Notícias

O Venerável Domingos Blasucci

Inspiração para os jovens de ontem e de hoje, Redentorista foi contemporâneo de Santo Afonso e São Geraldo Majella

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

23 MAI 2024 - 10H55 (Atualizada em 23 MAI 2024 - 11H38)

Divulgação

A Congregação Redentorista, em seus quase 300 anos de história, já foi abençoada por Deus com vários santos, beatos, veneráveis e mártires reconhecidos pela Igreja, entre os quais conta-se o jovem Domingos Blasucci

Leia MaisComo lidar com os fracassos? Veja o que ensina santo redentoristaSaiba como foi a canonização de São Clemente Maria HofbauerCinco virtudes inspiradoras de Maria para viver a vocação

Ele nasceu no dia 5 de março de 1732, no mesmo ano da fundação da Congregação, na localidade de Ruvo del Monte, Província de Potenza, Itália.

Seu pai faleceu quando tinha apenas três anos, sendo então educado pela mãe, com bastante dificuldade.

Com 16 anos, Domingos queria seguir os caminhos da vida religiosa como Franciscano Conventual, mas contou com forte oposição de sua família e, inclinando-se para a nova congregação, apenas no dia 24 de dezembro de 1749, aos 17 anos, conseguiu chegar ao convento redentorista de Ciorani, na Província de Salerno, onde foi acolhido pelo próprio Santo Afonso, para ali realizar o seu ano de noviciado.

Divulgação
Divulgação
Venerável Domingos Blasucci se destacava pela busca da íntima união com Deus


Depois de professar os votos religiosos, enquanto se preparava para o sacerdócio, frequentemente acompanhava os missionários que saíam para a pregação das missões onde se dedicava, sobretudo, à catequese das crianças.

Religioso exemplar, apesar de sua saúde frágil, era motivo de admiração entre os seus contemporâneos pela vida dedicada à oração, ao estudo e aos sacrifícios. Viveu as virtudes da obediência e da pobreza, acolhendo aos muitos necessitados, que buscavam o conforto material e espiritual no convento e na igreja redentorista.

Experimentando a misericórdia de Deus na ordem da natureza e também no sobrenatural, buscava sempre corresponder à graça que, sobre ele, Deus derramava em abundância.

Em sua espiritualidade, se destacava pela busca da íntima união com Deus e por uma vida vivida com o Santíssimo Redentor. Ele passava muito tempo diante do Santíssimo Sacramento. Isso causava admiração tanto em sua família de sangue, como de Consagração, seja na comunidade de Ruvo ou no conhecimento que tinha de inúmeros sacerdotes e religiosos.

Domingos Blasucci se tornou também grande amigo de São Geraldo Majela e veio a falecer com pouco mais de 20 anos, sendo reconhecido pelos seus contemporâneos como “um jovem cheio de dons do Espírito Santo, de carismas e alguém que sempre temeu a Deus”.

Domingos foi proclamado venerável pelo Papa Pio X, no dia 23 de maio de 1906, e o próprio Papa o definiu como “um jovem angélico”, modelo para os demais jovens.

Que seu testemunho de vida seja o exemplo que nos inspire e nos conduza conforme os princípios da vida cristã.

SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...