A Província Nossa Senhora Aparecida celebrou neste sábado, 9 de março, o Ministério Diaconal de seus três novos diáconos: Guilherme Dias Viana, Joílson Ramos Santos e Thiago Costa Alves de Souza. A Ordenação dos neo-diáconos foi realizada no Altar Central do Santuário Nacional, em Aparecida (SP). Leia MaisJovens confirmam o ‘sim’ a Deus como Missionários RedentoristasEntenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?
Um dia após confirmarem o ‘sim’ a Deus como Missionários Redentoristas, em celebração dos Votos Perpétuos, no Seminário Santo Afonso, os jovens assumiram o Ministério Diaconal em celebração presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Concelebraram o Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., os Conselheiros Provinciais Pe. Américo Oliveira, C.Ss.R., e Pe. Roque Silva, C.Ss.R., além do Pe. Domingos Sávio, C.Ss.R.
O Arcebispo de Aparecida iniciou sua homilia agradecendo aos formadores e destacando a importância do Diaconato:
“Quero pedir a vocês, ordenandos, que sempre olhem para Jesus Crucificado. Ali temos o melhor exemplo do Diaconato: doar a vida realmente servindo (…) que vocês possam ser bons samaritanos de todos os caídos. Diaconato é sempre ligado também à missão. Missão e Diaconato, para mim, é a mesma coisa: em nome de Jesus Cristo, enviados por Ele para servir, para dar a vida e levar à vida”.
Dom Orlando Brandes recordou que o ‘servir’ está expresso na missão de Nossa Senhora, Padroeira da Província, e também do fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, Santo Afonso Maria de Ligório:
“Como hoje não olhar para Santo Afonso, que viveu um diaconato antes de fundar a Congregação, lá no hospital dos incuráveis, cuidando dos enforcados, condenados à forca. Ali estava um diaconato, que não era fácil. Nas periferias de Nápoles, lugares de banditismo e lá vai Santo Afonso, servindo àquela periferia. O lugar do Diácono é na periferia, a partir de Jesus e de Santo Afonso”.
Ainda em sua reflexão, o Arcebispo de Aparecida lembrou o Papa Francisco, a quem chamou de ‘Servo dos servos’ e ‘Diácono dos diáconos’:
“[O Papa] escreveu assim: ‘o Primado Petrino é um primado diaconal’. O Primado do Papa é um Primado diaconal no seguimento de Jesus. Se Jesus e o Papa são exemplos do Diaconato, vamos nós nesta linha, porque toda a Igreja é chamada uma ‘Diaconia ao serviço’”.
Os três novos diáconos manifestaram o desejo de assumir este Ministério no Propósito dos Eleitos e fizeram a Prece Litânica. Antes da Paramentação, Guilherme, Joílson e Thiago passaram pela Imposição das Mãos e a Prece de Ordenação. Eles também receberam o Santo Evangelho das mãos do Arcebispo de Aparecida.
Antes do encerramento da celebração, o diácono Thiago Costa Alves de Souza, C.Ss.R, agradeceu em nome dos ordenados:
“Hoje é dia de agradecer. Diácono Guilherme, Diácono Joílson e eu, Diácono Thiago, agradecemos primeiramente a Deus Pai, nosso Criador, que nos concedeu a alegria de celebrar a vocação ao Ministério Diaconal. Nosso agradecimento ao reverendíssimo Dom Orlando, Arcebispo de Aparecida e confrade oblato de nossa Congregação. Ao Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Marlos, e seu conselho. Queridos confrades, formadores, religiosas e religiosas, seminaristas, familiares e amigos aqui presentes, e aos que nos acompanham pela Rede Aparecida de Comunicação. A vocês, nosso sincero agradecimento. Rezem por nós, para que possamos ser fiéis em nossa missão. Que a Mãe Aparecida nos ajude no serviço à Igreja e nos conceda a graça da perseverança”.
Que Nossa Senhora Aparecida e Santo Afonso ajudem os jovens Redentoristas a viverem esta graça do Diaconato!
SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA
São João Neumann: homem comum que fez coisas extraordinárias
Conheça a história do primeiro santo dos Estados Unidos, que é considerado um grande apóstolo dos imigrantes!
4 atitudes para aprender com o primeiro santo dos Estados Unidos
São Joao Neumann foi o primeiro santo canonizado no país da América do Norte. Saiba mais sobre sua história!
A fé nos leva a contemplar um horizonte de possibilidades
Sob a luz da fé, iniciemos o ano como pessoas virtuosas, que desejam crescer gradualmente na santidade cristã
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.