A igreja de Santa Cruz em Araraquara, no interior de São Paulo, realiza neste mês a festa em honra de sua titular, a Santa Cruz, em virtude da festa litúrgica que a Igreja Católica comemora no próximo dia 14 de setembro.
As festividades bastante tradicionais nesta igreja centenária, que é administrada pelos Missionários Redentoristas, lembra Cristo Jesus, que morreu na cruz, para a salvação da humanidade. Neste ano, a igreja traz o tema “Santa Cruz, luz e esperança para nossa vida!”, para marcar de forma especial as reflexões do novenário e da festa em honra da Santa Cruz.
Sob a responsabilidade dos Missionários Redentoristas, a igreja Santa Cruz, é a primeira comunidade redentorista constituída no interior de São Paulo. Essa história remonta ao dia 21 de setembro de 1920 quando chegaram os primeiros missionários para assumir o trabalho pastoral da igreja.
A festividade teve início no dia 05 de setembro, com Novena e Missa Festiva, sempre às 19h30, trazendo a cada dia um tema especial para a vivência da espiritualidade dos fiéis.
Padre Nelson Linhares, atual reitor da igreja Santa Cruz, explica que o tema da festividade quer refletir sobre o sentido da mensagem da cruz, que não deve ser entendida como “imagem de sofrimento, dor, dificuldade, tribulação, angústia. Sempre coisas muito ruins”. Isso porque a cruz se torna santa e o nosso sofrimento se torna santo “quando ele é vivido com Jesus! Porque Jesus ao assumir a cruz venceu a morte, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, ou seja, a cruz não foi um caminho de destruição de Jesus, mas um caminho de passagem para a sua ressurreição e sua vitória final”, assinala o reitor.
Para o reitor, a vitória de Cristo pertence a todos e “não podemos fazer da cruz um instrumento de destruição da nossa vida. Pelo contrário, todo sofrimento vivido com Jesus, na fé e no amor, se tornem instrumentos de crescimento e experiência de vida nova”, completa padre Nelson.
Programação:
No domingo (14), quando será comemorada a festa litúrgica, a programação tem início às 7h, com Missa Comunitária e no período da tarde, às 18h30, os fiéis são convidados a acompanhar a Missa Solene da Festa de Santa Cruz, presidida pelo bispo da Diocese de São Carlos, dom Luiz Carlos Dias, e concelebrada pelos missionários redentoristas. Durante o dia, a partir das 9h, barraquinhas tradicionais e o famoso Bolo de Pote da Santa Cruz podem ser apreciados pelos fiéis e visitantes.
Assista ao vivo: acompanhe ao vivo, as celebrações do novenário e Missa Solene no dia 14, nos canais Facebook e YouTube da igreja Santa Cruz e também a cobertura no Instagram.
História: a festa em honra da Santa Cruz está ligada à edificação das Basílicas em Jerusalém e teve sua primeira celebração no ano 335. Essas Basílicas foram construídas sobre o calvário (Gólgota) e sobre o túmulo de Jesus, lugar de sua ressurreição.
Leia mais: O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.