Você sabia que o primeiro santo homem dos EUA é um Missionário Redentorista, e ainda o primeiro religioso da congregação naquele país? E que ele é considerado um grande apóstolo dos imigrantes? Leia MaisA oração de João Paulo II a São João Neumann Conheça o primeiro santo dos Estados Unidos: São João Neumann
Vamos contar um pouco dessa história!
O santo redentorista São João Nepomuceno Neumann foi canonizado em 1977, no dia 19 de junho. Apesar de sua festa litúrgica ser no dia 5 de janeiro, dia que recorda sua morte, a data deste mês é um marco para os católicos norte-americanos e, obviamente, para toda a família redentorista, ainda mais porque também recordamos aqui no Brasil, na mesma ocasião, o Dia Nacional do Migrante (existem ainda outras datas referentes à questão dos imigrantes. Se quiser saber mais, clique aqui.)
Mas falando sobre o santo redentorista, no dia da sua canonização, o Papa Paulo VI assim expressou a respeito da missão e vocação:
“Estava junto aos doentes, gostava de se encontrar com os pobres, era amigo dos pecadores e hoje é a honra de todos os imigrantes. Neumann foi sensível aos sofrimentos, à opressão, à pobreza e a todas as necessidades do próximo. A primeira das quais é a necessidade da verdade”, disse o papa.
Passados estes anos, hoje, nos Estados Unidos, a memória do santo se faz em várias igrejas, especialmente no Santuário Nacional de São João Neumann, localizado na Filadélfia, onde o santo exerceu o seu apostolado até sua morte.
Os Redentoristas mantêm, nesta cidade e em outras, diversos trabalhos voltados para a questão dos imigrantes, seguindo o exemplo deste santo. Veja abaixo alguns destaques que já demos sobre o assunto:
:: O santo imigrante São João Neumann
Padre José Ulysses da Silva, missionário redentorista, destaca que o santo redentorista fez da sua vida uma doação para o outro. “São João fez da sua vida uma necessidade de evangelizar. Foi para os Estados Unidos e lá ia ao encontro dos enfermos, dos idosos, dos imigrantes. Mesmo em lugares onde não existiam igrejas, ele ia a pé, caminhava longas distâncias para visitar os que necessitavam, passando até por perigos imensos”, afirma o religioso.
Para aprendermos ainda mais da vida deste missionário, nós temos uma entrevista com o padre José Luis Queimado, também missionário redentorista, que esteve em missão lá na Filadélfia, no santuário dedicado a São João Neumann.
Confira abaixo no vídeo!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.