O Papa Francisco recebeu o Governo Geral Redentorista no último sábado (25/02), no Vaticano, em celebração ao aniversário de 274 anos da Aprovação Papal das constituições da Congregação. Leia MaisGoverno Geral Redentorista se reúne com o Papa Francisco no VaticanoReze oração de Santo Afonso para aumentar seu amor por Jesus
A audiência privada foi também um agradecimento ao Santo Padre, por ter recebido os Missionários Redentoristas durante o XXVI Capítulo Geral, em outubro de 2022.
Presente nos dois encontros com o Pontífice, o Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral Redentorista, detalhou como foi a conversa mais recente com o Papa Francisco, destacando temas como vocação, números da Congregação e a Academia Alfonsiana.
Confira a entrevista:
Como foi o encontro com o Papa Francisco?
Foi um encontro significativo. Era para agradecê-lo, pois ele tinha nos recebido por ocasião do XXVI Capítulo Geral. Pois também, para agradecê-lo do título de pontifícia, a Academia Alfonsiana se tornou Instituto Pontifício e queríamos agradecê-lo por isto. E porque no dia 25 [de fevereiro] a Congregação completou os 274 anos que ela foi aprovada pelo Papa Bento XIV. Isso tudo era importante para a gente.
O encontro com o Papa foi muito familiar, muito próximo. Ele escutou com muita atenção o que foi dito e se interessou muito pelas coisas da Congregação.
Quais temas foram abordados na conversa com o Pontífice?
Eu fiz uma saudação ao Papa, falando a razão pela qual tínhamos pedido essa audiência. Depois que eu fiz esse discurso, ele nos falou sobre a questão vocacional, a importância de cuidar bem das vocações, os processos seletivos, promoção vocacional. Ele reafirmou isto. Depois, perguntou sobre a Congregação, quantos estudantes nós temos, a questão vocacional na Congregação.
Dei uma visão geral sobre a Congregação, onde nós estamos presentes, onde estão os aspectos mais fortes vocacionalmente. No caso, o crescimento na Ásia, Vietnã, Indonésia, alguns países da África e também as dificuldades na América do Norte, na Europa e a estagnação na América Latina.
Falamos um pouco de Aparecida (SP). Ele tem um carinho grande por Aparecida. Falei do trabalho dos Redentoristas em Aparecida, no Santuário Nacional, a parte administrativa e a parte pastoral. Também disse que a Congregação está em um processo de Reestruturação e ele disse para continuar à frente, ir à diante.
O Papa tem um carinho muito grande pala Academia Alfonsiana e ele tem insistido bastante, nesse sentido, da missão redentorista, de fundir a Teologia Moral e, não somente isso, mas a questão da formação de consciência e na parte catequética, a responsabilidade como redentorista neste sentido, de formar pessoas, sobretudo, para o mundo de hoje.
O senhor aparece com uma imagem de Santo Afonso na mão. Foi um presente para o Papa?
Não, o presente que eu dei para ele foi uma Cruz Episcopal Redentorista, que ele disse que é muito bonita, e também os CDs de Santo Afonso, várias canções de Santo Afonso. Ele disse que tinha o volume 2 das canções de Santo Afonso. É uma imagem pessoal que eu pedi para benzer.
A imagem de Santo Afonso fica aqui no meu escritório e me acompanha sempre. Eu disse para ele que é uma imagem que me acompanhava e ele disse: ‘olha, que bonito’ e benzeu.
.:: 5 vezes em que o Papa Francisco se dirigiu aos Redentoristas
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.