A oração para a comunhão espiritual escrita por Santo Afonso tem sido rezada frequentemente pelo Papa Francisco na missa que ele preside todas as manhãs na Casa Santa Marta.
O texto, simples e de profundo significado, foi escrito por Santo Afonso como uma forma de união ao Corpo de Cristo quando não é possível receber o sacramento.
Veja a oração lida pelo Papa:
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”.
A recordação dessa oração já foi feita pelo Papa também no último dia 15 de março, durante a oração do Ângelus:
"Nesta situação de pandemia, em que nos encontramos a viver mais ou menos isolados, somos convidados a redescobrir e aprofundar o valor da comunhão que une todos os membros da Igreja. Unidos a Cristo, não estamos mais sós, mas formamos um único Corpo, do qual Ele é a Cabeça. É uma união que se alimenta com a oração, e também com a comunhão espiritual à Eucaristia, uma prática muito recomendada quando não é possível receber o Sacramento", disse o Papa.
O convite do Pontífice à comunhão espiritual motiva os fiéis em todo o mundo para se colocar diante de Jesus, em oração, para acolhê-Lo em seu coração.
Leia MaisA fé que nos encorajaLições de Santo Afonso em tempos de fome e epidemiaOração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelo fim da Covid-19Oração para rezar durante a pandemia do CoronavírusA vida de Santo Afonso sempre foi marcada pela oração, adoração eucarística e devoção mariana. Ele escreveu obras que são lidas ainda hoje, e já foram publicadas em dezenas de idiomas. O mais famoso deles é "Glórias de Maria", que traz um profundo estudo sobre a Virgem Maria.
O Papa Francisco também já recordou Santo Afonso durante uma audiência geral, em 1º de agosto de 2018:
"[Santo Afonso] conquistou o coração do povo com mansidão e ternura, frutos do relacionamento com Deus, que é bondade infinita", recordou o pontífice.
:: Não pode comungar? Reze a oração para a comunhão espiritual
Segundo o missionário redentorista padre Sabatino Majorano, a oração de Santo Afonso ajudou os mais frágeis de seu tempo a buscar viver uma vida de santidade.
"As palavras desta oração entraram na piedade popular. Não se trata de uma prática substituta, mas é complementar e preparatória à Comunhão Eucarística. Evidentemente, em momentos em que não é possível receber a comunhão eucarística, a comunhão espiritual tem todo o seu valor".
:: Leia mais sobre Santo Afonso
Veja um momento em que o Papa reza a oração:
Fonte: Com informações Vatican News.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.