Notícias

Os dons místicos de São Geraldo Majella

Fenômenos prodigiosos fizeram brilhar uma luz celestial nos cinco anos que o Santo Irmão passou na Congregação Redentorista

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

15 ABR 2025 - 10H56 (Atualizada em 16 ABR 2025 - 15H22)

Divulgação

São Geraldo Majella, Missionário Redentorista italiano, foi de fato um homem especial e nele abundavam as graças de ordem mística. Poucos santos receberam tão grande profusão de dons especiais como ele, apesar de sua vida tão curta, pois viveu apenas 29 anos.

Êxtases, profecias, penetração dos corações, visão à distância, levitação, bilocação, milagres. Todos esses fenômenos prodigiosos fizeram brilhar uma luz celestial nos cinco anos que o Santo Irmão passou na Congregação. 

Embora não constituam santidade em si mesmos, esses dons são, no entanto, uma das provas mais comuns disso, e os de São Geraldo ainda dão um vislumbre do maravilhoso tesouro da graça santificante com o qual sua alma estava repleta e que ajudaram no seu processo de canonização.

A bilocação, possibilidade de estar fisicamente em dois lugares distintos ao mesmo tempo, é um dos fenômenos mais surpreendentes na ordem mística, e não está entre os mais comuns na história da santidade, ainda que outros santos da Igreja também tenham sido dotados deste dom sobrenatural.

Santidade para edificar a Igreja

Nenhum dom místico ou espiritual deve ser usado em benefício próprio, mas aqui estão alguns exemplos tirados da vida de nosso Santo Irmão. E sempre que usava um desses dons, ele o fazia com naturalidade e simplicidade.

O primeiro aconteceu numa família na Lacedônia, pequena cidade da Província de Avellino, onde São Geraldo já havia realizado um milagre e onde era muito venerado pelas pessoas do lugar. 

Reprodução.
Reprodução.
São Geraldo Majella foi um irmão missionário redentorista


Um empregado de uma família adoeceu gravemente, sendo grande o seu sofrimento. Uma noite, em meio aos seus sofrimentos, ele pensou em São Geraldo e exclamou: “Oh! Irmão Geraldo, onde quer você esteja, por que não vem em meu socorro?”

Quando ele mal havia terminado essas palavras, ouviu uma batida na porta. A muito custo levantou-se, abriu a porta e eis que lhe aparece o Irmão Geraldo, dizendo que estava vindo lhe visitar. “Você me chamou e eu vim até você. Você tem fé viva em Deus? Creia com toda a sua alma e você será curado!”.

Dizendo essas palavras, o santo Irmão traçou uma pequena cruz na fronte do paciente e o deixou. Imediatamente as dores cessaram e o doente, não sentindo mais nenhum mal, levantou-se, vestiu-se indo agradecer ao seu salvador, procurando-o em vão. O santo não foi visto em nenhum lugar, tendo desaparecido.

Num outro episódio, um jovem chamado Teodoro Cleffi, teve a feliz sorte de ver São Geraldo num prodigioso dom de bilocação. Certo dia, ao sair do convento de Materdomini, o Santo Irmão pediu que ele lhe apresentasse os doentes de Caposele que mais precisavam de ajuda para a sua próxima visita. Teodoro prometeu trazer-lhe a relação dos doentes e despediu-se do irmão.

No entanto, antes de voltar para São Geraldo, foi visitar um homem doente, pois sabia que ele vivia em extrema pobreza. Ao perguntar-lhe do que mais precisava, o homem respondeu: “De mais nada, porque o Irmão Geraldo acabou de estar aqui e de me visitar, deixando-me tudo o que eu precisava”.

João Éder/ TV Aparecida
João Éder/ TV Aparecida
Santuário de Materdomini, na Itália, preserva o quarto de São Geraldo Majella


O jovem Teodoro ficou muito surpreso. Pensando na conversa que mal acabara de ter com Irmão Geraldo, achou que isso seria impossível. Mas o doente mostrou tudo o que o Santo Irmão acabara de lhe dar, e afirmou energicamente que estivera ao seu lado apenas alguns momentos antes.

Além dessa vez, São Geraldo usou o dom da bilocação em várias outras circunstâncias.

Um dia, Geraldo estava esperando por uma resposta de Muro, sua cidade natal, sobre um assunto muito importante, que deveria obter grande glória para Deus. Desanimado com a espera, disse: “É necessário que eu vá pessoalmente a Muro amanhã!”.

E, de fato, um homem digno de fé, chamado Lorenzo di Maio, declarou que o tinha visto no dia seguinte, enquanto o santo não havia saído de casa naquele dia.

Um milagre semelhante foi relatado pelo Padre Margotta ao Dr. Santorelli, ao passar por Caposele, onde Geraldo vivia: o Irmão tinha sido visto em êxtase diante do Santíssimo Sacramento na igreja dos franciscanos, sem ao menos ter saído de seu quarto.

Todos esses fatos, e vários outros da mesma qualidade, foram atestados sob juramento no processo de canonização de São Geraldo. Eles formam apenas uma pequena parte dos favores místicos que lhe foram concedidos durante sua vida e nos permitem imaginar qual deve ter sido seu crédito com Deus no céu.

.:: Reze pela proteção e bênção para as mães e gestantes ::.

Fonte: Instituto Histórico Redentorista (Tradução livre do italiano)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Os dons místicos de São Geraldo Majella

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...