O mês de maio foi de celebrações para as monjas do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, de Itu (SP). Dias antes de celebrarem o aniversário de 292 anos de fundação da Ordem do Santíssimo Redentor, elas receberam a visita da Ir. Imma, O.Ss.R, do Mosteiro de Scala, e Superiora da Federação Madre Maria Celeste Crostarosa, pertencente à mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor. Leia MaisPor que buscar uma vida de oração? A missão do Irmão RedentoristaQuem confia em Maria e reza o terço não se desespera
A visita foi acompanhada pelo Pe. Piotr, C.Ss.R, delegado da Congregação Redentorista junto a Federação. Eles puderam verificar e acompanhar a situação atual dos Mosteiros Redentoristas na América Latina, de modo a manter o Carisma e a Missão da Ordem vivos no continente.
Em entrevista ao Portal A12, a Madre Maria Luiza, O.Ss.R, Superiora do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, falou sobre o encontro fraterno com a Superiora da Ordem, compartilhou um pouco sobre sua trajetória vocacional e deixou uma mensagem para jovens que desejam conhecer e ingressar na vida Monástica.
Confira a entrevista completa com a Madre Maria Luiza:
Em maio, a Ordem do Santíssimo Redentor celebrou 292 anos de fundação. Conte-nos um pouco sobre a história da Ordem e a presença aqui no Brasil.
Madre Maria Luiza: “Foi uma grande glória a Deus nas Alturas ao completar 292 anos da Ordem do Santíssimo Redentor, fundada no dia Solene de Pentecostes a 13 de maio de 1731, sob a inspiração da Beata Madre Maria Celeste Crostarosa, fundadora das Monjas Redentoristas, que redigiu as regras, com a colaboração decisiva de Santo Afonso, que viria a fundar, em 1732, a Congregação do Santíssimo Redentor.
No Brasil, a ordem monástica mantém dois mosteiros, um em Itu (SP), o Mosteiro da Imaculada Conceição, e outro em Formosa (GO), o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria.
A Ordem do Santíssimo Redentor é um instituto religioso da mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório”.
Qual a importância de uma Madre para a Ordem do Santíssimo Redentor?
Madre Maria Luiza: “A Madre tem uma missão muito importante, em favorecer o crescimento espiritual das irmãs, mostrar-se disponível para as receber ao menos a cada dois meses, e ter uma conversa simples e cordial com cada uma, a fim de ajudá-las a manter bem vivos seu compromisso evangélico da Viva Memória do Redentor e sua fidelidade ao carisma redentorista. Enfim, a madre deve ser animadora da Comunidade”.
O que motivou a senhora a ser uma irmã redentorista? Conte-nos sobre a sua trajetória vocacional.
Madre Maria Luiza: “A minha caminhada vocacional foi muito impressionante e considero como que um milagre em minha vida. Por nem ter frequentado nenhum encontro vocacional, nem experiência alguma, nem conhecimento paroquial e nem mesmo nenhum sinal ou pensamento de vida religiosa.
O Senhor me conduziu ao Mosteiro em Itu-SP, por um convite chegado a mim por uma carta de minha tia, para que eu fosse como funcionária das Monjas de Itu, a fim de servir como porteira do Mosteiro. Sem prolongar muito, lhe respondi prontamente que ‘sim’, eu iria. Ao completar dois anos e meio como funcionária das monjas, me veio uma grande surpresa: o Senhor me chamou para ser Monja Redentorista, dentro do mesmo mosteiro, junto com as monjas.
Sem pensar muito, respondi que ‘sim’, pela pergunta de uma monja, a qual eu servia naquele momento do chamado. Eu estava atenta ao meu trabalho e ela me perguntou: ‘você quer ser freira? Pois você tem vocação’. Eu respondi: ‘sim, mas como farei?’. E ela me acompanhou até entrar na clausura das monjas. E hoje, já com 44 anos de vida religiosa, vejo que valeu a pena o meu esforço, por chegar a ser tão feliz na Comunidade das Monjas Redentoristas”.
Recentemente vocês receberam a visita da Ir. Imma, do Mosteiro de Scala, e do Pe. Piotr, delegado da Congregação Redentorista junto a Federação. Fale um pouco sobre a importância desta visita para vocês e para a Ordem.
Madre Maria Luiza: “Sentimo-nos muito felizes com a visita da Federação, porque já estávamos com muita esperança em recebê-los e ansiosas por ouvi-los em nossas necessidades, para que haja soluções favoráveis ao nosso Mosteiro e Comunidade, a fim de que cheguemos dar vida e crescimento para a nossa Ordem e acreditemos que temos poder para isso, fazendo sempre a vontade de Deus. Os visitantes nos deixaram saudades, pois permaneceram três dias conosco”.
Deixe uma mensagem para as jovens que pensam e desejam ingressar na Ordem do Santíssimo Redentor.
Madre Maria Luiza: “A vocês, jovens, que pensam e desejam ingressar na vida Monástica Contemplativa da Ordem do Santíssimo Redentor, digam “sim” ao Senhor em seguir os Seus passos, sem preocupações e sem medo, porque é Ele que lhes chama pelo nome e cuida de vocês com muito amor. Eu lhes digo por experiência, que vale a pena seus esforços. Creiam que é fácil ser feliz, basta querer e decidir pela fé”.
.:: Conheça a vida de clausura das Monjas Redentoristas ::.
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.