A Congregação do Santíssimo Redentor celebrou no último sábado, dia 25 de fevereiro, o aniversário de 274 anos da Aprovação Papal de suas constituições.
Nesta data especial, o Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, Superior Geral reuniu-se com o Papa Francisco, na biblioteca pessoal do Santo Padre. Participaram da audiência privada o Conselho Geral, juntamente com o Secretário Geral, Procurador Geral, Postulador Geral e Vice-Economista Geral da Congregação.
Leia MaisAprovação pontifícia impulsionou desenvolvimento da Congregação RedentoristaO Papa Francisco saudou pessoalmente os presentes à porta da sua biblioteca, dando as boas-vindas.
Em nome da Cúria e da Congregação, Pe. Rogério Gomes dirigiu-se ao Santo Padre, agradecendo-lhe por sua mensagem à Congregação na Audiência, em outubro de 2022, para o XXVI Capítulo Geral.
O Superior Geral Redentorista garantiu que os missionários levam a mensagem do Papa a sério, para "saírem constantemente das zonas de conforto e chegarem às periferias com a Boa Nova da Redenção".
Pe. Rogério também agradeceu ao Pontífice por ter concedido à Academia Alfonsiana o Estatuto Pontifício, ao qual o Santo Padre gentilmente aceitou.
O Papa Francisco tomou nota da data em que se comemora a aprovação das constituições da Congregação Redentorista, realizada em 1749, pelo Papa Bento XIV. O Santo Padre falou de sua própria admiração pelo Papa Bento XIV como um advogado canônico e moralista muito sábio, como também um papa muito humano, sempre em contato com a luta das pessoas.
Pedido sobre as vocações
A conversa teve sequência, com o pedido do Pontífice sobre o número de Redentoristas no mundo e o número de vocações. O Pe. Rogério passou as estatísticas, destacando que a Congregação tem cerca de 800 jovens postulantes, candidatos, noviços e estudantes de Filosofia e Teologia.
O Papa Francisco quis saber de quais partes do mundo eram essas vocações, no que o Superior Geral enfatizou o aumento das vocações na Ásia e na África, como o número constante na América Latina. Ele também falou sobre a queda crítica das vocações na Europa e na América do Norte.
O Papa falou sobre a importância de promover vocações ao modo de vida redentorista e que isso deve ser assumido com urgência. Ele também insistiu que “devemos prestar muita atenção à qualidade das vocações e não à quantidade”.
O Santo Padre insistiu para que seja feita uma triagem de todas as vocações e deu alguns exemplos de seminários onde havia grandes problemas morais entre os seminaristas. Por fim, voltou a reiterar a necessidade de cuidar da promoção vocacional e do cuidado do caminho com os formandos.
Pe. Rogério explicou ao Santo Padre os trabalhos do Conselho Geral sobre os Documentos Capitulares, Mensagem e Reflexão sobre a Identidade, Missão, Vida Consagrada, Formação e Liderança da Congregação.
O Superior Geral ainda partilhou com o Papa os esforços do Conselho Geral para acompanhar todos os formandos, com encontros online nos próximos meses, aos quais o Pontífice ficou extremamente satisfeito por observar este aspecto da missão Redentorista.
Missão em Santuários
Pe. Rogério também compartilhou com o Santo Padre sobre a missão dos Redentoristas em nossos Santuários, especialmente no Santuário Nacional de Aparecida, no Brasil. O Santo Padre disse ter boas lembranças de sua visita a Aparecida.
Por fim, Francisco agradeceu ao Superior Geral Redentorista e ao Conselho pela visita, pediu orações pelo seu ministério e exortou os consagrados a prosseguirem com coragem a missão de liderança que foi confiada para a Congregação e para a Igreja em geral, neste tempo de sinodalidade.
O Papa convidou os presentes a rezar com ele a Ave Maria, invocando a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e concluiu dando a Bênção Apostólica. Ele conduziu os Redentoristas até a porta e mais uma vez cumprimentou cada um pessoalmente na porta de sua biblioteca, no Palácio Apostólico do Vaticano.
*Com informações do Pe. Joseph Ivel Mendanha, C.Ss.R, Consultor Geral Redentorista
Fonte: Scala News
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.