Notícias

Missa solene celebra os 100 anos da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Papa Pio IX entregou o ícone aos Missionários Redentoristas e a missão de propagar este título de Nossa Senhora

Escrito por Lais Silva

11 JUL 2022 - 12H06 (Atualizada em 18 JAN 2023 - 16H24)

Rian Torres

Nesta segunda-feira, 11 de julho, a tradicional Novena de Nossa Senhora do Perpétuo completa 100 anos. E no Santuário Nacional, a Santa Missa das 9h no Altar Central celebrou esta data.Leia Mais100 anos da Novena Perpétua: reze à Mãe do Perpétuo Socorro Oração a Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA Novena Perpétua e os santuários de devoção ao Perpétuo Socorro

A Missa foi presidida pelo Superior Provincial da Província de São Paulo, Padre Marlos Aurélio. Também participaram da celebração Dom Joércio Gonçalves, o reitor do Santuário Nacional, pe. Eduardo Catalfo, o Ecônomo, Pe. Luiz Cláudio Alves Macedo, o ecônomo-adjunto, Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, além de outros Missionários Redentoristas e Padres Diocesanos que concelebraram a Eucaristia.

Padre Marlos Aurélio, iniciou sua homilia falando sobre a história de Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a missão que os Missionários Redentoristas receberam do Papa Pio IX.

“Esta é uma data muito significativa para nós Missionários Redentoristas, porque no dia 11 de julho de 1922, na cidade de São Luís, nos Estados Unidos, deu início a novena dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pelos Missionários Norte-Americanos, e é obvio que esta novena se insere dentro daquele mandato que a Congregação Redentorista recebeu do Papa Pio IX, no ano de 1866: “Fazei-a conhecida em todo mundo”. E a novena Perpétua à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro torna-se esse espaço, este momento privilegiado de conhecermos essa devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sermos evangelizados”.

Ainda em sua reflexão, Pe. Marlos explicou o ícone recebido pelos Redentoristas é da cultura bizantina e destacou que, na concepção oriental, o ícone é uma janela que aponta para o céu, uma janela que nos permite entrever antecipadamente aquilo que vai ser a nossa vida junto de Deus.

Rian Torres
Rian Torres


“Por isso esse ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é de uma espiritualidade simplesmente Mariana, mas é de uma Cristologia Mariológica. Embora a figura maior do ícone do quadro seja Maria, o centro de toda espiritualidade é Jesus, o Redentor e é ele verdadeiramente o nosso Perpétuo Socorro. É ele que é sustentado, apoiado em um dos braços de Maria, mas o outro nós temos ela apontando para Ele como o caminho, uma verdade, como a vida para todos nós. Maria nos introduz, Maria nos acompanha, Maria grande pedagoga deste mistério da Redenção”.

Terminando sua reflexão, o Missionário Redentorista enfatizou a importância que Maria tem para os cristãos católicos e o quanto podemos aprender com Ela:

“Está mais do que claro o quanto Maria é importante para nós. A Sagrada Escritura atesta isso, a tradição da Igreja ao longo de 2000 anos atesta isso. Vamos cada vez mais aprender de Maria como ser discípulos de seu filho Jesus”.

Assista a Missa Solene em em comemoração aos 100 anos da Novena Perpétua


Monumento dedicado à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Rian Torres
Rian Torres


O Papa Pio IX entregou aos Missionários Redentoristas o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em 1866, e junto do ícone, deixou a missão para que os redentoristas levassem para o mundo todo a devoção a esse título de Nossa Senhora.

Para celebrar os 100 anos da Novena Perpétua, o Santuário Nacional inaugurou nesta segunda-feira, 11 de julho, um monumento de devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O padre Superior Provincial da Província de São Paulo, Padre Marlos Aurélio, que presidiu a celebração em comemoração ao marco de 100 anos da novena, destacou a inauguração do monumento no Santuário Nacional, que é o maior Santuário Mariano do mundo:

“Aqui é um Santuário Nacional, um Santuário Mariano, por isso mesmo temos uma imagem de Nossa Senhora de Fátima de quando celebramos 100 anos de suas aparições, temos agora esse momento à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tudo isso para indicar que Maria sobre tantos nomes, tantos títulos, é sempre a mesma, a mãe de Jesus, a mulher de Nazaré, a mãe da igreja, a nossa mãe, que jamais vai nos fazer longe e distantes de seu filho Jesus. Pelo contrário, ela vai também dar o seu colo, sua atenção a nós, queremos participar da Salvação, da Redenção que seu filho Jesus vem nos comunicar, por isso deixemo-nos sempre tocar, deixemo-nos sempre inspirar, pelo exemplo de Maria, a Senhora Aparecida, a Mãe do Perpétuo Socorro, a mulher de Nazaré”.

O monumento está localizado ao lado da Fachada Sul, em frente ao Bondinho do Santuário Nacional, e os devotos que visitarem a Casa da Mãe podem ter um momento de oração e devoção em frente à imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

:: Assista a live da celebração de inauguração do Monumento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...