O Papa Francisco recebeu, nesta quinta-feira (05/01), no Vaticano, cerca de oitocentos participantes do encontro nacional promovido pela Pastoral Vocacional da Conferência Episcopal Italiana (CEI) sobre o tema “Levanta-te, vá e não tenhas medo”.
O Pontífice falou espontaneamente aos presentes, convidando os jovens a não terem medo de se levantar e aceitar o convite de Jesus que diz: Segue-me.
Francisco pediu uma nova cultura vocacional que saiba perceber a realidade em que os jovens estão inseridos e convidou ainda os sacerdotes, consagrados e religiosas a abrirem as portas de seus institutos aos jovens.
É preciso rezar pelas vocações de portas abertas. (Papa Francisco)
“Para ter vocações é preciso acolher os jovens. Se queremos vocações devemos abrir as portas, rezar e nos sentar para ouvir os jovens. Fazer o apostolado do ouvido. Ter paciência, ouvir, fazer com que se sintam em casa, acolhidos. Muitas vezes eles fazem molecagem: Graças a Deus! Porque não são velhos. É importante perder tempo com os jovens.”
O Papa lembrou ainda do método mais eficaz para obter mais vocações: a oração. É preciso rezar pelas vocações de portas abertas.
“Com as portas fechadas ninguém pode entrar para encontrar o Senhor. É preciso abrir as portas para que eles possam entrar nas igrejas. Os bispos devem procurar uma maneira de acompanhar a oração da comunidade”, sublinhou Francisco.
Segundo Francisco, o testemunho é outro elemento importante para a Pastoral Vocacional. “É verdade que o jovem sente o chamado do Senhor, mas o chamado é concreto, e na maioria das vezes é: Quero me tornar como ele ou ela. Existem testemunhos que atraem os jovens. Os testemunhos dos bons sacerdotes e das boas religiosas.”
:: Sair, ver e chamar: o dinamismo da Pastoral Vocacional segundo o Papa Francisco
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.