Notícias

Conheça a missão redentorista no Uruguai

m meio ao desafio da secularização, missionários carregam o desejo de evangelizar com ardor e de maneira inovadora

Escrito por Redentoristas

08 OUT 2024 - 17H01 (Atualizada em 09 OUT 2024 - 12H04)

Divulgação

O Uruguai, pequeno país localizado ao sul do Brasil, com área geográfica pouco maior que 176 mil km², é bem conhecido dos brasileiros, não apenas pela rivalidade no futebol, mas, sobretudo, por aqueles que buscam suas atrações turísticas como a cidade de Punta Del Este. Da população total do país de 3,5 milhões de habitantes, cerca de 1,8 milhões vivem na capital MontevidéuLeia MaisBispo Redentorista da Ucrânia é nomeado Cardeal pelo Papa FranciscoNossa Senhora Aparecida e os RedentoristasProvíncia Redentorista da América Central celebra jubileu

O que muita gente não sabe é que o país é o mais secularizado das Américas, perdendo até para o Chile, e que apesar de mais de 45% da população se dizer católica, a prática religiosa no país é mínima.

No Uruguai a Igreja é organizada em uma arquidiocese, com sede na capital, e oito dioceses espalhadas pelo país. Cerca de 500 sacerdotes atuam no Uruguai, mas o país sofre com uma crônica falta de vocações.

Mesmo nessa desafiadora realidade a Congregação Redentorista se faz presente na Missão de Maldonado, que atende várias comunidades.

Padroeira do país

A Virgem dos Trinta e Três ou Nossa Senhora dos Trinta e Três é a padroeira do Uruguai e o centro de seu culto e devoção é a Catedral/Basílica localizada na cidade de Flórida. Ela foi assim declarada, a pedido dos bispos do país, pelo Papa João XXIII, sendo coroada em 1961.

O título de Trinta e Três não tem a ver com a idade de Cristo, apesar de muitos pensarem assim, mas está relacionado com um episódio da história do Uruguai, na guerra pela sua libertação. Em maio de 1823, antes da última batalha, que seria decisiva para a conquista da liberdade e criação do novo país, 33 soldados comandados pelo general Juan Lavalleja, provenientes do Brasil, postaram-se em frente ao altar da Virgem, que fica na cidade de Florida, renovando um juramento que acabou sendo chamado de “Liberdade ou Morte”.

Divulgação
Divulgação
Título de Trinta e Três da Padroeira não tem a ver com a idade de Cristo, apesar de muitos pensarem assim


Após as batalhas, para selar a vitória e a fundação do novo país, os soldados e todo o povo foram à igreja pedir o auxílio divino, como também o auxílio da Virgem Maria. Ali rezaram e consagraram o Uruguai à Virgem Maria.

Depois desse momento glorioso para a nação uruguaia, o povo passou a chamar a imagem milagrosa da Virgem Maria de “Nossa Senhora dos Trinta e Três”, em homenagem aos 33 soldados que lutaram sob a proteção da Mãe de Deus.

A história conta que a imagem, com apenas 36 centímetros de altura, tenha sido esculpida por um indígena da região. Após esculpi-la, ele expôs a imagem para a veneração do povo numa capela que ficava na Serra do Pintado, perto de uma aldeia dirigida pelos jesuítas. Mais tarde, a imagem foi trasladada solenemente para a catedral de Flórida, onde hoje recebe o culto e veneração dos fiéis.

Presença redentorista e eventos significativos

No passado já tinha acontecido a tentativa de presença dos redentoristas no Uruguai em duas ocasiões, mas elas foram descontinuadas por causa das dificuldades do trabalho junto ao povo. Hoje a missão redentorista acontece em Maldonado, cidade localizada no litoral sul do país, com seus 86 mil habitantes, sendo dirigida pelos confrades da Província Beato Pedro Donders, surgida a partir da integração das províncias do Chile, Paraguai com das duas Unidades argentinas. 

Divulgação
Divulgação
Visita da imagem da Virgem dos Trinta e Três, padroeira do Uruguai

A comunidade redentorista no Uruguai é formada no momento pelos padres Jorge Diaz, Mario Marin e Irmão Rodolfo Ramos.

Numa iniciativa da Conferência Episcopal do Uruguai, como marco do Ano Vocacional que se celebra no país, a imagem de Nossa Senhora dos Trinta e Três e a relíquia do Beato Jacinto Veras, primeiro bispo do Uruguai, estão visitando as paróquias de todo o país. Entre os dias 21 de julho e 04 de agosto a Missão de Maldonado recebeu a visita destes preciosos sinais, com a imagem vindo de seu santuário de Flórida.

Na primeira semana foram percorridas a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e a região de Novo Maldonado, visitando as capelas e comunidades da paróquia, com momentos de reflexão e oração.

Na segunda semana, a imagem e a relíquia foram levadas em caravana à Paróquia da Virgem dos Trinte e Três, no Bairro Lavalleja, com a realização de celebrações e momentos marcantes, entre os quais se destacam as visitas às famílias e instituições que atendem aos idosos, crianças e jovens.

Um ponto marcante foi a visita à penitenciária de Maldonado organizada pela Pastoral Penitenciária, com a imagem e relíquia podendo visitar os pavilhões, com momento de oração e devoção.

Os missionários acreditam que estes momentos reforçarão o trabalho missionário já realizado, resgatando mais pessoas e atraindo-as para a vida da comunidade.

Texto: Comunidade Redentorista de Maldonado


Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...