O Presépio constitui um dos símbolos mais importantes do Natal. A primeira representação do nascimento de Jesus surgiu com São Francisco de Assis que, por volta do ano 1220, montou, pela primeira vez, um presépio com animais vivos e peças de argila.
O irmão redentorista José Mauro Maciel lembra que o presépio é uma recordação do despojamento de Jesus, que mesmo sendo Filho de Deus “abriu mão do uso de seu poder e divindade” para morar entre os humanos e ensinar o que é realmente necessário para ser feliz.
“O presépio nos mostra que o desapego é necessário para a conscientização daquilo que é de mais precioso e sagrado: a vida! Ela é dom Deus e a missão dos humanos é experienciá-la na justiça, na fraternidade e na paz”, reflete Ir. Maciel.
Santo Afonso Maria de Ligório nasceu e viveu em Nápoles, que deu origem a um dos estilos de representação do presépio mais famosos em todo o mundo: o estilo napolitano.
Uma das características do Presépio Napolitano é a presença de personagens em realidades do cotidiano, onde cada um deles tem um sentido, um papel e uma interpretação própria.
:: Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Isso tudo fez com que o nascimento do Redentor se tornasse algo próximo à realidade, tocando as pessoas que viam sua vida representada naqueles personagens.
O santo fundador também criou o seu próprio presépio. Ele está exposto na cidade de Pagani, no Convento onde Santo Afonso viveu.
Existe um período certo para montar e desmontar o presépio?
Segundo irmão Maciel a montagem do Presépio segue o Ciclo Litúrgico Católico. O que atualmente significa que a montagem deve acontecer no primeiro domingo do Advento ou no dia 15, quando se inicia a Novena de Natal nas famílias e comunidades, deixando para colocar o Menino Jesus na manjedoura apenas após a Missa do Galo, na noite do dia 24 de dezembro.
Mas não existe mal nenhum se colocado antes. Já para desmontar, seria após o domingo da Epifania, que acontece no início de janeiro.
Quer aprofundar mais?
Para ajudar a compreender o significado do Presépio e resgatar a sua história, confira entrevista completa com o Missionário Redentorista Irmão José Mauro Maciel, que é historiador.
Fonte: Informativo Provincial/Daniel Siqueira
A exigente tarefa do amor humano
As relações humanas são autênticas quando colocam sua fonte em Deus e, pela sua perseverança, tornam-se testemunhas deste amor. Confira a reflexão!
Conheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantes
Fiéis se unem diante da adversidade da imigração, contribuindo para uma rica diversidade cultural e religiosa. Saiba mais!
Eucaristia é tema de novo episódio do videocast Vozes da Missão
Ir. Viveiros, C.Ss.R., comanda bate-papo com o Pe. Antônio Agostinho Frasso, C.Ss.R., que compartilha um pouco dos seus 51 anos de vida sacerdotal. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.