa por aproximadamente cinco anos. No final do período, foi devolvida ao clero diocesano. Em 1995 foi inaugurada uma nova Estação Missionária em Trojes, também no Departamento de El Paraíso. Esta estação funcionou durante algum tempo e hoje é uma freguesia, cuja padroeira é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1998, teve início a fundação redentorista em San Pedro Sula, na Colônia Fesitranh, como uma residência estável. O dia 8 de fevereiro de 1998 é a data da ereção canônica da Paróquia Santo Antônio de Pádua, que até hoje continua a ser cuidada pelos Missionários Redentoristas.

Divulgação
Divulgação
Celebração em igreja redentorista de Honduras


Mais de vinte e cinco anos se passaram desde aquele início que, entre alegrias, desafios, sucessos e fracassos, luzes e sombras, permeou o espírito missionário redentorista no coração do paroquiato.

Contudo, a atração pela própria vocação redentorista, isto é, pela vocação religiosa e sacerdotal, não penetrou no coração de muitas gerações de jovens que conheceram tantos Redentoristas que passaram por esta paróquia. Apenas um jovem, naqueles primórdios, sentiu-se chamado e motivado pelo carisma, optando por se formar para se tornar o primeiro Redentorista da paróquia. Hoje é pároco e superior da Paróquia Santo Antonio de Pádua: Padre Egberth Josué Álvarez Álvarez, C.Ss.R.

Pe. Victor Manuel González C.Ss.R.

.:: Saiba mais sobre a simbologia do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ::.

Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...