Notícias

“Focus Provincialis” destaca o trabalho dos Secretariados em vista da missão

Revista ainda traz reflexão sobre inteligência artificial e entrevista sobre a presença e a participação das mulheres na Igreja

Escrito por Mário Pereira

23 JUL 2024 - 14H41 (Atualizada em 24 JUL 2024 - 10H40)

Arte/ A12

O trabalho realizado pelas diversas frentes da Província Nossa Senhora Aparecida é destaque na 2ª edição da revista “Focus Provincialis”.

A revista ganhou novas editorias e exalta em sua capa a “Missionariedade”, com textos que revelam a perspectiva dos secretariados em vista da missão da unidade, que contempla os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Leia MaisConfira a primeira edição da revista da Província Nossa Senhora Aparecida

As novidades não param por aí! Tendo a “Formação em Foco”, o Ir. Diego Joaquim, C.Ss.R. apresenta a sua visão para a chamada Inteligência Artificial. Ele mostra como o avanço da tecnologia pode contribuir para a nossa vida, mas sem ser, necessariamente, inteligente e artificial.

Se o tema apresentado pelo irmão redentorista é atual, nada melhor do que evidenciar um assunto urgente e relevante na seção “Entrevista”. A professora Alzirinha Souza, do Itesp, é convidada a falar sobre a presença e a participação das mulheres na Igreja. Vale a pena conferir o que a docente fala sobre o papel do Papa Francisco para “feminizar a linguagem da Igreja” e a importância do processo sinodal para uma aceitação das lideranças femininas em comunidades e pastorais.

ITESP
ITESP
Em entrevista, Profª. Alzirinha fala sobre a presença e a participação das mulheres na Igreja


Outro destaque da “Focus Provincialis” é a seção de “Espiritualidade”, com um texto rico em informação do Pe. Rodrigo Costa, C.Ss.R. sobre o resgate da oração afonsiana no Ano da Oração, proposto pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu de 2025.

A “Memória” da Província Nossa Senhora Aparecida resgata dois jubileus importantes em 2024. Trata-se dos 20 anos de missão em Miracatu (SP), no Vale do Ribeira, e os 25 anos da presença redentorista em Arraial d’Ajuda (BA), em textos e lembranças compartilhadas, respectivamente, pelo Fr. Clayton Peixoto, C.Ss.R., e pelo Pe. Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

Já na seção “Fraternidade” somos apresentados a inspiradora transformação ocorrida da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na comunidade de Sapopemba, na capital paulista, em texto do Pe. Francisco de Assis Miguel, C.Ss.R.

Mário Pereira/ A12
Mário Pereira/ A12
Na seção "Esperança", Pe. Robson Araújo reafirma o compromisso do Secretariado Vocacional para o triênio 2024-2026


Para seguir as palavras que norteiam o trabalho da Província Nossa Senhora Aparecida, não podemos deixar de lembrar da “Esperança”. Para isso, somos agraciados com o texto do Pe. Robson Araújo, C.Ss.R., que enumera as perspectivas do Secretariado Vocacional e a sua fundamental relevância para o triênio 2024–2026.

Por fim, temos uma excelente “Dica de Leitura”, apresentada pelo Fr. Caio Oliveira Bueno, C.Ss.R., que apresenta uma resenha sobre o livro “Em Maria, nasce Cristo. Com Maria, nasce a Igreja”, escrito por ele em parceria com o Frei Paulo Roberto Santos, OFM. O livro é resultado de um trabalho de pós-graduação em Mariologia, pela Academia Marial e a Faculdade Dehoniana. Ainda na linha dos estudos, o Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R. contribui com um texto para a seção “Síntese”, sobre “O silêncio como comunicação do mistério”.

.:: Clique aqui e confira a edição na íntegra ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...