Notícias

Novenário ao Bom Jesus da Lapa chega ao fim com reflexão sobre Santo Afonso

Celebrações que antecedem a Romaria de 2024 destacaram o Ano da Oração

Escrito por Mário Pereira

03 AGO 2024 - 15H13 (Atualizada em 06 AGO 2024 - 02H06)

Luiz Oliveira/A12

A “Capital Baiana da Fé” vive seus dias de festa em celebração ao seu Patrono: Bom Jesus da Lapa. A cidade acolhe os milhares de romeiros, que são conhecidos, além do tradicional chapéu forrado com pano branco e fita verde, por cantar seus benditos, as músicas temáticas e por manter viva as tradições passadas por várias gerações.

Na “Igreja de Pedra e Luz” eles são recebidos pelos missionários redentoristas, que administram há quase 70 anos o Santuário da Lapa. Os filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório carregam consigo o desejo do pai fundador, que sempre pregou pelo trabalho próximo ao povo mais humilde.

O bispo redentorista de Barra (BA), Dom João Batista Alves do Nascimento, destaca a relação dos missionários redentoristas com a devoção em Bom Jesus da Lapa (BA):

“O trabalho dos missionários redentoristas encaixou como uma luva. Santo Afonso pensou justamente em trabalhar com as pessoas simples, humildes, com os pobres e com a expressão de igreja popular, em uma linguagem popular. Na Lapa as pessoas sempre encontram uma igreja aberta, com celebrações bem preparadas e prazerosas de se trabalhar”.

Uelder Negrão
Uelder Negrão
Romeiros do Bom Jesus da Lapa em celebração na esplanada do Santuário


Novenário

Reitor do Santuário até 2023, Dom João Batista é o atual bispo de Barra (BA) e retornou a Bom Jesus neste final de semana, como pregador do 7º dia do Novenário ao Bom Jesus.

No 7º dia do Novenário, o tema refletido foi "A Oração e a Espiritualidade Cristã (Jo 52, 1-10)". Em entrevista ao Portal A12, o bispo redentorista comentou sobre a pregação deste sábado (3): 

"Sem a oração nós não podemos manter uma relação de amor e amizade com Deus. A oração é a elouquência da nossa fé. A oração é o que nos coloca em pé e é por ela que vamos produzir bons frutos. Estaremos ali, unidos com Nosso Senhor. Portanto, não deixe de rezar. Assim Jesus nos pediu, que nós rezássemos sempre, porque é pela oração que nós vamos alcançar o céu".

Dom João Batista Alves do Nascimento também foi o pregador do 8º dia do Novenário, neste domingo (4). Dessa vez, os romeiros do Bom Jesus da Lapa refletiram sobre o tema: "As condições da oração! (MT 6, 6-7)". O bispo de Barra reforçou a importância de respeitarmos os nossos momentos de silêncio e intimidade com Deus:

"Outra condição especial para a vida de oração: romper com o exibicionismo. Oração não é para ficarmos nos exibindo, não é para você ficar mostrando para as pessoas que você reza. Essa oração não tem sentido, isso é teatro, é fantasia. Você está querendo enganar você, os outros e Deus você não vai enganar. Então, oração não é para se exibir. É uma relação de intimidade e de amor sua com Deus".

Luiz Oliveira/A12
Luiz Oliveira/A12
Romeiros acompanharam fielmente as celebrações em preparação à Romaria de 2024


O Novenário foi encerrado nesta segunda-feira (6), com pregação de Dom Francisco de Assis Gabriel, bispo redentorista de Campo Maior (PI). Ele trouxe uma reflexão sobre o tema: “A oração promove a fraternidade com os irmãos! (MC 6, 30-56), enfatizando a importância de Santo Afonso Maria de Ligório e do livro “A Oração”:

“A oração encurta caminho para a graça de Deus e nos faz alcançar o céu, isso é o livro ‘A Oração’. Em síntese, nesta última noite do Novenário ao Bom Jesus, eu tratei da oração conforme Santo Afonso, em três partes: oração como necessidade, oração como direito e oração como justiça. Necessidade nós temos de rezar, a minha alma tem sede de Deus. Depois, como direito, porque Jesus que nos ensinou que podemos chamar Deus de Pai. E também como justiça, porque está escrito que ‘quem pede, recebe’. Então nós devemos cada vez mais aprender a rezar”.

Nesta terça-feira (6), dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, acontece no Santuário da Lapa, às 7h, a Missa Solene, presidida por Dom Rubival Cabral Britto, Bispo de Bom Jesus da Lapa. No período da tarde, às 17h, acontece a procissão, saindo da Catedral de Nossa Senhora do Carmo para o Santuário. Na sequência, às 17h30, com transmissão ao vivo da TV Aparecida, será realizada a celebração de encerramento da Festa do Bom Jesus.

Cobertura da Rede Aparecida de Comunicação

O Novenário e a Festa do Bom Jesus da Lapa de 2024 recebe, mais uma vez, a cobertura da Rede Aparecida de Comunicação.

A TV Aparecida, além de transmitir todos os dias do Novenário e a Festa do titular da Igreja de Pedra e Luz, leva, por meio da equipe de jornalismo, boletins com as principais informações de Bom Jesus.

Do mesmo modo, o Portal A12, pelo segundo ano consecutivo em terras lapenses, leva informações em tempo real do Tríduo (últimos três dias do Novenário), das celebrações da Festa do Bom Jesus, e de toda a movimentação em torno do Santuário de Pedra e Luz, pelas redes sociais do A12 e dos Missionários Redentoristas.

.:: Acesse o YouTube dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...