Notícias

Conheça a trajetória vocacional de uma Monja Redentorista

Em entrevista, Madre Maria Luiza, O.Ss.R, fala sobre os 44 anos de vida religiosa e faz um importante convite para as jovens

Escrito por Mário Pereira

14 JUN 2023 - 17H30

Arquivo Pessoal

O mês de maio foi de celebrações para as monjas do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, de Itu (SP). Dias antes de celebrarem o aniversário de 292 anos de fundação da Ordem do Santíssimo Redentor, elas receberam a visita da Ir. Imma, O.Ss.R, do Mosteiro de Scala, e Superiora da Federação Madre Maria Celeste Crostarosa, pertencente à mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor. Leia MaisPor que buscar uma vida de oração? A missão do Irmão RedentoristaQuem confia em Maria e reza o terço não se desespera

A visita foi acompanhada pelo Pe. Piotr, C.Ss.R, delegado da Congregação Redentorista junto a Federação. Eles puderam verificar e acompanhar a situação atual dos Mosteiros Redentoristas na América Latina, de modo a manter o Carisma e a Missão da Ordem vivos no continente.

Em entrevista ao Portal A12, a Madre Maria Luiza, O.Ss.R, Superiora do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, falou sobre o encontro fraterno com a Superiora da Ordem, compartilhou um pouco sobre sua trajetória vocacional e deixou uma mensagem para jovens que desejam conhecer e ingressar na vida Monástica.

Confira a entrevista completa com a Madre Maria Luiza:

Em maio, a Ordem do Santíssimo Redentor celebrou 292 anos de fundação. Conte-nos um pouco sobre a história da Ordem e a presença aqui no Brasil.

Madre Maria Luiza: “Foi uma grande glória a Deus nas Alturas ao completar 292 anos da Ordem do Santíssimo Redentor, fundada no dia Solene de Pentecostes a 13 de maio de 1731, sob a inspiração da Beata Madre Maria Celeste Crostarosa, fundadora das Monjas Redentoristas, que redigiu as regras, com a colaboração decisiva de Santo Afonso, que viria a fundar, em 1732, a Congregação do Santíssimo Redentor.

No Brasil, a ordem monástica mantém dois mosteiros, um em Itu (SP), o Mosteiro da Imaculada Conceição, e outro em Formosa (GO), o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria.

A Ordem do Santíssimo Redentor é um instituto religioso da mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório”.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Monjas Redentorista de Itu receberam a visita da Superiora da Ordem, Ir. Imma (segunda, da esq. para dir.)


Qual a importância de uma Madre para a Ordem do Santíssimo Redentor?

Madre Maria Luiza: “A Madre tem uma missão muito importante, em favorecer o crescimento espiritual das irmãs, mostrar-se disponível para as receber ao menos a cada dois meses, e ter uma conversa simples e cordial com cada uma, a fim de ajudá-las a manter bem vivos seu compromisso evangélico da Viva Memória do Redentor e sua fidelidade ao carisma redentorista. Enfim, a madre deve ser animadora da Comunidade”.

O que motivou a senhora a ser uma irmã redentorista? Conte-nos sobre a sua trajetória vocacional. 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Superiora da Federação visitou os Mosteiros Redentoristas na América Latina

Madre Maria Luiza: “A minha caminhada vocacional foi muito impressionante e considero como que um milagre em minha vida. Por nem ter frequentado nenhum encontro vocacional, nem experiência alguma, nem conhecimento paroquial e nem mesmo nenhum sinal ou pensamento de vida religiosa.

O Senhor me conduziu ao Mosteiro em Itu-SP, por um convite chegado a mim por uma carta de minha tia, para que eu fosse como funcionária das Monjas de Itu, a fim de servir como porteira do Mosteiro. Sem prolongar muito, lhe respondi prontamente que ‘sim’, eu iria. Ao completar dois anos e meio como funcionária das monjas, me veio uma grande surpresa: o Senhor me chamou para ser Monja Redentorista, dentro do mesmo mosteiro, junto com as monjas.

Sem pensar muito, respondi que ‘sim’, pela pergunta de uma monja, a qual eu servia naquele momento do chamado. Eu estava atenta ao meu trabalho e ela me perguntou: ‘você quer ser freira? Pois você tem vocação’. Eu respondi: ‘sim, mas como farei?’. E ela me acompanhou até entrar na clausura das monjas. E hoje, já com 44 anos de vida religiosa, vejo que valeu a pena o meu esforço, por chegar a ser tão feliz na Comunidade das Monjas Redentoristas”.

Recentemente vocês receberam a visita da Ir. Imma, do Mosteiro de Scala, e do Pe. Piotr, delegado da Congregação Redentorista junto a Federação. Fale um pouco sobre a importância desta visita para vocês e para a Ordem.

Madre Maria Luiza: “Sentimo-nos muito felizes com a visita da Federação, porque já estávamos com muita esperança em recebê-los e ansiosas por ouvi-los em nossas necessidades, para que haja soluções favoráveis ao nosso Mosteiro e Comunidade, a fim de que cheguemos dar vida e crescimento para a nossa Ordem e acreditemos que temos poder para isso, fazendo sempre a vontade de Deus. Os visitantes nos deixaram saudades, pois permaneceram três dias conosco”.

Deixe uma mensagem para as jovens que pensam e desejam ingressar na Ordem do Santíssimo Redentor.

Madre Maria Luiza: “A vocês, jovens, que pensam e desejam ingressar na vida Monástica Contemplativa da Ordem do Santíssimo Redentor, digam “sim” ao Senhor em seguir os Seus passos, sem preocupações e sem medo, porque é Ele que lhes chama pelo nome e cuida de vocês com muito amor. Eu lhes digo por experiência, que vale a pena seus esforços. Creiam que é fácil ser feliz, basta querer e decidir pela fé”.

.:: Conheça a vida de clausura das Monjas Redentoristas ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...