No dia 4 de julho de 1807, morria em Varsóvia, Polônia, o Padre Tadeu Hubl (1760–1807), inseparável companheiro de São Clemente Maria Hoffbauer na missão e nos infortúnios.
Tadeu nasceu em 26 de outubro de 1760. Seu pai era um guarda-florestal na região da Boêmia. Ele era pobre, mas virtuoso e dotado de grandes talentos. Leia MaisConheça o padre considerado como “sucessor de São Clemente”Saiba como foi a canonização de São Clemente Maria HofbauerO rosto de São Clemente Maria Hofbauer
Em Viena, Áustria, conheceu São Clemente e, decididos a fazer uma peregrinação, foram juntos a Roma, onde conheceram a Congregação Redentorista, fizeram o noviciado e voltaram, já ordenados como padres e religiosos.
Ele foi o companheiro inseparável na vida e na missão de São Clemente e um apoio vital para a organização da Congregação na Polônia.
Durante vinte e quatro anos, o Padre Hubl foi também o confidente das tristezas e das alegrias de São Clemente, quando era reitor em Varsóvia. Ele conhecia em profundidade os escritos dos Santos Padres, sendo versado em história eclesiástica, teologia dogmática e moral.
O vasto conhecimento, a prudência, a capacidade e as virtudes raras conquistaram o coração de todos. Tadeu sabia falar seis idiomas. Por ser um homem de grande fé, zelo, paciência e gentileza, se tornou digno da admiração de São Clemente.
Padre Tadeu Hubl morreu diante dos soldados franceses, quando a Polônia foi invadida pelo exército de Napoleão.
São Clemente chamou Padre Hubl de “a Mãe da Congregação”, não como um título pejorativo, mas reconhecidamente por sua grande caridade para com todos. Assim escreveu São Clemente a um dos seus amigos: “Estou firmemente convencido de que o Padre Hubl está no céu e reina gloriosamente na companhia de Nosso Senhor”.
O venerável Padre José Armando Passerat e os irmãos de congregação de São Lúcio, na Suíça, estavam reunidos para a oração da noite, quando, de repente, a casa estremeceu por um grande barulho, seguido de um ruído semelhante ao de um edifício em colapso. Todos anotaram exatamente o dia e a hora, e ao chegar uma carta de Varsóvia com a comunicação de sua morte ao Venerável Pe. Passerat, constataram que no mesmo dia, 4 de julho de 1807, o Padre Tadeu Hubl, mártir do zelo apostólico, tinha dado o seu último suspiro, entregando sua alma para Deus.
Comissão Geral dos Irmãos Redentoristas se reúne pela 1º vez
Reunião online discutiu os planos para o 300º aniversário de nascimento de São Geraldo Majella, o santo irmão redentorista. Saiba mais!
Jovens vivenciam experiência de seminário no Estágio Vocacional
Entre os dias 05 e 12 de janeiro de 2025, aconteceu o Estágio Vocacional Redentorista com a participação de 51 vocacionados nas cidades de Aparecida (SP) e Juiz de Fora (MG).
Beato Pedro Donders: apóstolo e missionário do Suriname
Relembre a missão e trajetória deste Redentorista, que doou sua vida pelos que mais sofriam!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.