O Presépio constitui um dos símbolos mais importantes do Natal. A primeira representação do nascimento de Jesus surgiu com São Francisco de Assis que, por volta do ano 1220, montou, pela primeira vez, um presépio com animais vivos e peças de argila.
O irmão redentorista José Mauro Maciel lembra que o presépio é uma recordação do despojamento de Jesus, que mesmo sendo Filho de Deus “abriu mão do uso de seu poder e divindade” para morar entre os humanos e ensinar o que é realmente necessário para ser feliz.
“O presépio nos mostra que o desapego é necessário para a conscientização daquilo que é de mais precioso e sagrado: a vida! Ela é dom Deus e a missão dos humanos é experienciá-la na justiça, na fraternidade e na paz”, reflete Ir. Maciel.
Santo Afonso Maria de Ligório nasceu e viveu em Nápoles, que deu origem a um dos estilos de representação do presépio mais famosos em todo o mundo: o estilo napolitano.
Uma das características do Presépio Napolitano é a presença de personagens em realidades do cotidiano, onde cada um deles tem um sentido, um papel e uma interpretação própria.
:: Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Isso tudo fez com que o nascimento do Redentor se tornasse algo próximo à realidade, tocando as pessoas que viam sua vida representada naqueles personagens.
O santo fundador também criou o seu próprio presépio. Ele está exposto na cidade de Pagani, no Convento onde Santo Afonso viveu.
Existe um período certo para montar e desmontar o presépio?
Segundo irmão Maciel a montagem do Presépio segue o Ciclo Litúrgico Católico. O que atualmente significa que a montagem deve acontecer no primeiro domingo do Advento ou no dia 15, quando se inicia a Novena do Natal nas Famílias e Comunidades, deixando para colocar o Menino Jesus na manjedoura apenas após a Missa do Galo, na noite do dia 24 de dezembro.
Mas não existe mal nenhum se colocado antes. Já para desmontar seria após o domingo da Epifania que acontece no início de janeiro.
Quer aprofundar mais?
Para ajudar a compreender o significado do Presépio e resgatar a sua história, confira entrevista completa com o Missionário Redentorista Irmão José Mauro Maciel, que é historiador.
Fonte: Informativo Provincial/Daniel Siqueira
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.