No dia 24 de abril deste ano, o Papa Francisco autorizou a Sagrada Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os decretos relativos ao martírio dos Servos de Deus Vincenzo Nicasio Renuncio Toribio e 11 Companheiros, todos da Congregação do Santíssimo Redentor, assassinados por ódio à Fé, em Madri, na Espanha, no ano de 1936.
Com o decreto do martírio publicado o caminho ficou aberto para a cerimônia de beatificação que acontece neste sábado, dia 22 de outubro.
Os 12 missionários - seis padres e seis irmãos - membros das Comunidades Redentoristas do Perpétuo Socorro e de São Miguel Arcanjo, em Madri, foram assassinados entre 20 de julho e 7 de novembro de 1936, no início da sangrenta perseguição ocorrida na Espanha até 1939.
A cerimônia de beatificação acontecerá na Catedral de Almudena, em Madri, tendo como presidente o Cardeal Prefeito da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, Dom Marcello Semeraro.
O processo de beatificação
Uma vida repleta de virtudes heroicas, exemplos de fé e devoção a Deus é o que se exige para que alguém seja decretado como beato ou santo da Igreja. Por isso, a causa de canonização de alguém normalmente leva tempo e depende de inúmeras circunstâncias legais,
Cabe à Congregação para as Causas dos Santos o encargo de "regular o exercício do culto divino e de estudar as causas dos santos". Por meio desse "ministério da santidade", como às vezes a sagrada Congregação é chamada, é que passam aqueles que são candidatos à canonização. No entanto, a palavra final sempre é do Papa, o único com poder para decretar, de fato, a santidade.
Com o processo de canonização, do qual a beatificação é o passo mais decisivo, e que segue fases distintas, a Igreja busca estabelecer "exemplos de vida" mais próximos dos cristãos contemporâneos como forma de também estimulá-los à santidade.
Para a Proclamação de “Beato”, é necessário a comprovação da ocorrência de um milagre autêntico, como a cura instantânea ou muito rápida, perfeita, duradoura e preternatural – que a ciência não pode explicar, pela sua intercessão. Desta forma comprova-se, por via sobrenatural, a heroicidade das virtudes vividas pela pessoa que está em processo de beatificação.
Para os mártires, como é o caso dos Missionários Redentoristas de Madri, não se exige nenhum milagre e o processo é mais simples, bastando que haja comprovação de que eles morreram pela Fé. O derramamento de seu sangue vale por muitos milagres!
No ato solene da beatificação, o Papa, através de seu legado, declara como inscrito no catálogo dos bem-aventurados o indivíduo falecido, limitando sua veneração pública a lugares específicos, diferentemente do culto irrestrito que se concede aos santos.
A santidade, como tantos outros temas relacionados com a religião e com a vida da Igreja, só se compreende a partir da fé.
Vocação à santidade
Qualquer pessoa pode ser canonizada, independentemente de sua origem, condição social ou raça. É preciso, porém, que tenha tido uma vida de santidade, que tenha vivido as virtudes cristãs de um modo heroico e que não haja nenhum obstáculo insuperável em sua caminhada e vivência como cristão.
Teologicamente falando, o processo de beatificação, que depois mira a canonização da pessoa, busca garantir que não exista risco de erro sobre a pessoa que está nos céus, ou seja, a beatificação ou canonização de alguém é um processo definitivo, por isso, é necessário que haja garantias de sua exatidão, pois ao beatificar ou canonizar uma pessoa, o Papa exerce a sua infalibilidade. E isso é um fato da fé!
Existem muitos santos e santas junto de Deus que não foram e talvez nunca serão canonizados. Eles fazem parte da “comunhão dos santos” ou da Igreja Triunfante. Nos que são beatificados ou canonizados, Deus quer mostrar alguns santos como modelo e exemplo, com sua mensagem e como instrumentos especiais pela sua intercessão. Aqueles que foram canonizados servem de incentivo e estímulo, contribuindo para fortalecer e aumentar a união existente entre a Igreja Triunfante e a Igreja Peregrina que somos todos nós.
Beatos mártires redentoristas, rogai por nós!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.