Toda vocação é um ato de amor que nasce na simplicidade de um desejo, de uma admiração ou de uma inquietação.
Com o passar dos anos, ela é amadurecida, tornando-se uma oblação espiritual e existencial. O Ministério Diaconal, igualmente, é consequência de um caminho vocacional trilhado. Emerge da vontade livre, consciente e disponível do candidato que manifesta, publicamente, seu compromisso de servir e anunciar a Palavra de Deus.
Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.
:: Quem pode ser diácono permanente?
A Ordenação Diaconal é um momento muito especial. No entanto, esse ministério celebrado e assumido não deve ser considerado um estado temporário para o acesso ao sacerdócio e sim um verdadeiro e permanente sacramento, que perpetua a missão da Igreja. Nesse sentido, o diácono, inspirado pelo exemplo de Jesus, consagra toda sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra, que alimenta, traz vida e esperança.
A celebração é presidida pelo Bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os jovens eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total a Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.
Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.
Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos, assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.
O rito de Ordenação manifesta a natureza e a missão do diácono, para que, movido pelo exemplo de Jesus, ele exerça o amor sincero, a solicitude para com os pobres e os enfermos, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo. Nesse sentido, o diácono torna-se um prolongador da missão do Senhor, continuando o serviço da caridade iniciado por Ele.
Pela consagração religiosa, nós, Missionários Redentoristas, já exercemos a diaconia. Primeiro, na partilha da vida comunitária (cf. Const. 21), servindo às necessidades dos nossos confrades e, segundo, no ministério que cada religioso exerce. Assim, podemos dizer que, por natureza, todo nosso carisma é diaconal, pois somos chamados a ser sinais de redenção na história e na vida do nosso povo. Com alegria, assumimos o serviço da caridade pela causa do Evangelho em favor dos mais pobres e abandonados.
O redentorista é chamado a ser forte na fé, alegre na esperança, fervoroso na caridade, humilde e sempre dado à oração (cf. Const. n.º 20). Vive diariamente sua diaconia servindo à Igreja e ao povo de Deus. Como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, esforçam-se para seguir o exemplo de Cristo Salvador, participando de seu mistério e anunciando-O com evangélica simplicidade de vida, a fim de levar aos homens e mulheres a Copiosa Redenção (cf. Const. n.º 20).
Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R.
Prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida.
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...