Notícias

Governo Geral Redentorista se reúne com o Papa Francisco no Vaticano

Pontífice celebrou o aniversário de Aprovação Papal da Congregação e pediu atenção especial às vocações

Escrito por Mário Pereira

27 FEV 2023 - 10H57 (Atualizada em 27 FEV 2023 - 20H03)

Vatican News

A Congregação do Santíssimo Redentor celebrou no último sábado, dia 25 de fevereiro, o aniversário de 274 anos da Aprovação Papal de suas constituições.

Nesta data especial, o Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, Superior Geral reuniu-se com o Papa Francisco, na biblioteca pessoal do Santo Padre. Participaram da audiência privada o Conselho Geral, juntamente com o Secretário Geral, Procurador Geral, Postulador Geral e Vice-Economista Geral da Congregação. 

Leia MaisAprovação pontifícia impulsionou desenvolvimento da Congregação Redentorista

O Papa Francisco saudou pessoalmente os presentes à porta da sua biblioteca, dando as boas-vindas. 

Em nome da Cúria e da Congregação, Pe. Rogério Gomes dirigiu-se ao Santo Padre, agradecendo-lhe por sua mensagem à Congregação na Audiência, em outubro de 2022, para o XXVI Capítulo Geral.

O Superior Geral Redentorista garantiu que os missionários levam a mensagem do Papa a sério, para "saírem constantemente das zonas de conforto e chegarem às periferias com a Boa Nova da Redenção".

Vatican News
Vatican News
Encontro celebrou os 274 anos da Aprovação Papal das constituições da Congregação Redentorista


Pe. Rogério também agradeceu ao Pontífice por ter concedido à Academia Alfonsiana o Estatuto Pontifício, ao qual o Santo Padre gentilmente aceitou.

O Papa Francisco tomou nota da data em que se comemora a aprovação das constituições da Congregação Redentorista, realizada em 1749, pelo Papa Bento XIV. O Santo Padre falou de sua própria admiração pelo Papa Bento XIV como um advogado canônico e moralista muito sábio, como também um papa muito humano, sempre em contato com a luta das pessoas.

Pedido sobre as vocações

A conversa teve sequência, com o pedido do Pontífice sobre o número de Redentoristas no mundo e o número de vocações. O Pe. Rogério passou as estatísticas, destacando que a Congregação tem cerca de 800 jovens postulantes, candidatos, noviços e estudantes de Filosofia e Teologia.

O Papa Francisco quis saber de quais partes do mundo eram essas vocações, no que o Superior Geral enfatizou o aumento das vocações na Ásia e na África, como o número constante na América Latina. Ele também falou sobre a queda crítica das vocações na Europa e na América do Norte.

Vatican News
Vatican News
Papa abençoou uma imagem de Santo Afonso, feita por um brasileiro de Tietê (SP)


O Papa falou sobre a importância de promover vocações ao modo de vida redentorista e que isso deve ser assumido com urgência. Ele também insistiu que “devemos prestar muita atenção à qualidade das vocações e não à quantidade”.

O Santo Padre insistiu para que seja feita uma triagem de todas as vocações e deu alguns exemplos de seminários onde havia grandes problemas morais entre os seminaristas. Por fim, voltou a reiterar a necessidade de cuidar da promoção vocacional e do cuidado do caminho com os formandos.

Pe. Rogério explicou ao Santo Padre os trabalhos do Conselho Geral sobre os Documentos Capitulares, Mensagem e Reflexão sobre a Identidade, Missão, Vida Consagrada, Formação e Liderança da Congregação.

O Superior Geral ainda partilhou com o Papa os esforços do Conselho Geral para acompanhar todos os formandos, com encontros online nos próximos meses, aos quais o Pontífice ficou extremamente satisfeito por observar este aspecto da missão Redentorista.

Vatican News
Vatican News
Vocações e estatísticas dos Redentoristas foram temas do encontro


Missão em Santuários

Pe. Rogério também compartilhou com o Santo Padre sobre a missão dos Redentoristas em nossos Santuários, especialmente no Santuário Nacional de Aparecida, no Brasil. O Santo Padre disse ter boas lembranças de sua visita a Aparecida.

Por fim, Francisco agradeceu ao Superior Geral Redentorista e ao Conselho pela visita, pediu orações pelo seu ministério e exortou os consagrados a prosseguirem com coragem a missão de liderança que foi confiada para a Congregação e para a Igreja em geral, neste tempo de sinodalidade.

O Papa convidou os presentes a rezar com ele a Ave Maria, invocando a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e concluiu dando a Bênção Apostólica. Ele conduziu os Redentoristas até a porta e mais uma vez cumprimentou cada um pessoalmente na porta de sua biblioteca, no Palácio Apostólico do Vaticano.

*Com informações do Pe. Joseph Ivel Mendanha, C.Ss.R, Consultor Geral Redentorista

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...