A voz do Padre Vítor Coelho de Almeida ainda ecoa na memória de inúmeros devotos de Nossa Senhora Aparecida, que acompanhavam, com ele, a Consagração, às 15h, pela Rádio Aparecida. Leia MaisPadre Vítor e a responsabilidade pela vidaPe. Vitor Coelho de Almeida e o êxodo por uma vida mais digna3 fatos da vida do Padre Vítor Coelho de Almeida
Apesar de sua história estar atrelada à cidade de Aparecida, o missionário redentorista também deixou saudade em sua terra natal: Sacramento, localizada no Triângulo Mineiro.
A Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria expõe, com orgulho, a figura daquele que já tinha sua fama de santidade em vida.
O Vigário paroquial Pe. Leandro Santos destaca o trabalho realizado pela Basílica para manter viva a memória e o legado do Apóstolo de Aparecida:
“Na nossa basílica temos um trabalho que está em constante pedido para que as pessoas rezem pela causa de beatificação do Padre Vítor. Aquele que viveu por aqui, que passou por este chão, que ensinou tantas coisas, sendo este Apóstolo de Aparecida e, por que não, este Apóstolo do Brasil. Para nós, é motivo de grande alegria saber que um quase santo já está às vésperas de ser beatificado e, se Deus quiser, canonizado”.
Para a dona Ifigênia e seu filho Ailton, a ligação com o Padre Vítor vai além da cidade de nascimento. Moradores de Sacramento, eles possuem laços familiares com o padre redentorista.
“Nós o tínhamos como se fosse um pai. No dia em que vimos ele em Aparecida, ela (minha mãe) e ele choraram, riram. Foi legal demais”, lembra dona Ifigênia, do dia em que visitaram o Venerável padre em Aparecida (SP).
Para Ailton, filho de dona Ifigênia, o parentesco com o Venerável Padre Vítor traz uma grande responsabilidade, diante do exemplo de fé e devoção do missionário redentorista:
“Padre Vítor para nós, que somos da família, é um exemplo a ser seguido. Tanto na fé, como na devoção a Nossa Senhora Aparecida. Traz uma responsabilidade muito grande seguir os passos dele, porque ele era um exemplo de pessoa, de fé, de carisma com o povo”.
Cidade natal do Padre Vítor, Sacramento também ficou marcada pela forte presença da Congregação Redentorista. Sandra Almeida, oblata redentorista, destaca o legado dos missionários na região:
“A presença redentorista aqui é marcante demais. Praticamente somos todos criados pelos redentoristas. Tudo o que aprendemos, devemos a eles. O carisma deles é a amizade, a fraternidade, a caridade e tudo isso foi passado para nós e, graças a Deus, nós preservamos”.
Próximo de ser reconhecido como beato pela Igreja Católica, Padre Vítor é motivo de orgulho para a população de Sacramento. “Para nós é muito gratificante. Nos sentimentos honrados e rezamos muito para que isso aconteça. Ele é uma pessoa que inspira muitos devotos de Nossa Senhora Aparecida e que carregam o mesmo carisma que o dele”, afirma Ailton.
O processo de Beatificação do Pe. Vitor Coelho de Almeida continua no Vaticano. Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R, e Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R, que são Vice-postuladores, visitaram a Congregação para a Causa dos Santos e a Postulação Geral da Congregação Redentorista, em Roma, em maio deste ano.
No momento, segue em análise um possível milagre atribuído à intercessão de Pe. Vítor, ocorrido em 1998, na cidade de Pirassununga-SP. Os Vice-Postuladores trazem notícias boas sobre o andamento do processo e, com todo o povo devoto, aguardam a aprovação desse milagre, que levará à beatificação do Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida.
.:: Reze pela beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida ::.
O mistério da encarnação de Jesus
Na simplicidade da manjedoura de Belém somos chamados a mergulhar no mistério de nossa humanidade.
São Geraldo, o homem que se fez santo
Canonização do Santo Irmão Redentorista aconteceu há exatos 120 anos, pelo Papa Pio X. Conheça sua história!
Padre Pelaquin apresenta cantigas de Natal de Santo Afonso
Em participação no programa Família dos Devotos, da TV Aparecida, Missionário Redentorista destacou o amor de Afonso de Ligório pelo Mistério do Natal. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.