Notícias

Conheça a história da Oitava em honra a São Geraldo celebrada em Curvelo (MG)

Ativo centro de evangelização se enfeita em agosto para celebrar o santo irmão redentorista

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

28 AGO 2024 - 15H37 (Atualizada em 29 AGO 2024 - 07H38)

Divulgação

Recebendo o nome de um dos primeiros moradores da região, o padre Antônio Corvelo de Ávila, que ali se estabeleceu no início do século XVIII, a cidade mineira de Curvelo se enfeita em agosto para celebrar a Oitava de São Geraldo Majella, que movimenta não só a cidade, mas toda a região do “Grande Sertão Veredas”, cantado de forma magnífica por Guimarães Rosa. Leia MaisA vocação de São Geraldo MajellaSão Geraldo e a história de conversão de um ladrão 3 frases de São Geraldo Majella cheias de resiliência e fé

Entre os muitos Missionários Redentoristas que dignificaram a Congregação fundada por Santo Afonso de Ligório, sem dúvida alguma um dos mais iminentes e conhecidos é o santo irmão Geraldo Majella. Em sua honra foi erguido um santuário na cidade de Curvelo, situada na arquidiocese de Diamantina.

Fundação e missão

No dia 1 de setembro de 1906, às 11h30 chegaram a Curvelo os primeiros Missionários Redentoristas para ali iniciar uma nova fundação. Como padroeiro escolheram São Geraldo Majella, canonizado dois anos antes, em 11 de dezembro de 1904, pelo Papa Pio X.

Divulgação
Divulgação
Representação da Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário


O primeiro campo de missão da nova comunidade foi a igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, localizada na “beirada” da cidade e já no mês de outubro daquele ano se realizava a primeira novena em honra ao santo padroeiro, para a qual se providenciou uma pequena imagem. A novena, na simplicidade do ambiente, foi revestida do máximo esplendor possível!

O campo de missão foi se alargando, inclusive com a pregação das Santas Missões em paróquias da região, e a 22 de março de 1912, teve início a construção da nova e ampla igreja, concluída depois de seis anos, em março de 1918. Por volta de 1917, a “igrejinha do Rosário”, tendo cumprido bem a sua missão, foi então demolida.

As chuvas torrenciais que costumavam cair no mês de outubro fizeram com que a novena em louvor ao santo padroeiro fosse transferida para o final de agosto e, pela primeira vez, o que antes era chamada de Novena Pública Solene foi transformada em Oitava, celebrada em Curvelo. Em 1953, a Oitava foi transferida para a semana compreendida entre o último domingo de agosto e o primeiro domingo de setembro. E a festa litúrgica, em outubro, passou a ser solenizada com um tríduo preparatório.

De capela a santuário

Em Materdomini, no sul da Itália, existe um magnífico santuário que abriga os restos mortais de São Geraldo, o padroeiro das mães e das crianças. Comparável a ele existe o de Curvelo e onde antigamente existia a pequena igreja dedicada à Santíssima Virgem Maria, existe hoje a majestosa basílica.

João Éder/ TV Aparecida
João Éder/ TV Aparecida
Basílica de São Geraldo, em Curvelo


Assim que a nova igreja foi construída, de pronto, passou a ser local de peregrinação, com milhares de pessoas atraídas pela assistência pastoral e religiosa oferecida pelos missionários. Graças e bênçãos passaram a ser registradas em grande quantidade!

Desde os primeiros anos do século XX, numerosos devotos das proximidades e de regiões longínquas do Brasil vêm em peregrinação, especialmente para a celebração da Oitava, entre fins de agosto e início do mês de setembro.

Em 30 de abril de 1966, este centro de devoção, construído em estilo neorromano, que se distingue pelos altares e mármores de grande valor, decorado artisticamente pelo pintor italiano Victório Goretti, recebeu do Papa Paulo VI o título de Basílica Menor, sendo instalada em 16 de outubro do mesmo ano, quando se celebrava o dia do santo padroeiro.

As comemorações da instalação da basílica tiveram início com a novena preparatória em 7 de outubro, seguidas de muitas outras festividades cívicas, religiosas e culturais. Os três últimos dias foram coroados pelas pregações de Dom José Brandão de Castro, C.Ss.R., bispo de Propriá (SE), registrando as crônicas do Convento Redentorista e do Santuário a presença de bispos, padres e numeroso grupo de fiéis.

A partir daqueles primeiros tempos a fé e devoção do povo de Curvelo e dos devotos de outras regiões não pararam de crescer, sendo marcadas por muitas e bonitas expressões de piedade popular, como aquela de vestir crianças e adultos com a vestimenta do santo. A evangelização que sai do Santuário Geraldino marca o ritmo da caminhada e do compromisso com o ser Igreja/Comunidade.

Divulgação
Divulgação
Missionários Redentoristas celebram a honra de São Geraldo Majella na cidade de Curvelo


Hoje, Curvelo e seu santuário continuam atraindo milhares de devotos de São Geraldo e os Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida continuam fazendo dele um ativo centro de evangelização.

.:: Reze a oração de São Geraldo pelos doentes ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...