Notícias

Missionário Redentorista é nomeado como Bispo de Eparquia na Ucrânia

Igreja ucraniana tem uma forte presença em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

25 OUT 2024 - 17H20 (Atualizada em 25 OUT 2024 - 17H40)

Scala News

O sínodo dos bispos da Igreja greco-católica ucraniana aceitou a renúncia ao governo pastoral da eparquia de Sokal-Zhovkya dos ucranianos, apresentada pelo bispo Dom Mykhaylo Koltun, C.Ss.R., escolhendo o bispo auxiliar da mesma eparquia Dom Petro Loza, C.Ss.R., como titularLeia MaisConheça os Missionários Redentoristas Ucranianos do CanadáBispo Redentorista da Ucrânia é nomeado Cardeal pelo Papa Francisco

Na terminologia das circunscrições eclesiásticas das igrejas de rito oriental, uma eparquia é o correspondente a uma diocese na Igreja católica romana.

A Ucrânia é um país da Europa do Leste, que atualmente está enfrentando um triste conflito com a Rússia. Numa área de mais ou menos 600 mil km², quase o tamanho do Estado de São Paulo, vive uma população de mais ou menos 38 milhões de habitantes. Sua capital, Kiev, a maior cidade do país, tem por volta de 2,6 milhões de habitantes.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é uma Igreja Oriental Católica que tem a sua sede na capital da Ucrânia. Ela segue o rito litúrgico bizantino e envolve cerca de 10 milhões de fiéis, dos quais metade vive na Ucrânia. Atualmente a Igreja se organiza em 29 Eparquias, 3.646 Paróquias, 5 Seminários, 115 Mosteiros, 2.424 Padres e 1.296 Monges. Uma das eparquias é agora administrada pastoralmente por Dom Petro Loza, C.Ss.R.

A Igreja ucraniana tem uma forte presença em outros países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde existem também bispos redentoristas ucranianos e também no Brasil com os descendentes dos imigrantes originais concentrados, sobretudo, nos estados de Santa Catarina e Paraná, onde existe uma metropolita ou Archieparquia dedicada a São João Batista, com sede em Curitiba (PR).

Mesmo seguindo o rito bizantino ela faz parte da comunhão da Igreja Católica. Isso explica o fato de haver na Ucrânia uma Província Redentorista que, inclusive, já deu vários beatos mártires para a Igreja.

Conhecendo o novo bispo

Dom Petro Loza nasceu em 3 de junho de 1979, em Kolodenstsi, na região de Lviv, onde está a sede da Província Redentorista. Em 1997 entrou para a Congregação Redentorista, emitindo os votos perpétuos em 2003. Iniciou sua formação sacerdotal em Lviv, sendo ordenado em 26 de agosto de 2007.

Depois de ordenado sacerdote iniciou sua caminhada pastoral, sendo vigário paroquial em Vinnytsa, administrador paroquial em Hnizdychiv-Kohavyno, conselheiro provincial, entre 2011 e 2014, administrador paroquial em Chernihiv, na paróquia São Pedro e São Paulo, sendo, ao mesmo tempo, capelão das prisões na mesma cidade entre 2014 e 2018.

Eleito bispo auxiliar da Eparquia de Sokal-zhovkva em 12 de abril de 2018, recebeu a ordenação em 12 de junho seguinte. E agora torna-se o bispo titular da mesma eparquia, que se liga com a archieparquia de Liev, capital do país.

.:: Conheça os beatos redentoristas ucranianos ::.

Fonte: Tradução livre do site Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...