Leia MaisVaticano divulga curso on-line gratuito sobre teologia e prática da SinodalidadeTeologia e pandemia: entre a reflexão e a práticaCada vez mais pessoas estão descobrindo a importância do estudo da teologia. Como exigência para aqueles que desejam se tornar padres, esta "ciência da fé" tem sido procurada na atualidade por muitos leigos com interesses diversos, e com isso, tem surgido também muitas dúvidas.
O professor doutor Wellington da Silva de Barros, que ministra aulas no Instituto São Paulo de Estudos Superiores, em São Paulo, esclareceu algumas dúvidas frequentes sobre o curso de teologia, especialmente, na perspectiva católica. Confira!
A utilidade da teologia se encontra não apenas na dinâmica da produção ou consumo. Um curso de teologia geralmente é procurado por pessoas que participam de uma determinada instituição religiosa, seja por uma demanda de aprofundamento ou de necessidade em vista de assumir algum serviço ordinário na mesma instituição.
Logicamente, que a teologia enquanto ciência não se limita a instituição religiosa, podendo ser estudada por qualquer pessoa, mas é imprescindível destacar que a teologia, como é o caso da teologia católica, é uma reflexão da/e para a mesma instituição de onde ela se origina e se fundamenta, sendo a fé e a instituição (Igreja no caso) imprescindíveis.
Na Igreja Católica estudar teologia é uma importante vocação suscitada pelo Espírito Santo, que nasce, cresce e se sustenta na fé do Povo de Deus (comunidade de batizados). Para destacar a importância de estudar Teologia, nos ajuda um grande teólogo brasileiro chamado Clodovis Boff, que elenca alguns motivos sobre a necessidade (e podemos dizer “utilidade”) de um curso de teologia, “teologizar” segundo ele, sendo cinco: a fé, o mundo, a vida, a nossa época e a realidade social.
A partir disso, podemos dizer que um curso de teologia serve à pessoa e à sua instituição, mas também à sociedade, pois, a teologia deve dialogar com o mundo onde se desenrola as grandes e talvez urgentes questões existenciais, e, ainda que pensemos no necessário e importante aspecto eclesial da teologia (pertencimento à Igreja), devemos lembrar que a Igreja não existe para si mesma, mas deve estar encarnada nas realidades terrestres, ou seja, em sintonia com as alegrias e esperanças das pessoas e da humanidade, buscando sempre testemunhar o Reino de Deus.
Um bom estudante de teologia deve ter capacidade de entender e transformar a partir de sua fé a realidade em que vive.
Por muito tempo a teologia foi estudada, sobretudo, por aqueles que iriam assumir o ministério ordenado na Igreja ou a vida religiosa consagrada. Há algumas décadas, a teologia também tem sido procurada cada vez mais por leigos e leigas. Não são poucos os cursos “livres” em Paróquia e Comunidades que surgiram para aproximar a teologia do laicato. Mas, isso não significa afirmar ou concluir que o laicato não tenha espaço nas instituições acadêmicas que oferecem teologia.
Estes também têm procurado Universidades ou Faculdades para fazer o curso de graduação em Teologia. Neste sentido, o curso de teologia está aberto à todas as pessoas, sobretudo, aos participantes da instituição onde a mesma se origina e se fundamenta.
Depois de entender para que serve e quem pode fazer o curso de teologia, vem uma terceira questão.
Ao chegar até aqui, você pode ainda querer saber em quais realidades uma pessoa formada em teologia pode aplicar o seu conhecimento. Eis algumas delas:
Conheça o Centro de Assistência Social, Copiosa Redenção
O 4º vídeo da série produzida pelo Portal A12 retrata a história do CAS Copiosa Redenção que foi inaugurado em 01 de março de 2010.
Pré-Estágio Vocacional reúne 40 jovens em Aparecida (SP)
Com a presença de 40 jovens, foi o realizado o Pré-Estágio Vocacional no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), entre os dias 01 e 03 de novembro.
Revista destaca a memória da Província Nossa Senhora Aparecida
“Focus Provincialis” traz artigo enriquecedor sobre a chegada dos pioneiros alemães na cidade de Aparecida (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.