O culto ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem uma história que conta com um período de esquecimento e de restauração, na qual os Missionários Redentoristas tiveram um papel determinante.
A história do ícone se entrelaça com a Congregação Redentorista no dia 26 de abril de 1866, quando numa procissão comovente, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado na igreja de Santo Afonso e pode então ser novamente venerado publicamente. Papa Pio IX entregou ali o quadro à veneração na igreja dirigida pelos Missionários Redentoristas e fez um pedido que se tornou um compromisso permanente: "Façam-na conhecida no mundo inteiro".
A história do ícone tem origem na pequena ilha de Creta, na Grécia, e é cheia de mistérios e até se parece em algum momentos com um filme de aventura. Ela envolve um roubo, uma tormenta em alto mar, uma mensagem de Nossa Senhora a uma criança, tempos de veneração, de esquecimento e até uma guerra até chegar às mãos da Congregação do Santíssimo Redentor.
:: Leia aqui sobre a história do ícone roubado, perdido, esquecido, mas que ganhou o mundo
O que está representado no ícone?
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone bizantino antigo que representa a Virgem da Paixão como o Menino Jesus nos braços. Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos, e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística.
Ele fica exposto na Igreja de Santo Afonso localizada na Via Merulana e é considerado um ícone mariano com rico simbolismo de formas e cores. Ele é uma pintura em madeira, com 54 centímetros de altura por 41,5 de largura.
Na atualidade, uma marca dessa devoção são as Novenas Perpétuas realizadas em todas as comunidades redentoristas e que tiveram o seu início em 1922, no Missouri, Estados Unidos.
A mensagem do ícone
Ícone é o nome dado a uma pintura que, não sendo apenas um quadro ou uma obra de arte, é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração. O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos.
A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Por causa do movimento brusco desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apóia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.
A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho.
:: Infográfico | Entenda a simbologia do ícone
:: Saiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro
Veja onde encontrar uma igreja redentorista dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil:
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.