A presença materna de Nossa Senhora foi uma constante na vida do Venerável Padre Vítor Coelho de Almeida. Para falar de seu amor a ela, precisamos primeiro saber como ele viveu essa devoção junto de Aparecida.
De início, sabemos que o pai do padre Vítor, o senhor Leão, fez uma promessa à Virgem de Aparecida para que conseguisse dar um jeito naquele menino agitado. A prece foi atendida e logo ele o trouxe para viver no Seminário Santo Afonso.
Esse foi o primeiro contato com a Mãe Aparecida. Ali ele viveu os tempos de formação inicial. Entre um distanciamento e outro, o jovem missionário voltou para Aparecida um ano após a sua ordenação sacerdotal, em 1924.
Era o dia 15 de outubro de 1924, e ali permaneceu por mais dois anos. Sua principal missão foi o atendimento aos romeiros e a catequese. O amor pelo ensino das coisas de Deus foi herança do primo do padre Vítor, que tinha o mesmo nome, Cônego Victor Coelho de Almeida. Esse primeiro contato com os romeiros foi breve, mas intenso.
Já nos dez anos seguintes, ele viveu basicamente para o trabalho das Santas Missões, até que foi atingido pela tuberculose e teve que ficar afastado dos trabalhos pastorais nos próximos sete anos.
Um fato interessante é que mesmo internado no sanatório em Campos do Jordão, padre Vítor continuou sua missão sacerdotal. Falava por meio de uma rádio local, acompanhava as religiosas que cuidavam dos doentes e sempre que possível prestava assistência aos outros enfermos. Nesse tempo, a imagem de Aparecida sempre o acompanhava nas visitas aos quartos, com mensagens de alegria, paz e esperança.
Com o restabelecimento de sua saúde, padre Vítor volta para Aparecida para ali dar início a uma missão que o marcará por toda a vida. A fundação da Rádio Aparecida e o surgimento do Clube dos Sócios aconteceram logo após esse renascimento.
Na Rádio Aparecida, no Santuário, junto aos romeiros, ele ganhou a alcunha de Missionário de Nossa Senhora Aparecida, Apóstolo de Aparecida.
Com o programa “Os Ponteiros Apontam para o Infinito”, padre Vítor ganhou notoriedade, e tal foi o sucesso que o mesmo continua no ar até hoje.
Padre Vítor permaneceu em Aparecida durante os 39 anos seguintes (05 de abril de 1948 – 21 de julho de 1987). No Livro Tombo do Santuário Nacional há um registro do então reitor, padre Antonio Pinto de Andrade, sobre a missão do padre Vítor:
Com as inúmeras pregações junto aos romeiros, em algum momento padre Vítor sentiu que precisava escrever uma oração para que o devoto pudesse fazer um ato solene de seu amor à Virgem Aparecida, e isso aconteceu quando ele escreveu a tradicional Oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida, e ela ganhou fama justamente em sua voz.
:: Tradição da Consagração à Mãe Aparecida
Programas na rádio, missãozinha junto aos romeiros, celebrações diária, confissões de manhã até a noite, fizeram com que padre Vítor se tornasse um missionário carismático e que arrebanhava um grande número de fiéis.
A fama de santidade, padre Vítor ganhou ainda em vida.
“Sempre que se dirigia ao povo, tinha em vista o seu bem espiritual, sua salvação. Para isso procurava desenvolver sempre mais sua fé e sua esperança. A caridade o tornava disponível e carismático ao pregar ao povo. Cada vez mais crescia sua fama de santidade, a tal ponto que muitos peregrinos só ficavam satisfeitos, depois de cumprir suas devoções, se pudessem pedir sua bênção. Depois de Nossa Senhora Aparecida, os peregrinos queriam ver o Padre Vítor”.
.:: Conheça a página dedicada ao Venerável Padre Vítor Coelho de Almeida
Conheça a oração do Papa Francisco pelas vocações
Ao final de sua mensagem para o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Papa Francisco deixou uma prece especial pelas vocações da Igreja.
Paróquia em Vila Jaguara (SP) vive graça das Santas Missoes Redentoristas
Confira como foi a terceira fase das Missões em Vila Jaguara (SP) .
Entenda mais sobre a vivência do noviciado na formação redentorista
Noviciado é um período de aprofundamento sobre a Congregação em preparação à profissão dos votos religiosos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.