Notícias

Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra

Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!

Escrito por Redentoristas

20 NOV 2024 - 08H00

Luiz Oliveira

A primeira reunião de articulação dos Missionários Redentoristas Negros da Província Nossa Senhora Aparecida, que ocorreu no dia 31 de outubro, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), foi um momento de grande importância para a Congregação. Com a reunião, a Província deu início a uma comissão para refletir a pauta da comunidade negra.

Entre os missionários presentes, Padre Roque Silva, C.Ss.R., conselheiro provincial, responsável por organizar a reunião, destaca alguns passos dados e a relevância da articulação.

“Nos reunimos para ver o interesse de cada um sobre o assunto e planejar uma certa estratégia de ação, criar uma comissão e apresentar uma proposta mais alinhada, ajustada, tanto de discussão como de ação e também a realização, ou seja, o que se pretende com isso e como podemos ajudar tanto a Província, como a Igreja e a sociedade no modo geral, e internamente ajudar também no processo de formação da mentalidade dos jovens que estão chegando, sobre a questão racial”, analisa o conselheiro.

Outro missionário que refletiu sobre a importância da organização de uma comissão, foi o padre Pe. Rogério Ramos, C.Ss.R., da Comunidade Redentorista Pedro Donders, em São Paulo. O missionário enfatizou que as discussões em torno desse tema devem contribuir para aprofundar a identidade do fiel negro e negra.

"O argumento sobre a Igreja e o negro é na história do nosso Brasil uma matéria de muita importância que a bem da verdade merecia ter uma atenção e uma enfoque ainda maior, sobretudo do ponto de vista institucional. A Igreja, não obstante a sua grande boa vontade, como mãe, que ela é de fato, ela traz consigo uma história de muito cuidado com o povo negro, mas também há uma página em que esta mesma Igreja condescendeu com práticas que foram abusivas para o negro. De modo especial o Conselho Vaticano II, com o avanço eclesiológico, teológico, com os aportes antropológicos que também recebeu, passou a compreender a realidade do homem e da mulher negros de modo diferenciado. Então, exatamente a partir desse marco referencial que é o Concílio, houve uma movimentação na Igreja, também a partir das conferências chamadas CELAM, sobre a reflexão e a identidade do negro. Então, é oportuno, é coerente e é necessário que se estabeleça esta plataforma de diálogos na Igreja sobre a identidade do fiel negro e negra", reflete. 

Padre Vanderlei Souza, C.Ss.R., outro missionário redentorista presente no encontro, recordou a sua trajetória de homem negro, de família de congadeiros e de ter escolhido a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra para ser ordenado padre. 

"Eu venho de um legado familiar, histórico, familiar, de valorização e de grande importância da cultura negra. Minha família é de Congadeiros, lá da cidade de Viçosa, Minas Gerais. A minha mãe, Rainha Conga, é a mais velha Congadeira do grupo. Então, trago essa herança comigo, de compreender que a cultura, que a ancestralidade, que as nossas heranças são graças especiais e são oportunidades que nós temos de contribuir com a sociedade na realidade, no momento em que estamos vivendo. Ao escolher e pedir à província, há 25 anos, que a minha ordenação presbiteral acontecesse no dia 20 de novembro, naquele momento existia comigo, e permanece até hoje, uma compreensão muito clara, de como pode um padre negro ser hoje para a sua população, para a comunidade negra do Brasil, inspirador desse compromisso com o projeto do reino de Deus", comemora o redentorista. 

Para padre Vanderlei, a pauta da comunidade negra "não é uma pauta que acabou, pelo contrário, ela ainda está longe de acabar, as questões ainda estão longe de serem encerradas. A estrutura racial discriminatória no Brasil, ela ainda é fortemente presente, e nós não podemos fazer de conta que essas coisas não acontecem", enfatiza. 

Confira mais relatos de missionários negros no vídeo abaixo: 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...