Faleceu na manhã desta quinta-feira (15), aos 93 anos, o missionário redentorista Pe. Victor Hugo Lapenta. Ele passou por uma cirurgia e estava hospitalizado. A informação foi confirmada pelo Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.
O velório do Pe. Victor Hugo será realizado nesta quinta-feira (15), a partir das 16h, no Convento do Santuário Nacional. Na sexta-feira (16), às 9h, será realizada a Missa de corpo presente, no Santuário Nacional. O sepultamento acontecerá em seguida, no cemitério Santa Rita, em Aparecida–SP.
Nascido em Itápolis–SP, no dia 29 de setembro de 1930, Pe. Victor Hugo é o primogênito de quatro irmãos, filhos de Victor Lapenta e Nair Silveira Lapenta. Ele contava que o desejo de ser padre nasceu “quase junto a ele”. Seus primeiros anúncios sobre a vocação sacerdotal começaram a ser anunciados ainda na infância, por volta dos 7 anos.
O grande encontro do Pe. Victor Hugo com a Congregação do Santíssimo Redentor aconteceu por meio de uma missão redentorista, em sua cidade natal. Por lá estiveram três missionários e, entre eles, o Pe. Vítor Coelho de Almeida, que informou ao pequeno Victor Hugo, com apenas 9 anos, que eles voltariam em outro momento buscá-lo.
Dois anos depois, em 1942, ele entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida–SP. Fez o Noviciado em 1949, na cidade de Pindamonhangaba–SP, e professou os primeiros votos na Congregação Redentorista em 1950. Estudou Filosofia e Teologia em Tietê–SP, onde também fez os Votos Perpétuos, em 1953, na Igreja Santa Teresinha. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 10 de julho de 1955, tendo como Bispo Ordenante Dom Antônio Ferreira de Macedo, C.Ss.R., bispo Auxiliar de São Paulo–SP.
Começou sua vida apostólica como professor no Seminário São José, em Campinas, Goiânia–GO. Em 1957, foi nomeado Vigário Paroquial em Aparecida–SP. Em 1958, foi transferido para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida, como professor.
De 1967 a 1969, residiu em Roma, onde cursou Pedagogia, no Pontifício Ateneu Salesiano. No ano de 1969 cursou de Psicologia no Institute de Psychologie, em Louvain, na Bélgica, no mesmo ano, realizou um curso de extensão em Civilização e Língua Portuguesa em Lisboa, Portugal, e regressou ao Brasil no final daquele ano.
Em 1970, foi professor/formador na etapa da Teologia no Seminário Alfonsianum, em São Paulo–SP. Em 1973 e 1974, lecionou no Instituto de Psicologia dos Salesianos. Exerceu por diversas vezes o cargo de Superior de Comunidade. Era um homem zeloso, atento aos confrades e apaixonado pela Congregação Redentorista.
Em 1975, foi transferido para o Jardim Paulistano, em São Paulo–SP, como Mestre de Noviços. Em 1976, morou na Comunidade Provincial da Avenida Angélica, em São Paulo, como coordenador da Pastoral da Província. Nesse período, foi professor no ITESP e no Seminário Bom Jesus, em Aparecida–SP.
Em dezembro de 1977, formou-se na Escola Superior de Psicanálise “Sigmund Freud”, em São Paulo. Em 1979, foi transferido para a Comunidade de Pesquisas Religiosas, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, na qual se dedicou ao magistério da psicologia, cursos e psicoterapia.
Nos anos de 1997 a 1999, passou a residir no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, como Coordenador do Centro de Espiritualidade Redentorista (CERESP). Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e membro do Secretariado Geral de Espiritualidade da Congregação (1997/98).
Do ano de 2000 a 2013, passou a residir na Comunidade Padre Gebardo (Convento Velho), prosseguindo com seu trabalho de atendimento psicológico a quem o procurasse. Foi membro e coordenador da Comissão do Patrimônio Histórico, tanto da Congregação com da Arquidiocese de Aparecida.
A partir de 2014 até o dia 10 de janeiro de 2024, residiu na Comunidade das Comunicações, em Aparecida, colaborando com o Conselho Editorial da Editora Santuário, realizando atendimento psicológico e compondo a equipe de coordenação dos Bens Culturais da Arquidiocese de Aparecida.
No dia 11 de janeiro do presente ano, nosso Confrade teve um mal súbito e foi internado na Santa Casa de Aparecida para avaliação médica. Diante de sua idade avançada e enfraquecimento de suas forças, no dia 15 de janeiro, foi encaminhado para a Comunidade Irmão Bento, no Potim–SP, para ser acompanhado e cuidado pela equipe de enfermagem. No dia 12 de fevereiro, sofreu uma queda dentro do seu quatro e fraturou o fêmur, sendo hospitalizado no Hospital Frei Galvão para a realização da cirurgia e permaneceu internado para sua convalescença.
Tendo cumprido sua missão como discípulo fiel de Cristo e seguidor de Santo Afonso, retornou para a Casa do Pai às 8h40, do dia 15 de fevereiro de 2024, por insuficiência respiratória no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá–SP.
Ele sempre foi um homem que cultivou o hábito da leitura, atento aos sinais dos tempos, e muito crítico! Era uma prodigiosa memória histórica e esclarecia sobre os fatos e acontecimentos relativos à vida redentorista!
Pe. Victor Hugo tinha 93 anos, 74 anos de profissão religiosa e 69 anos de sacerdócio.
Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz. Amém!
O poder da oração para seu discernimento vocacional
Sem a prática da oração, é impossível entender e responder o chamado de Deus. Vamos rezar!
Saiba quem foi o cardeal redentorista chamado de "Papa Vermelho"
Missionário foi um grande impulsionador dos documentos programáticos sobre as missões publicados pelos papas Bento XV e Pio XI. Saiba mais!
Siga esses 9 passos para decidir sua vocação
Dicas práticas que você pode seguir para descobrir e decidir o caminho a ser trilhado. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.