Entre os dias 6 e 14 de setembro, celebramos a Novena Preparatória à festa da padroeira de Miracatu (SP). No dia 15 de setembro foi a festa em louvor a Nossa Senhora das Dores. Durante a Novena, tivemos a reflexão em sintonia com o Jubileu de Ouro da Diocese de Registro (SP) e os vinte anos de presença dos Missionários Redentoristas na paróquia. Leia MaisConheça o Centro de Assistência Social Pedro DondersNão há vocação sem cruzConheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA)
A Diocese de Registro foi criada no dia 19 de janeiro de 1974, pelo Papa Paulo VI.
No dia 16 de fevereiro de 1975, foi a ordenação de Dom Apparecido José Dias, a instalação canônica e a tomada de posse do primeiro bispo, na catedral de Registro, que é dedicada a São Francisco Xavier, padroeiro da Diocese.
Atualmente, o bispo de Registro é Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr., MSC. A Diocese de Registro está na região conhecida como Vale do Ribeira, que se estende pelo litoral Sul do Estado de São Paulo. Tem uma extensão de 13.291 km quadrados e uma população estimada em 295.000 habitantes.
A Diocese de Registro pertence à Sub-região Pastoral de Sorocaba e abrange 15 municípios: Barra do Turvo, Cananeia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. No total, possui 20 Paróquias.
Por muitos, o Vale do Ribeira é denominado como a região mais pobre dentro do rico Estado de São Paulo. Mas, se de um lado, tem muita pobreza, de outro, muita riqueza, pelo fato de ser a única região do Brasil onde a Mata Atlântica ainda está mais preservada. Além das matas e rios, essa região possui muitas riquezas minerais, cavernas, cachoeiras, e lindas paisagens.
Uma das grandes riquezas do Vale do Ribeira é o Rio Ribeira de Iguape, que nasce no Paraná e, após percorrer uma distância de aproximadamente 470 km, deságua no Oceano Atlântico, no bairro da Barra do Ribeira, município de Iguape. O Rio Ribeira é um dos rios, dentro do Estado de São Paulo, que ainda se mantém intacto em seu leito natural até hoje, graças às lutas populares pela sua preservação. Temos de compreender que rio significa vida, sem ele todos nós morreremos.
Tanto a Novena Preparatória quanto a festa, tiveram o objetivo de celebrar e despertar a consciência histórica dos paroquianos. O senso de pertencimento à comunidade e à região onde nos localizamos, é fundamental para que sejamos povo livre e organizado. Assim, a celebração da fé tem de ser ligada à vida concreta e ao dia a dia das pessoas. Através da religiosidade se atinge o âmago das questões que são de suma importância para a nossa vida eclesial.
.:: Três histórias da Bíblia para assumir a sua vocação ::.
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.