O Superior Geral dos Redentoristas, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., se despediu do Brasil na última semana, após participar ativamente da primeira fase do 26º Capítulo Geral, na Conferência da América Latina e Caribe. O encontro foi realizado entre os dias 25 de abril e 4 de maio, na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP).
Em entrevista exclusiva ao site da Província de São Paulo, o Superior Geral falou sobre a conclusão desta primeira fase, os desafios das províncias da América Latina e do Caribe, a importância das evangelizações por meios como o digital, a importância do Irmão Redentorista, e sobre o futuro da Congregação.
A entrevista foi conduzida pelo diretor da Academia Marial de Aparecida, Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., que também participou, ao lado de cerca de 60 confrades, entre padres, irmãos, leigos e leigas, da primeira fase do Capítulo Geral, como Vogal da Província de São Paulo.
Entre os dias 11 de setembro e 7 de outubro, os Missionários Redentoristas de todo o mundo se reúnem em Roma, na Itália, para a Fase Canônica do 26º Capítulo Geral.
Confira alguns trechos da entrevista com o Pe. Michael Brehl:
Desafios da Congregação
“Estamos muito conscientes dos desafios para viver neste momento. Para nós, Redentoristas, o desafio maior é como podemos acompanhar o povo a viver bem, neste momento, com Deus. [Devemos] Comunicar que Deus está com nós (sic), está desafiando-nos a responder pelo bem de todos. É um desafio: como evangelizar hoje para levar a boa notícia de Jesus Cristo ao povo nestas situações?"
“Para nós (Redentoristas) é muito importante sair de nossas comunidades, para encontrar as pessoas nas periferias do mundo, nas periferias geográficas, mas também nas periferias existenciais, como o Papa Francisco está dizendo”.
26º Capítulo Geral
“O Capítulo Geral tem três fases. A primeira fase para preparar a fase Canônica, para dialogar em cada Conferência, em cada continente, os grandes desafios, a situação atual em cada continente. A segunda fase para tomar decisões. A terceira fase para planificar como aplicar as decisões, para sair de novo do Capítulo ao mundo.”
Importância da comunicação digital
“Na América Latina e Caribe, por exemplo, há desafios políticos e econômicos e, também para nós, Redentoristas, o desafio para a vocação (...) Aqui, na América Latina nós temos que convidar outros a participar das missões com nós (sic) e como evangelizar as pessoas hoje, com as mídias, com o A12 e muitos outros. São instrumentos que podemos usar para evangelizar bem. Como podemos aproveitar as possibilidades de encontrar um mundo no mundo digital, porque as novas gerações estão no mundo digital. É um lugar também para evangelizar”.
“Nós queremos acompanhar e caminhar juntos com o povo ferido, com o povo que está sofrendo. Creio que o A12 e as mídias são momentos de comunhão para formar comunidade, porque temos perdido muito o sentido de comunidade com as igrejas fechadas durante a pandemia. É importante abrir-nos”.
“Reimaginar” e “Reestruturar”
“Reimaginar é para ser criativo, para sonhar, para ver de um modo novo, como ser Redentorista hoje. Falamos muito sobre evangelizar e pensamos muito sobre as missões populares, mas hoje temos que reimaginar uma missão popular que pode verdadeiramente comunicar com as pessoas das gerações novas, de hoje, é reimaginar isso. Reimaginar nos encoraja a pensar de novo, não para inventar algo totalmente diverso. Temos uma identidade Redentorista, mas como viver essa identidade no mundo que está mudando?”
“Reestruturar é ampliar a mente, os modos, as maneiras de fazer as coisas. Reconfigurar fala mais sobre reconfigurar as províncias, as cidades, as estruturas que temos. O mais importante é o processo de reestruturar. A reconfiguração é uma parte para facilitar a mudança da reestruturação”
Importância do Irmão Redentorista
“Os Irmãos são verdadeiramente o coração da nossa vocação, para recordar-nos que, para ser missionário, não é necessariamente ser padre. É ser discípulo missionário. Temos que encorajar as vocações em todas as províncias da Congregação. Por isso, também, os Irmãos nas províncias, como em São Paulo, no Brasil, podem encorajar, representar a vocação do Irmão em outras partes da América Latina e na Congregação”.
Mensagem final
“É importante para nós, de sermos unidos em comunhão com o povo, com as pessoas que formem parte da nossa família Redentorista. Orar em primeiro lugar, todos os Redentoristas estão orando pelo Capítulo, porque é muito importante que nos abrimo-nos ao Espírito Santo neste Capítulo. A segunda palavra é acompanhar-nos. Acompanhar-nos na missão para evangelizar, para nos acompanhar hoje, aqui, onde vocês estão. Porque nós, como discípulos missionários do Redentor, podemos testemunhar o grande amor de Deus por todos, sem excluir ninguém. Creio que vocês podem rezar por nós, acompanhar esta missão. Seria um presente muito importante e muito bonito para nós. Obrigado!”
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.