Notícias

Documentário mostra lado humano do fundador da Congregação Redentorista

Obra é inspirada na Carta Pastoral "Em diálogo com Santo Afonso", escrita por Dom Antonio de Donna

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

23 JAN 2024 - 17H03 (Atualizada em 24 JAN 2024 - 11H19)

Divulgação

O santo de carne (poderíamos acrescentar “Carne e Osso”). Esse é o título de um filme-documentário, que está sendo concluído na Itália, retratando o lado mais humano do fundador dos missionários redentoristasLeia MaisLadainha a Santo Afonso Maria de LigórioSanto Afonso Ligório e o Papa Francisco43 frases de Santo Afonso para viver na presença de Deus

Dirigido por Enrico Lo Verso, a obra é inspirada na Carta Pastoral “Em diálogo com Santo Afonso”, escrita no dia 1º de agosto de 2014, por Dom Antonio de Donna, bispo de Acerra, mostrando em seis capítulos a fase mais ativa da vida de nosso santo fundador.

O filme é ambientado entre os anos de 1600 e 1700 (lembrando que Afonso nasceu em 1696 e morreu em 1787) e entre os personagens principais aparecem, além do próprio santo, a Irmã Maria Tereza de Ligorio, interpretada pela atriz Giovanna Sannino.

Divulgação
Divulgação
Documentário mostra, em seis capítulos, a fase mais ativa da vida de Santo Afonso


O santo de carne

A parte documentarista da obra contou com o contributo imprescindível dos padres Ciro Avella, Serafino Fiore, redentoristas, e de Dom Rafael d’Addio, além de outras autoridades da Igreja, junto com a colaboração da historiadora Elisa Novi Chavarria, da teóloga Filomena Sacco e da jurista Maria D’Arienzo.

“Afonso muito contribuiu para plasmar a espiritualidade popular dos últimos dois séculos, mas essa sua imensa contribuição, infelizmente, é quase sempre esquecida, afirma Giuseppe Alessio Nuzzo, autor do filme.

Mas Afonso foi também um grande orador, sabendo usar muito bem da palavra e também da música, sendo dele um dos cânticos natalinos mais populares da Itália e do mundo, que é o “Tu Scendi dalle Stelle” (Tu vens das estrelas).

A locação do filme

Entre os diversos sets de filmagem, foi utilizada a Catedral de Santa Maria Assunta e a Biblioteca Diocesana, em Santa Ágata dos Godos, e também o Mosteiro do Santíssimo Redentor. Em Pagani as cenas foram rodadas na Basílica e no museu de Santo Afonso; em Scala houve cenas tomadas na Casa dos Missionários Redentoristas. Já em Nápoles houve cenas registradas em diversos lugares históricos da cidade, como na Casa Mãe dos redentoristas, no Mercado São Severino e na Universidade Real.

Divulgação
Divulgação
Filme é ambientado entre os anos de vida do santo fundador da Congregação Redentorista


O filme, escrito por Giuseppe Alessio Nuzzo, junto com Mariadletta Coco, foi produzido por Giuseppe Piccolo para a Paradise Pictures, com o apoio da Região da Campanha e produção internacional da gravadora London Movie Ltda.

Esperamos que um dia este documentário possa chegar até nós, aqui no Brasil, para aumentar ainda mais o nosso apreço pela vida, obra e espiritualidade de nosso santo fundador.

Fonte: Tradução livre de The Hollywood Reporter – Roma

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...