Notícias

Entenda mais sobre a vivência do noviciado na formação redentorista

Ouça depoimentos de vários noviços e a do padre diocesano que deseja se tornar um religioso redentorista

Escrito por Redentoristas

12 NOV 2024 - 09H20 (Atualizada em 12 NOV 2024 - 16H14)

Luiz Oliveira

O Noviciado é um tempo fundamental na formação dos Missionários Redentoristas porque oferece um tempo de aprofundamento sobre o carisma e espiritualidade da Congregação, bem como da sua história, a dos santos redentoristas e ainda das Constituições Redentoristas.

É um período essencialmente de busca da vida interior e aprofundamento sobre a Congregação a qual estará se vinculando a partir da profissão dos votos religiosos.

:: Saiba mais sobre a Espiritualidade Redentorista

A vida comunitária é outro destaque desse período, pois é vivenciada de forma mais intensa dentro da comunidade. Nesse tempo, contribuem o Mestre de Noviços e o Sócio do Mestre de Noviços que são missionários redentoristas que acompanham esse período da formação que dura aproximadamente um ano. 

Leia MaisO que são os votos de pobreza, castidade e obediência?O Noviciado é marcado ao final pela primeira profissão dos votos religiosos, ou seja, após esse ano intenso cada um dos noviços é chamado a manifestar o seu sim à Congregação Redentorista aceitando viver seu carisma e espiritualidade de forma mais radical segundo os votos de pobreza, castidade e obediência.

O Noviciado Santa Teresinha da Província Nossa Senhora Aparecida é localizado em Tietê (SP) e é uma comunidade internacional, ou seja, é uma casa de formação caracterizada pela presença de formandos vindos de vários países. Na América Latina existem outros dois noviciados internacionais, sendo um na Colômbia e outro na Argentina.

Nesta reportagem confira o depoimento do jovem Jorge Luiz Quispe, noviço do Equador que fala sobre sua experiência no noviciado internacional; o padre José Martin Medina, C.Ss.R., que é o Mestre de Noviços e ainda o padre Pedro Paulo Dal Bó, C.Ss.R., que atua como Sócio do Mestre de Noviços.

Padre diocesano faz experiência em noviciado para se tornar Redentorista

Veja ainda o caso especial do padre Jorge Américo, que já é formado padre pela Diocese de Guaxupé e agora deseja ingressar na Congregação Redentorista e necessita passar por esse processo para se tornar um religioso redentorista.

Padre Jorge passou pelo Seminário Santo Afonso como jovem seminarista, em 2009, quando tinha 14 anos, mas depois seguiu a formação em sua diocese de origem, formando-se em Filosofia e Teologia. Ele conta como tem sido esse processo de retorno à Província para viver segundo o carisma redentorista e a importância do discernimento vocacional. 

Confira a reportagem completa sobre a vivência no Noviciado em Tietê:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...