Missionários Redentoristas de diversas comunidades da Província Nossa Senhora Aparecida estão reunidos na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso para a Formação Contínua; encontro de estudos e reflexões sobre a vida e missão redentorista.
O encontro organizado pelo Secretariado da Vida Apostólica e Comunitária traz como tema: "A reestruturação da vida e as angústias de ser, de viver e conviver, vivendo a missão hoje" para aprofundar as realidades e desafios após a fundação da nova Província, ocorrida em novembro de 2023, que necessitam ser refletidos e avaliados para serem bem elaborados. O encontro teve início dia 03 e encerra no dia 06, com uma Celebração Eucarística.
O encontro é assessorado pelo Doutor Willian César Castilho Pereira, psicólogo clínico, escritor e professor emérito da PUC Minas e Padre Dalton Barros, redentorista e psicólogo.
A respeito da proposta do tema do encontro e da mudança época que vivem após três unidades Redentoristas com diferentes histórias e trajetórias se unirem numa nova e grande Província, o assessor professor William Castilho celebrou o dinamismo e coragem diante desse desafio.
"A coragem dos Redentoristas é muito relevante, porque eles estão exatamente unindo culturas, sistemas econômicos, modos pastorais e espirituais, histórias, mitos fundadores dos poloneses, alemães e holandeses, e essas mudanças geográficas, onde de uma certa forma eles tinham uma certa estabilidade familiar, regional, e agora são convocados a fazer essa grande reestruturação. Então, é um gesto muito nobre, muito interessante, e sobretudo, todos estão muito corajosos, muito esperançosos, com muita energia para viver esse processo", assinalou o assessor.
Da parte da coordenação do evento, padre Nelson Linhares, C.Ss.R, reflete que o processo de reestruturação traz muitos desafios, entre eles, a convivência fraterna, a tolerância com as diferenças e a flexibilidade de se adaptar em novos territórios, seja em Minas, na Bahia ou em São Paulo.
"O que nós estamos trabalhando nessa formação permanente é justamente essa abertura de cada pessoa para não se sentir ameaçada com o diferente, mas se abrir para o enriquecimento com o outro. Para isso é preciso um conhecimento muito grande de si mesmo, para isso é preciso segurança pessoal e para isso é preciso, sobretudo, capacidade de dialogar, de aprender com a riqueza do outro. É isso que o Dr. William tem nos ajudado a refletir, para que a gente possa construir uma nova província fortalecida na fraternidade, na missão e na alegria da nossa convivência fraterna", afirmou o missionário.
Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., superior provincial, comenta a importância desse encontro que traz a possibilidade de refletir à luz da psicanálise da necessidade de "se recompor das nossas perdas e olhando com um olhar esperançoso e otimista para o futuro, que começamos a construir desde o dia 9 de novembro do ano passado, quando foi erigida canonicamente a Província Nossa Senhora Aparecida".
De acordo com o superior provincial, a superação da realidade desafiadora que se impõe com a nova Província depende da participação ativa de cada missionário redentorista nessa nova parte da história.
"É certo que toda essa demanda vai requerer da nossa parte paciência histórica, dedicação, tempo, e que a gente não seja indiferente, para não deixar simplesmente que o tempo se encarregue de constituir a nova província, mas que a gente possa participar ativamente, cada um dando a sua colaboração, sua contribuição e percebendo também que as diferenças agora começam a aparecer. Todos nós temos uma procedência de uma dessas unidades, temos um histórico, temos também as nossas afeições, os traços culturais, mas o importante é que cada um se disponha a integrar, a interagir, porque isso vai enriquecer demais o nosso processo. Então, é um passo significativo, importante e para além disso tudo, o encontro dos confrades, de sentir esse corpo vivo que é a província nas suas diversas realidades", ponderou padre Marlos.
Confira algumas fotos do encontro:
Encontro de Formação Contínua para Re...maisEncontro de Formação Contínua para Redentoristas menos Encontro de Formação Contínua para Re...maisEncontro de Formação Contínua para Redentoristas menos Encontro de Formação Contínua para Re...maisEncontro de Formação Contínua para Redentoristas menos Foto oficial do Encontro de Formação ...maisFoto oficial do Encontro de Formação Contínua 2024menos Encontro de Formação Contínua para Re...maisEncontro de Formação Contínua para Redentoristas menos Foto Oficial Formação Contínua 2024maisFoto Oficial Formação Contínua 2024menos
1/18
- Foto: Elisangela Cavalheiro
- Foto: Elisangela Cavalheiro
- Foto: Elisangela Cavalheiro
- Foto: João Pedro Oliveira
- Foto: Elisangela Cavalheiro
- Foto: João Pedro Oliveira
Jubileu 2025: Chamados a ser peregrinos da esperança
Somos chamados a percorrer um caminho de paz para nos tornarmos sinais e instrumentos de esperança e amor onde vivemos.
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.