O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, nos recorda que as mulheres, sejam elas trabalhadoras, mães, filhas, consagradas e devotas, assumem papéis fundamentais na sociedade, na Igreja e na família, sendo verdadeiros sinais de vida, doação e amor.
Um desses exemplos é o da Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda, fundada em 1917, pelo Padre Giocondo Pio Lorgna, um dominicano fervoroso, que se inspirou diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fontanelatto.
O lema carismático das religiosas é “Amar e tornar amado Jesus presente na Eucaristia”.
As primeiras irmãs fizeram a profissão religiosa em 1922 e, vinte e quatro anos depois, em 1946, fizeram a primeira expansão missionária, com destino a Santa Cruz do Rio Pardo (SP), no Brasil.
Sem perspectiva para a formação acadêmica e religiosa das irmãs no interior paulista, em 1951 a Congregação iniciou seus trabalhos com as crianças na cidade de São Paulo. Em 1964, as irmãs se mudaram para uma casa localizada no bairro Jardim Paulistano, que mais tarde se tornou – e permanece até hoje – a Casa Provincial.
Vizinhas de bairro, as Irmãs Dominicanas da Beata Imelda conheceram o trabalho dos Missionários Redentoristas na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e lá passaram a colaborar com serviços de pastoral, como no Conselho Pastoral Paroquial, na participação em cursos de noivos, batismo, catequese, além dos grupos de jovens e nas visitas às famílias.
Uma das irmãs que vive atualmente na Casa Provincial e colabora nas atividades pastorais da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é a Irmã Sandra Pereira, que conta, no vídeo abaixo, sobre a história da Congregação e sobre a proximidade com os missionários redentoristas. Confira!
Jubileu 2025: Chamados a ser peregrinos da esperança
Somos chamados a percorrer um caminho de paz para nos tornarmos sinais e instrumentos de esperança e amor onde vivemos.
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.