O padre redentorista Alfredo Pampalon, que viveu apenas 28 anos, é considerado o protetor das pessoas que lutam contra o vício do álcool e das drogas.
Sua fama surgiu no Canadá, onde ele nasceu, viveu e morreu. Seus restos mortais estão no Santuário de Santa Ana de Beaupré, a santa avó de Jesus, administrado por Missionários Redentoristas.
Vamos conhecer um pouco mais a história deste venerável redentorista e também uma oração para pedir a libertação dos vícios do álcool e das drogas. Confira abaixo!
Alfredo Pampalon nasceu em 24 de novembro de 1867, em Lévis (Quebec), no Canadá, sendo o nono de doze filhos. Seu pai era um construtor e empreiteiro, que trabalhava na construção de igrejas. Ao final dos estudos primários, Alfredo ingressa no Collège de Lévis, em 1876, onde faz cursos de administração. Cinco anos depois, inicia os estudos para se tornar padre, e pouco depois, em 1885, ele contrai pneumonia. Chegaram a pensar que ele iria morrer, tanto que recebeu a Unção dos Enfermos.
A recuperação de sua saúde foi atribuída à intercessão de Santa Ana, e por este motivo, o jovem Alfredo partiu em uma peregrinação, a pé, ao Santuário de Sainte-Anne-de-Beaupré para agradecer a sua cura.
Foi então que ele pediu para entrar na Congregação do Santíssimo Redentor, da qual já fazia parte o seu irmão. Ele é aceito e, em julho de 1886, parte para o noviciado redentorista em Saint-Trond, Bélgica.
Um ano depois, em 8 de setembro de 1887, ele emite os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Mas dado o estado precário de sua saúde, os superiores relutaram em recebê-lo na comunidade, porém sua piedade exemplar superava todas as objeções.
Nessa época, ele escreve à sua mãe:
“Prometo a minha boa mãe tomar-me santo. Minha confiança nela, me faz ter esperança. Por isso, eu tomo a resolução de tender sempre à perfeição. Espero guardar esta decisão. Não por minhas forças, mas pela graça de meu Salvador, e o socorro de minha querida Mãe Maria e de São José”.
Quando terminou os estudos de Filosofia e Teologia, Alfredo foi ordenado padre. Era o dia 4 de outubro de 1892. No ano seguinte, em 31 de agosto, foi nomeado para o mosteiro belga de Mons.
“Sou padre, e como tal devo ser vítima”, diz ele após sua ordenação, e ele, de fato, o será por seus sofrimentos, como uma oferenda a Deus.
De abril a setembro de 1894, ele faz um segundo noviciado em Beau Plateau, em preparação para a realização de missões e retiros paroquiais. Enquanto isso, a sua saúde continua se deteriorando e o clima belga não ajudava.
Seus superiores decidem então mandá-lo de volta ao Canadá, esperando que em seu clima nativo ele se recupere. Ele retorna em setembro de 1895 e designado para o mosteiro de Sainte-Anne-de-Beaupré, onde pode realizar tarefas simples, pregando na basílica e ouvindo confissões.
Em fevereiro de 1896, ele entra na enfermaria pela última vez, e ali fica até sua morte em 30 de setembro de 1896.
Padre Alfredo foi declarado venerável pelo Papa João Paulo II em 14 de maio de 1991.
Patrono das pessoas que lutam contra o vício do álcool e das drogas
Alfredo Pampalon é um modelo para todas as pessoas que estão sofrendo e aflitas com o vício do álcool e das drogas. Ele é o protetor consolador de quem pede sua intercessão.
São muitos os testemunhos, principalmente de jovens, de cura física e espiritual atribuída à intercessão do Padre Alfredo Pampalon no Santuário de Santa Ana, diante de sua tumba.
Oração ao venerável Alfredo Pampalon
para pedir a libertação dos vícios do álcool e das drogas
“Caro padre Alfredo, ouça meu grito e venha em meu auxílio. Obtenha para mim os favores que desejo. Você é conhecido como o protetor de pessoas que sofrem no corpo, na mente e no espírito.
Você mostra compaixão especial pelos alcoólatras e viciados em drogas. Você libertou tantas pessoas de suas dependências. Liberte-me também, eu imploro, querido padre Alfredo, e liberte aquelas pessoas que eu recomendo a você, especialmente membros de minha família.
Venho a você com confiança. Rezo por mim e por todos aqueles que me são queridos. Venha também em auxílio da Igreja e do mundo inteiro. Amém!”
.:: Oração de São Geraldo pelos doentes
Fonte: Com tradução site do Santuário de Santa Ana, província canadense e belga.
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.