Notícias

1º dia da Novena mostra como podemos ser peregrinos da esperança com Maria

Confira a cobertura completa da Novena da Tarde em honra à Nossa Senhora Aparecida 2024, com fotos, vídeos e os momentos mais marcantes

Escrito por Mário Pereira

03 OUT 2024 - 16H50 (Atualizada em 03 OUT 2024 - 16H54)

Thiago Leon

A Novena da Tarde, presidida pelos missionários redentoristas, tradicionalmente faz parte das celebrações da Novena e Festa da Padroeira, cuja edição de 2024 teve início nesta quinta-feira (03), inspirada pelo tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”.

O Portal A12 acompanhará os momentos mais emocionantes e significativos das celebrações, trazendo atualizações com fotos, vídeos e textos exclusivos.

Todos os dias, os fiéis poderão reviver os momentos especiais da novena e da festa por meio de uma cobertura completa.

Confira!

1º dia – Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!

Com Maria aprendemos a ser formadores da esperança e a suscitar espaços de esperança

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acolheu os fiéis nesta terça-feira (3), no 1º dia da Novena da tarde. A abertura dos nove dias de reflexão em preparação para a Festa da Padroeira 2024 trouxe como tema: “Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!”.

A pregação do primeiro dia de Novena foi realizada pelo Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., que trabalha na Pastoral do Santuário Nacional. O Missionário Redentorista destacou o verbo ‘ser’ na temática da abertura da Novena:

“Que bonito iniciar uma caminhada assumindo a identidade. Somos, do verbo ‘ser’. Tudo na vida tem sentido quando a gente é. Tudo na vida ganha sentido quando a gente é. E na perspectiva bíblica, na tradição religiosa nossa, o ‘ser’ acompanha uma missão, o ‘ser’ acompanha o viver, o ‘ser’ acompanha uma missão que Deus nos confere. Então, quando nós estamos com a Mãe de Deus e dizemos que 'somos peregrinos da esperança’, nós estamos assumindo uma das características cristãs, de “sermos Peregrinos da Esperança”.

Em sua reflexão, o Pe. Jonas destacou as imagens da âncora e do coração no manto de Nossa Senhora Aparecida:

“De forma muito simbólica, no manto de Nossa Senhora, tem retratado uma âncora e um coração. Maria, na sua humildade, assumiu a sua identidade como Serva do Senhor e ancorou seu coração e toda a sua vida na vontade de Deus. No cuidado, no zelo, Deste filho de Deus. Por isso, ao assumirmos que somos peregrinos da esperança com Maria, nós queremos ancorar, um pouco mais a nossa vida, o nosso coração, no coração da esperança, que chama Jesus de Nazaré”.

Por fim, o pregador do 1º dia da Novena lembrou dos peregrinos que são impedidos de caminhar com liberdade:

“Rezando este tema, nós não podemos esquecer de tantos peregrinos e peregrinas, que não podem, ou não conseguem caminhar com liberdade. Tantos migrantes, tantos refugiados são peregrinos forçados de suas terras, por causa da violência, por causa das guerras, da fome, da pobreza. Peregrinos forçados. Diante do cuidado com a Casa Comum, que o Papa Francisco tanto nos motiva, podemos, assim, até dizer dos animais neste tempo que nós tivemos das queimadas criminosas. Animais que foram forçados a fugir dos seus habitats para poder sobreviver. Peregrinos forçados (...) Se nós somos peregrinos da esperança é porque nós temos onde repousar a cabeça. Somos acolhidos com esperança. Por isso que aqui é um local de esperança. E locais de esperança formam peregrinos da esperança".

Que Maria, como a mulher da esperança, possa nos ajudar a sermos peregrinos da esperança, formadores da esperança e suscitar espaços de esperança!


Reveja a reflexão do Pe. Jonas Luiz de Pádua no 1º dia da Novena da Tarde:

.:: Confira todas as informações sobre a Novena e Festa da Padroeira 2024 ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...