Padre Vítor Coelho de Almeida foi um grande incentivador do protagonismo dos leigos na missão e vocação de Aparecida desde o advento do Clube dos Sócios que hoje integra a grande Família dos Devotos.
Padre Vítor Coelho sempre dizia nos corredores da Rádio Aparecida e do Santuário que "quem ajuda a pregação tem merecimento de pregador". E de fato, esse lema ganhou amplitude em sua fala ao incentivar os leigos a assumir a sua responsabilidade na grande obra evangelizadora da Igreja, a partir de Aparecida. Padre Vítor ofereceu aos leigos uma possibilidade de contribuir com a missão da Igreja exercendo assim o seu próprio protagonismo.
"O Clube dos Sócios, é talvez da parte dos leigos, o maior reforço que a Rádio Aparecida, recebe do apostolado leigo", disse o padre Vítor em um de seus programas. Hoje, podemos parafrasear o missionário dizendo que a Família dos Devotos é o maior reforço que o Santuário Nacional de Aparecida recebe do apostolado leigo.
:: Leia mais sobre a vida do Padre Vítor
:: Anúncio da Copiosa Redenção chega mais longe com a Família dos Devotos
Para padre Inácio Medeiros, ex-diretor da Rádio Aparecida, a criação do Clube foi uma atitude visionária do missionário numa época em que o leigo quase que "assistia" de maneira passiva a vida da Igreja.
"O padre Vítor fala desse protagonismo do leigo na evangelização e ele coloca como paradigma o Clube dos Sócios. Toda a importância do clube nós podemos sintetizar no lema da rádio 'Quem ajuda na pregação tem merecimento de pregador'. Ele falava também algo que pra nós é quase que sagrado, que o clube é a 'mão que sustenta o microfone com o qual a rádio evangeliza'. Então, ele evidenciava essa parceria ativa dos leigos na evangelização", reforça o missionário, que atualmente trabalha na Comunidade São Geraldo Majella, em Sorocaba (SP).
Padre Vítor "respirava" a rádio
A Rádio Aparecida foi o lugar onde o padre Vítor Coelho de Almeida exerceu o seu ministério nos últimos anos de sua vida. A pregação nas ondas da rádio foi a grande ferramenta que ele utilizou para fazer chegar aos devotos de Nossa Senhora Aparecida a mensagem do Evangelho.
Podemos dizer que padre Vítor "respirava" a Rádio Aparecida, já que grande parte do seu dia era dedicada a esse trabalho, assinala padre Inácio.
"Padre Vítor gastou cerca de 37 anos de sua vida no Santuário Nacional e na Rádio Aparecida. De sua vida podemos dizer que toda a sua pessoa se comunicava. Por exemplo, até quando ele ia para a praça da Basílica Velha para atender os romeiros, tirar fotos e acolhia aquele povo. Então, toda a pessoa dele se comunicava", finaliza.
:: Saiba mais sobre a Vida e Ministério do Padre Vítor Coelho de Almeida em A12.com/padrevitor
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.