Desde sua fundação, há 150 anos, como parte da missão de São Miguel, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus tem sido uma igreja voltada para o atendimento das comunidades de imigrantes. A igreja está localizada em Highlandtown, na Conkling Street, em Baltimore, nos Estados Unidos, região onde está localizada a Província Redentorista no leste do país norte-americano. Leia MaisConsagre sua família à Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA presença Redentorista em Belize, na América Central
A Paróquia atendeu, primeiramente, os alemães recém-chegados à América e agora são os hispânicos de diversas procedências, como aqueles vindos da República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Peru e El Salvador, que são recebidos por lá.
Unidade na adversidade
A grande paróquia tem serviços para acolher os imigrantes organizados, numa espécie de comitê, que se encarrega de planejar as atividades celebrativas e festivas, além do atendimento às necessidades das pessoas que chegam.
Os originários de cada país têm também a sua forma de celebrar o Sagrado Coração, fazendo com que a paróquia experimente uma rica diversidade cultural e religiosa.
E como certos problemas sociais não possuem fronteiras, as pessoas se unem mais diante a adversidade e aquilo que afeta a uma pessoa acaba atingindo toda a comunidade.
Neste ano de 2023, a população hispânica já representa cerca de 95% daqueles que frequentam a paróquia, que foi fundada em 1873, para atender os imigrantes e, agora, com a diminuição da população local, volta as suas origens acolhendo os que são provenientes de diversas regiões da América Latina.
A escola, que é mantida pela paróquia, se converteu numa paróquia bilíngue, para poder atender bem aos que chegam.
Esse ano marca o centenário de 150 anos de criação da paróquia e o ano jubilar será comemorado com bastante festa, incluindo a missa de abertura, o tradicional carnaval paroquial, uma procissão eucarística pelas ruas do bairro e uma feira gastronômica.
Se os Missionários Redentoristas são chamados a evangelizar os mais pobres e abandonados, nada mais justo que atender bem aos imigrantes, que na maioria das vezes chegam a uma nova terra completamente despojados de suas origens, cultura e lações familiares e sociais.
.:: Primeiro santo dos EUA é um redentorista: missionário dos imigrantes ::.
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.