A Missão Redentorista de Angola foi fundada pela Vice-Província de Lisboa, Portugal, então pertencente à Província de Madri, Espanha.
O primeiro grupo de missionários formado por 4 sacerdotes e dois irmãos, portugueses e espanhóis, chegou ao Porto de Luanda, capital, em 9 de dezembro de 1954, atendendo ao pedido do bispo da Diocese de Silva Porto, atual Kwito-Bié, que abrange parte da região central e do sul de Angola. Dali se dirigiram para a Missão de Cúchi, no extremo sudeste do país, onde se instalaram no dia 7 de janeiro de 1954.
Manuel Garcia y Garcia quando era o Vice-Superior de Lisboa, no final de seu mandato se mudou para Angola como missionário em 1956, ali fundando o grande hospital da Missão do Vouga (1961) com um posto em Humpata (1972).
Em 16 de janeiro de 1966, a Missão Redentorista de Angola, foi elevada à condição de Vice-Província de Luanda.
Atualmente, a Vice-Província é formada por 6 comunidades e uma residência e os redentoristas se distribuem pelas comunidades de Luanda, Huambo, Humpata, Monongue, Cuito-Bié e Cuito.
O trabalho apostólico da Vice-Província se concentra nas paróquias urbanas de Luanda e Huambo, e nas paróquias rurais de Menongue e Vouga. Nas paróquias urbanas existem diversas capelas onde se ministra a catequese e se realiza celebrações. Em Cuito, o trabalho acontece na periferia da cidade.
Nas paróquias rurais de Menongue e Vouga são atendidos vários povoados, e os confrades precisam percorrer longas distâncias em estradas bastante precárias para chegar às comunidades. Para o trabalho de assistência às comunidades contam com o empenho de muitos leigos que colaboram nas pastorais e nas atividades religiosas e sociais.
Na formação dos novos redentoristas há um grupo de 11 jovens cursando o propedêutico na Casa de Formação em Cuito. O curso de filosofia é feito em Huambo, com 21 postulantes, O noviciado está sendo feito provisoriamente em Humpata devido a pandemia da Covid-19. São 6 noviços, sendo 4 de Angola e 2 de Moçambique. Na última década os estudos teológicos eram feitos em Burkina-Faso, com 3 estudantes de votos temporários, mas mudou-se para Madagascar onde estão 6 jovens de votos temporários.
:: Itinerário de um noviço redentorista
A Vice-Província de Luanda é um organismo jovem, animado. Há muita vida entre os confrades, apesar dos muitos desafios que em vez de serem problemas, é uma chamada de atenção para que se busque soluções em vista de uma melhoria geral. Os objetivos propostos para a caminhada convocam cada confrade à corresponsabilidade e, com alegria e entusiasmo seguir adiante na caminhada.
Fonte: CSSR News
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.