Notícias

Formação oferece tempo de reflexão sobre desafios da nova Província

Escrito por Elisangela Cavalheiro

05 JUN 2024 - 14H13 (Atualizada em 05 JUN 2024 - 17H31)

João Pedro Oliveira

Missionários Redentoristas de diversas comunidades da Província Nossa Senhora Aparecida estão reunidos na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso para a Formação Contínua; encontro de estudos e reflexões sobre a vida e missão redentorista.

O encontro organizado pelo Secretariado da Vida Apostólica e Comunitária traz como tema: "A reestruturação da vida e as angústias de ser, de viver e conviver, vivendo a missão hoje" para aprofundar as realidades e desafios após a fundação da nova Província, ocorrida em novembro de 2023, que necessitam ser refletidos e avaliados para serem bem elaborados. O encontro teve início dia 03 e encerra no dia 06, com uma Celebração Eucarística. 

O encontro é assessorado pelo Doutor Willian César Castilho Pereira, psicólogo clínico, escritor e professor emérito da PUC Minas e Padre Dalton Barros, redentorista e psicólogo. 

A respeito da proposta do tema do encontro e da mudança época que vivem após três unidades Redentoristas com diferentes histórias e trajetórias se unirem numa nova e grande Província, o assessor professor William Castilho celebrou o dinamismo e coragem diante desse desafio.

"A coragem dos Redentoristas é muito relevante, porque eles estão exatamente unindo culturas, sistemas econômicos, modos pastorais e espirituais, histórias, mitos fundadores dos poloneses, alemães e holandeses, e essas mudanças geográficas, onde de uma certa forma eles tinham uma certa estabilidade familiar, regional, e agora são convocados a fazer essa grande reestruturação. Então, é um gesto muito nobre, muito interessante, e sobretudo, todos estão muito corajosos, muito esperançosos, com muita energia para viver esse processo", assinalou o assessor. 

Elisangela Cavalheiro
 Elisangela Cavalheiro
Professor William Castilho apresenta reflexões após partilha de grupos


Da parte da coordenação do evento, padre Nelson Linhares, C.Ss.R, reflete que o processo de reestruturação traz muitos desafios, entre eles, a convivência fraterna, a tolerância com as diferenças e a flexibilidade de se adaptar em novos territórios, seja em Minas, na Bahia ou em São Paulo.

"O que nós estamos trabalhando nessa formação permanente é justamente essa abertura de cada pessoa para não se sentir ameaçada com o diferente, mas se abrir para o enriquecimento com o outro. Para isso é preciso um conhecimento muito grande de si mesmo, para isso é preciso segurança pessoal e para isso é preciso, sobretudo, capacidade de dialogar, de aprender com a riqueza do outro. É isso que o Dr. William tem nos ajudado a refletir, para que a gente possa construir uma nova província fortalecida na fraternidade, na missão e na alegria da nossa convivência fraterna", afirmou o missionário. 

Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., superior provincial, comenta a importância desse encontro que traz a possibilidade de refletir à luz da psicanálise da necessidade de "se recompor das nossas perdas e olhando com um olhar esperançoso e otimista para o futuro, que começamos a construir desde o dia 9 de novembro do ano passado, quando foi erigida canonicamente a Província Nossa Senhora Aparecida". 

Elisangela Cavalheiro
 Elisangela Cavalheiro


De acordo com o superior provincial, a superação da realidade desafiadora que se impõe com a nova Província depende da participação ativa de cada missionário redentorista nessa nova parte da história. 

"É certo que toda essa demanda vai requerer da nossa parte paciência histórica, dedicação, tempo, e que a gente não seja indiferente, para não deixar simplesmente que o tempo se encarregue de constituir a nova província, mas que a gente possa participar ativamente, cada um dando a sua colaboração, sua contribuição e percebendo também que as diferenças agora começam a aparecer. Todos nós temos uma procedência de uma dessas unidades, temos um histórico, temos também as nossas afeições, os traços culturais, mas o importante é que cada um se disponha a integrar, a interagir, porque isso vai enriquecer demais o nosso processo. Então, é um passo significativo, importante e para além disso tudo, o encontro dos confrades, de sentir esse corpo vivo que é a província nas suas diversas realidades", ponderou padre Marlos.

Confira algumas fotos do encontro: 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...