A Cruz (Mistério da Paixão e Morte) é um dos pilares da espiritualidade redentorista, junto com Presépio (Mistério da Encarnação), Eucaristia (Mistério da presença continuada em nosso meio em forma de Alimento Sagrado) e Maria (Mãe de Jesus e nossa mãe), momentos da vida de Jesus em que se revela o grande amor de Deus por nós.
Foto de: Seminário Santíssimo Redentor
Gastar a vida em prol da Copiosa Redenção, este é
o desejo dos jovens seminaristas.
Nesta segunda-feira (22), data em que se celebra a Cátedra de São Pedro, os aspirantes do Seminário Propedêutico Santíssimo Redentor receberam a Cruz Redentorista. Segundo o formador, Pe. Célio Lopes CSsR, a data foi escolhida pelo que representa aos jovens.
“A cruz tem um sentido de redenção. Depois de preso, no momento de sua crucificação, Pedro pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo não ser digno de morrer como Jesus. Um ato de humildade, amor e respeito. Para os jovens, isso é um atrativo no seguimento a Jesus, uma simbologia”, comentou.
Ao todo, 16 jovens iniciaram o ciclo formativo Propedêutico em 2016. O Seminário, localizado em Santa Bárbara d’Oeste (SP), recebe aspirantes que já concluíram o ensino médio para uma primeira experiência na formação redentorista. As atividades internas e externas são baseadas em três pilares: oração, estudo e trabalho. “A rotina se volta ao estudo, através de aulas que visam a aprovação deles no curso de Filosofia. Há ainda formação semanal orientada pelos missionários redentoristas”, explicou Pe. Célio.
O cultivo da espiritualidade redentorista se dá através das missas e orações, à luz de Santo Afonso. Os seminaristas se dedicam também ao trabalho pastoral, contato com o povo na paróquia e comunidades, e auxiliam no cuidado com o interior da casa, jardim e horta.
Enquanto etapa de formação, a missão do Seminário Santíssimo Redentor é ajudar no discernimento vocacional do jovem, como pessoa e como parte da igreja, e como futuro missionário redentorista.
A comunidade formativa do Propedêutico, neste ano de 2016, é composta por:
Pe. Célio Lopes, CSsR, formador
Pe. Luís Rodrigues Batista, CSsR, auxiliar na formação
Alane Andrade Pereira – Aparecida (SP)
Alex de Jesus Francisco – Monte Belo (MG)
Alex Lopes de Morais Silva – Baependi (MG)
Antônio Firmino da Silva Netto – In Memoriam
Clayton Sérgio Cunha Peixoto – Conselheiro Lafaiete (MG)
Cleitom Soares de Melo – Américo Brasiliense (SP)
Flávio Alexandre da Silva – Monte Belo (MG)
Filipe Henrique dos Santos – Mogi Guaçu (SP)
João Pedro da Silva – Resende (RJ)
José Aparecido da Silva – Sorocaba (SP)
Leandro Antônio Pereira Faria Negrão - Brazópolis (MG)
Márcio Wesley dos Santos Gusmão – Lorena (SP)
Rafael Peres Nunes de Lima – São Paulo (SP)
Rodrigo Alves Fernandes – Formiga (MG)
Thiago Ceará Pereira – Hortolândia (SP)
Wallace da Silva Leite – Aparecida (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.