Notícias

Projeto "Somos Todos Irmãos" alimenta pessoas carentes em Aparecida

Trabalho conjunto de alimentação e inclusão social promovido pelas Irmãs Mensageiras do Amor Divino acolhe em média 30 pessoas carentes por dia

Escrito por Natan Gomes

28 MAR 2025 - 14H57 (Atualizada em 28 MAR 2025 - 17H23)

Luiz Oliveira

A história entre as Irmãs Mensageiras do Amor Divino e os Missionários Redentoristas tem início em 17 de maio de 1954, na cidade de Aparecida (SP), onde as jovens Felicy Braga, Rosária de Souza e Terezinha de Jesus Campo, inspiradas por Santa Teresa D’Ávila. Elas passaram a viver em uma modesta casa, buscando a doação total ao Senhor por meio do serviço aos mais necessitados, tendo como diretor espiritual o Pe. Eduardo Moriarty, C.Ss.R.

Desde então, as Irmãs Mensageiras propagam o Reino de Deus junto aos Missionários Redentoristas por meio das Santas Missões, além de trabalhos em paróquias, santuários e diversos projetos sociais. 

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Fachada da sede das Mensageiras do Amor Divino em Aparecida (SP)


“Somos todos irmãos”

Uma dessas ações sociais é o projeto “Somos todos irmãos”, que busca promover alimentação e inclusão social a quem se encontra em situação de vulnerabilidade. A ação integra o programa “Cozinha Solidária”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Atualmente, as refeições são distribuídas na sede das Mensageiras do Amor Divino, localizada em Aparecida (SP), de segunda a sexta-feira, a partir das 13h. O ambiente é modesto e abrange a garagem e parte do jardim da casa. O local acolhe em média 30 pessoas diariamente, onde recebem almoço, suco e uma fruta para acompanhar.

O cardápio semanal é montado de acordo com as instruções de uma nutricionista e é composto por carboidratos, proteínas e legumes, garantindo uma refeição saudável e de qualidade, estando dentro das normas de vigilância sanitária.

Sebastião Alves dos Santos é um dos frequentadores da obra social. Para ele, os pratos servidos garantem o bem-estar de quem participa do projeto: 

“As Irmãs nos tratam com muito carinho, o alimento é muito bem feito, com bastante amor. Partindo daquele princípio, que todo prato que comemos aqui, dá vida pra gente, é mais um dia que a gente vive, e por isso a gente tem que ser eternamente agradecido a Deus e às Irmãs também, que estão fazendo essa obra maravilhosa”.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Beneficiários do projeto em momento oracional antes da refeição


O seminarista redentorista Leonardo Meffe destaca que esse trabalho vai de encontro ao legado deixado por Santo Afonso Maria de Ligório aos Missionários Redentoristas: 

“Santo Afonso pregou, como carisma para nossa congregação, evangelizar os pobres. Aqui é um serviço prático do nosso carisma, pois, além de darmos comida, oferecemos aquele mesmo carinho que Santo Afonso pedia, o carinho e a atenção que tinha com os cabreiros na Itália. Atualmente, nossos cabreiros são esses.”

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Seminarista redentorista e irmãs mensageiras trabalhando em conjunto para servir refeições


Futuro do Projeto

Devido ao local improvisado onde o almoço é servido, e o crescente número de pessoas que passam a serem beneficiárias, há um plano de expansão, com a construção de um anexo à sede das Irmãs Mensageiras. O térreo será utilizado como refeitório e, no segundo andar, cursos serão ministrados, visando à inclusão social pela inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

De acordo com a Irmã Vera Alice, uma das responsáveis pelo “Somos todos irmãos”, o refeitório levará o nome do Santo Padre:

“O refeitório vai se chamar Papa Francisco, por todo carinho e amor que temos por ele. Ele é uma referência muito grande na Igreja.”  

Que essa iniciativa das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, inspirada no amor ao próximo e na promoção da dignidade humana, ecoe os ensinamentos da encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que nos convida a construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde ninguém seja deixado para trás! 

Saiba mais sobre essa iniciativa: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Projeto “Somos todos irmãos” alimenta pessoas carentes em Aparecida (SP)

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...