O Catecismo da Igreja Católica diz que a oração “é a vida do coração novo” e é a lembrança de Deus, ou seja, funciona como um relógio que nos desperta para a memória do coração; nosso com o de Deus.
“Devemos lembrar-nos de Deus com mais frequência do que respiramos”, dizia São Gregório Nazianzeno.
Ainda segundo o Catecismo existem três tipos de oração: vocal, meditação e contemplação.
A Vocal é a oração baseada em fórmulas litúrgicas, como a Ave-Maria, o Pai-Nosso, jaculatórias, etc. Meditação é também chamada de oração mental, que é quando nos posicionamos em pensamentos e palavras espontâneas diante de Deus. Contemplação é tão somente olhar para Cristo, como na Adoração Eucarística. É o olhar da fé fixo em Jesus.
É comum muitas pessoas dizerem que não sabem o que falar a Deus num momento de oração, sem as fórmulas. Por isso, neste texto vamos nos concentrar em falar da oração mental, a de meditação.
:: Por que buscar uma vida de oração?
Santo Afonso como mestre da oração pode nos ensinar como adquirir intimidade com Deus através da oração mental.
Leia MaisMísticos são pessoas bêbadas de DeusExperimentar o deserto na vida espiritualO “Doutor da Igreja” entendia que a oração mental era um meio eficaz de salvação por mostrar a “disposição do coração para a oração”.
Outra frase que o santo repetia insistentemente era: “quem reza se salva, quem não reza se condena”, isso para dizer que a oração abria as portas para a cura, a libertação e a restauração almejada.
O Espírito Santo é um aliado nesta caminhada de fé para Santo Afonso. Para o Espírito de Deus, ele escreveu uma oração pedindo para que lhe concedesse o dom da oração mental ou de rezar bem diante de Deus.
Se você quer crescer na meditação e na proximidade com Deus, reze com confiança a oração de Santo Afonso:
Ó Maria, minha esperança, protegei-me. Amém!
Não há vocação sem cruz
Pe. Reinaldo Beijamim nos lembra que a fragilidade e a cruz nos acompanham ao longo do caminho vocacional.
A cruz é garantia da ressurreição
E nós, como lidamos com nossos fracassos? Leia o artigo do Pe. José de Lima Torres, Missionário Redentorista!
Reflexões de Santo Afonso para a Semana Santa: Segunda-feira
No livro “Glórias de Maria”, Santo Afonso desvenda o coração de Nossa Senhora, Sua misericórdia para com os pecadores, Suas Dores e seu poder de intercessão junto a Jesus. Confira a reflexão para a Segunda-feira Santa!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.