Padre Vítor Coelho de Almeida foi um grande incentivador do protagonismo dos leigos na missão e vocação de Aparecida desde o advento do Clube dos Sócios que hoje integra a grande Família dos Devotos.
Padre Vítor Coelho sempre dizia nos corredores da Rádio Aparecida e do Santuário que "quem ajuda a pregação tem merecimento de pregador". E de fato, esse lema ganhou amplitude em sua fala ao incentivar os leigos a assumir a sua responsabilidade na grande obra evangelizadora da Igreja, a partir de Aparecida. Padre Vítor ofereceu aos leigos uma possibilidade de contribuir com a missão da Igreja exercendo assim o seu próprio protagonismo.
"O Clube dos Sócios, é talvez da parte dos leigos, o maior reforço que a Rádio Aparecida, recebe do apostolado leigo", disse o padre Vítor em um de seus programas. Hoje, podemos parafrasear o missionário dizendo que a Família dos Devotos é o maior reforço que o Santuário Nacional de Aparecida recebe do apostolado leigo.
:: Leia mais sobre a vida do Padre Vítor
:: Anúncio da Copiosa Redenção chega mais longe com a Família dos Devotos
Para padre Inácio Medeiros, ex-diretor da Rádio Aparecida, a criação do Clube foi uma atitude visionária do missionário numa época em que o leigo quase que "assistia" de maneira passiva a vida da Igreja.
"O padre Vítor fala desse protagonismo do leigo na evangelização e ele coloca como paradigma o Clube dos Sócios. Toda a importância do clube nós podemos sintetizar no lema da rádio 'Quem ajuda na pregação tem merecimento de pregador'. Ele falava também algo que pra nós é quase que sagrado, que o clube é a 'mão que sustenta o microfone com o qual a rádio evangeliza'. Então, ele evidenciava essa parceria ativa dos leigos na evangelização", reforça o missionário, que atualmente trabalha na Comunidade São Geraldo Majella, em Sorocaba (SP).
Padre Vítor "respirava" a rádio
A Rádio Aparecida foi o lugar onde o padre Vítor Coelho de Almeida exerceu o seu ministério nos últimos anos de sua vida. A pregação nas ondas da rádio foi a grande ferramenta que ele utilizou para fazer chegar aos devotos de Nossa Senhora Aparecida a mensagem do Evangelho.
Podemos dizer que padre Vítor "respirava" a Rádio Aparecida, já que grande parte do seu dia era dedicada a esse trabalho, assinala padre Inácio.
"Padre Vítor gastou cerca de 37 anos de sua vida no Santuário Nacional e na Rádio Aparecida. De sua vida podemos dizer que toda a sua pessoa se comunicava. Por exemplo, até quando ele ia para a praça da Basílica Velha para atender os romeiros, tirar fotos e acolhia aquele povo. Então, toda a pessoa dele se comunicava", finaliza.
:: Saiba mais sobre a Vida e Ministério do Padre Vítor Coelho de Almeida em A12.com/padrevitor
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.