Notícias

Conheça os Missionários Redentoristas Ucranianos do Canadá

Igreja Greco-Ucraniana vive em comunhão com Roma, obedecendo ao Papa

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

18 OUT 2024 - 16H43

Divulgação

O Canadá, maior país da América do Norte e também um dos maiores países do mundo geograficamente é organizado em províncias. Sua área é distribuída em dez províncias e três territórios. Cada província tem autonomia em relação ao governo central, mais ou menos como funciona numa República Federativa, como é o caso do Brasil, obedecendo as leis do país, mas tendo liberdade para criar as suas próprias leisLeia MaisPadre Michael Brehl é nomeado Bispo da Diocese de Pembroke, no CanadáRedentoristas do Canadá desenvolvem ação missionária junto aos povos indígenas

Uma dessas províncias tem o nome de Saskatchewan, sendo uma região pouco conhecida por nós brasileiros, com o nome difícil de pronunciar. Ela localiza-se mais ao sul, fazendo parte das pradarias do país. Com uma população em torno de 1,3 milhões de habitantes, sua capital é a cidade de Regina, mas a maior cidade da província é SaskatoonEsta cidade foi fundada em 1882, sendo hoje um centro cultural e econômico de destaque no país, com população próxima dos 316 mil habitantes.

O nome Saskatoon, origina-se da língua cree, nação indígena que habitava a região, e deve-se ao fruto de mesmo nome, que é nativo do lugar. A cidade ainda hoje tem uma população indígena significativa, organizada em várias reservas ao longo de toda a Província, mas, sobretudo, na cidade.

Migração ucraniana 

Divulgação
Divulgação
Mapa indica a Província de Saskatchewan, no Canadá

Devido aos muitos conflitos que sempre experimentou ou pela situação de pobreza do país, ao longo da história a Ucrânia enfrentou um intenso processo de migração, com pessoas buscando melhores condições de vida em outros países. Calcula-se que 10 milhões de ucranianos estejam fora de suas terras de origem. O Canadá é um dos países que mais receberam imigrantes e hoje calcula-se que cerca de um milhão e quinhentos mil ucranianos vivam no país, numa população total de 42 milhões de habitantes.

Muitos imigrantes chegaram há 130 anos atrás para fugir da pobreza, da fome e da falta de trabalho, mas nos últimos anos, especialmente por causa da guerra com a Rússia, a presença ucraniana no território canadense tem crescido constantemente. E a maioria desses imigrantes pertence à Igreja Greco-Ucraniana, que vive em comunhão com Roma, obedecendo ao Papa.

Presença redentorista

No dia 10 de março de 1951, o Papa Pio XII criou o Exarcado Apostólico de Saskatoon, como parte do Exarcado Apostólico do Canadá Central, que é mais antigo. Em 1956, o exarcado foi elevado à condição de eparquia com o nome de Eparquia de Saskatoon pertencente à Igreja Greco-Católica Ucraniana, com sede na cidade de Saskatoon, na província de Saskatchewan, pertencente a Arquieparquia de Winnipeg no Canadá.

Divulgação
Divulgação
Eparquia de Saskatoon


Da população total que descende dos imigrantes ucranianos, quase 100 mil são católicos da Igreja Ucraniana, que se estrutura em cerca de 300 paróquias e centenas de sacerdotes que realizam seu serviço apostólico de costa a costa.

A Eparquia de Sakatoon é formada hoje por 67 paróquias, incluindo 180 diferentes igrejas. O número de católicos greco-ucranianos na eparquia aproxima-se de 10 mil.

Por três vezes a eparquia foi dirigida por bispos redentoristas. Dom Michael Wichar dirigiu a eparquia de 2000 a 2008, sendo hoje emérito; depois dele Dom Bryan Bayda governou entre 2008 e 2022, quando foi nomeado para Toronto, sendo sucedido em 2023 por Dom Michael Smolinsky, seu atual eparca.

Divulgação
Divulgação
Dom Michael Smolinski com o Papa Francisco


Além do mais, durante anos existiu no país a Vice-Província de Yorktown que era de rito ucraniano. Com o processo de reconfiguração das Unidades redentoristas do Canadá, hoje existe uma única Unidade no país, formando todas as comunidades redentoristas uma só província.

Depois de ser perseguido, preso e torturado pelo regime soviético em seu país natal, a Ucrânia, o Beato Basílio Velychkovskyj em 15 de junho de 1972, foi para Winnipeg, no Canadá, onde faleceu em 30 de junho de 1973, aos setenta ano. Após a sua morte os médicos provaram que o bispo havia recebido uma substância venenosa de ação lenta antes de sua partida para que a morte pudesse ser natural.

Como acontece em outros 82 países do mundo, é significativa a presença redentorista no Canadá.

.:: Bispo Redentorista da Ucrânia é nomeado Cardeal pelo Papa Francisco ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...