Notícias

Conheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantes

Fiéis se unem diante da adversidade da imigração, contribuindo para uma rica diversidade cultural e religiosa

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

20 JAN 2025 - 17H05 (Atualizada em 21 JAN 2025 - 10H39)

Scala News

Desde sua fundação, há 150 anos, como parte da missão de São Miguel, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus tem sido uma igreja voltada para o atendimento das comunidades de imigrantes. A igreja está localizada em Highlandtown, na Conkling Street, em Baltimore, nos Estados Unidos, região onde está localizada a Província Redentorista no leste do país norte-americano.  Leia MaisConsagre sua família à Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA presença Redentorista em Belize, na América Central

A Paróquia atendeu, primeiramente, os alemães recém-chegados à América e agora são os hispânicos de diversas procedências, como aqueles vindos da República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Peru e El Salvador, que são recebidos por lá.

Unidade na adversidade

A grande paróquia tem serviços para acolher os imigrantes organizados, numa espécie de comitê, que se encarrega de planejar as atividades celebrativas e festivas, além do atendimento às necessidades das pessoas que chegam.

Os originários de cada país têm também a sua forma de celebrar o Sagrado Coração, fazendo com que a paróquia experimente uma rica diversidade cultural e religiosa.

E como certos problemas sociais não possuem fronteiras, as pessoas se unem mais diante a adversidade e aquilo que afeta a uma pessoa acaba atingindo toda a comunidade.

Até 2023, a população hispânica já representa cerca de 95% daqueles que frequentam a paróquia, que foi fundada em 1873, para atender os imigrantes e, agora, com a diminuição da população local, volta às suas origens, acolhendo os que são provenientes de diversas regiões da América Latina.

A escola, que é mantida pela paróquia, se converteu numa paróquia bilíngue, para poder atender bem aos que chegam.

Scala News
Scala News
População hispânica representa 95% dos fiéis que frequentam a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus


Se os Missionários Redentoristas são chamados a evangelizar os mais pobres e abandonados, nada mais justo que atender bem aos imigrantes, que na maioria das vezes chegam a uma nova terra completamente despojados de suas origens, cultura e lações familiares e sociais.

.:: Primeiro santo dos EUA é um redentorista: missionário dos imigrantes ::.

Fonte: Texto escrito em junho de 2023

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...