A história entre as Irmãs Mensageiras do Amor Divino e os Missionários Redentoristas tem início em 17 de maio de 1954, na cidade de Aparecida (SP), onde as jovens Felicy Braga, Rosária de Souza e Terezinha de Jesus Campo, inspiradas por Santa Teresa D’Ávila. Elas passaram a viver em uma modesta casa, buscando a doação total ao Senhor por meio do serviço aos mais necessitados, tendo como diretor espiritual o Pe. Eduardo Moriarty, C.Ss.R.
Desde então, as Irmãs Mensageiras propagam o Reino de Deus junto aos Missionários Redentoristas por meio das Santas Missões, além de trabalhos em paróquias, santuários e diversos projetos sociais.
“Somos todos irmãos”
Uma dessas ações sociais é o projeto “Somos todos irmãos”, que busca promover alimentação e inclusão social a quem se encontra em situação de vulnerabilidade. A ação integra o programa “Cozinha Solidária”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Atualmente, as refeições são distribuídas na sede das Mensageiras do Amor Divino, localizada em Aparecida (SP), de segunda a sexta-feira, a partir das 13h. O ambiente é modesto e abrange a garagem e parte do jardim da casa. O local acolhe em média 30 pessoas diariamente, onde recebem almoço, suco e uma fruta para acompanhar.
O cardápio semanal é montado de acordo com as instruções de uma nutricionista e é composto por carboidratos, proteínas e legumes, garantindo uma refeição saudável e de qualidade, estando dentro das normas de vigilância sanitária.
Sebastião Alves dos Santos é um dos frequentadores da obra social. Para ele, os pratos servidos garantem o bem-estar de quem participa do projeto:
“As Irmãs nos tratam com muito carinho, o alimento é muito bem feito, com bastante amor. Partindo daquele princípio, que todo prato que comemos aqui, dá vida pra gente, é mais um dia que a gente vive, e por isso a gente tem que ser eternamente agradecido a Deus e às Irmãs também, que estão fazendo essa obra maravilhosa”.
O seminarista redentorista Leonardo Meffe destaca que esse trabalho vai de encontro ao legado deixado por Santo Afonso Maria de Ligório aos Missionários Redentoristas:
“Santo Afonso pregou, como carisma para nossa congregação, evangelizar os pobres. Aqui é um serviço prático do nosso carisma, pois, além de darmos comida, oferecemos aquele mesmo carinho que Santo Afonso pedia, o carinho e a atenção que tinha com os cabreiros na Itália. Atualmente, nossos cabreiros são esses.”
Futuro do Projeto
Devido ao local improvisado onde o almoço é servido, e o crescente número de pessoas que passam a serem beneficiárias, há um plano de expansão, com a construção de um anexo à sede das Irmãs Mensageiras. O térreo será utilizado como refeitório e, no segundo andar, cursos serão ministrados, visando à inclusão social pela inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
De acordo com a Irmã Vera Alice, uma das responsáveis pelo “Somos todos irmãos”, o refeitório levará o nome do Santo Padre:
“O refeitório vai se chamar Papa Francisco, por todo carinho e amor que temos por ele. Ele é uma referência muito grande na Igreja.”
Que essa iniciativa das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, inspirada no amor ao próximo e na promoção da dignidade humana, ecoe os ensinamentos da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que nos convida a construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde ninguém seja deixado para trás!
Saiba mais sobre essa iniciativa:
América Latina: Comunicar esperança seguindo os passos do Redentor
Representantes das comunicações institucionais das províncias da América Latina e Caribe se reúnem online para discutir estratégias de comunicação e ações conjuntas. Saiba mais!
Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão
Pe. Marcos da Silva Santos, C.Ss.R., reflete sobre o compromisso de sermos sinais de fraternidade e unidade no mundo. Confira!
Padre Vítor Coelho: Catequista do povo
Redentorista soube empregar todos os meios que estavam ao seu alcance, para ensinar como viver em uma contínua sintonia com Deus. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.