Notícias

Fatos que marcaram os primeiros anos da vida de São Geraldo Majella

Os primeiros anos de São Geraldo Majella já demonstravam sua santidade e o amor pelo Redentor.

Escrito por Natan Gomes

06 ABR 2025 - 05H00

Reprodução

São Geraldo Majella é conhecido por sua vida repleta de milagres e profunda devoção a Cristo desde a infância. Seus primeiros anos já revelavam sinais de santidade, marcados por experiências divinas, generosidade e uma fé inabalável. É importante relembrar os fatos mais significativos de sua infância e adolescência, mostrando como esses eventos moldaram o futuro santo redentorista.


Infância de São Geraldo Majella

No dia 6 de abril de 1726, nasceu São Geraldo Majella, em Muro Lucano, uma comuna da Itália, vindo a tornar-se o primeiro Irmão da Congregação Redentorista. Como é na infância e adolescência que o adulto se forma, é importante relembrar os acontecimentos que moldaram São Geraldo como um homem virtuoso.

Pouco tempo depois de seu nascimento, em 23 de abril do mesmo ano, o pequeno Geraldo foi batizado na Igreja Capitular da Santíssima Trindade, posteriormente transformada no Batistério de São Geraldo. Sendo esse sacramento considerado como o “segundo aniversário” por Papa Francisco. É nesse momento que o santo irmão redentorista inicia sua vida cristã.

São Geraldo passou a infância em sua cidade natal, e sua mãe, Benedita, sempre o ensinou sobre o infinito amor de Deus. Assim, desde muito cedo, o santo nutria o deseja de trilhar a vida religiosa. Seu passatempo, quando criança, era brincar de procissões e celebrações, nas quais seus amigos participavam.

Reprodução
Reprodução
São Geraldo Majella em um dos seus principais passatempo quando criança, brincar de missa


Por ser de família pobre, muitas vezes passavam por necessidades, mas um milagre aconteceu. Aos 6 anos, o pequeno Geraldo ganhou um pãozinho branco de presente de outra criança em uma de suas idas à igreja de Capodigiano, a cerca de 3 km de sua casa. Anos depois, já na Congregação Redentorista, o santo contou à sua irmã que o menino que lhe dava o pão, era na verdade, Jesus.

Em 1733, um ano após a primeira manifestação divina em sua vida, São Geraldo participava de uma missa na igreja de São Marcos e desejava comungar. Porém, como ainda era muito novo, o padre que presidia a celebração recusou seu pedido, o fazendo chorar. Na noite seguinte, o próprio Arcanjo Miguel aparece a ele para lhe dar a comunhão.

No mesmo ano, ele fez a primeira peregrinação com sua mãe até a Igreja de Materdomini. Ao entrar, Geraldo ajoelhou-se e permaneceu imóvel como uma estátua, olhando fixamente para a imagem de Maria. Após muita insistência de sua mãe, ele finalmente pareceu despertar de um sonho profundo. Esse episódio foi o primeiro de vários outros momentos de êxtase que São Geraldo experimentou ao longo de breve vida.

Reprodução
Reprodução
São Geraldo Majella olhando fixo para imagem de Maria em seu primeiro êxtase


Adolescência e início da vida adulta do santo redentorista

Ao perder o pai aos 12 anos, o santo precisou sustentar sua família e começou a trabalhar como alfaiate. Seu primeiro patrão tinha um temperamento explosivo e sempre o insultava, mas isso não o revoltou. Pelo contrário, ele distribuía seus poucos ganhos entre a família e os pobres.

Em junho de 1740, na solenidade de Pentecostes, São Geraldo recebe o sacramento da confirmação, decidindo dedicar sua vida a Jesus e a Nossa Senhora. Porém, seu tio o impediu de entrar no convento dos Frades Capuchinhos devido a sua saúde frágil.

Aos 14 anos, foi contratado para servir o Bispo Albani em sua residência. Foi ali que ocorreu um dos eventos mais milagrosos: ao deixar cair uma chave no poço onde tirava água, São Geraldo baixou uma imagem do Menino Jesus até o fundo e, ao puxá-la de volta, a chave estava pendurada em sua mãozinha.

Com o Falecimento do Bispo Albani em 1744, Geraldo retornou para casa e enfrentou dificuldades financeiras novamente. Retomou então o trabalho como alfaiate, agora sob orientação de um homem chamado Beniamino, que o ajudou a aperfeiçoar o ofício.

Reprodução
Reprodução
São Geraldo retorna a sua cidade natal após o falecimento do bispo Albani


Ao completar 19 anos, o santo abriu sua própria alfaiataria, atraindo muitos clientes pela sua bondade e honestidade. Chegou até a trabalhar de graça para os pobres que o procuravam.


Vida de santidade do primeiro Irmão Redentorista

São Geraldo Majella consagrou sua vida ao caminho da santidade, tendo sempre Cristo Redentor como meta e inspiração. Desde a infância e adolescência, suas virtudes redentoristas já brilhavam, anunciando o profundo amor e entrega que marcariam sua jornada. Hoje, seu legado permanece vivo como exemplo de vocação, guiando gerações rumo à doação total a Deus e ao próximo.

Fonte: sangerardomaiella.it

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Fatos que marcaram os primeiros anos da vida de São Geraldo Majella

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...