No dia 28 de junho, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou os primeiros números do Censo, realizado em 2022. Leia MaisReconfiguração e Reestruturação para uma missão renovadaMaior Província Redentorista do Brasil será chamada de Nossa Senhora Aparecida
Segundo os dados, que podem ser extraídos desta publicação, a nova Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida, que será criada e erigida canonicamente no dia 9 de novembro, integrando as atuais Províncias de São Paulo, Rio de Janeiro e a Vice-Província da Bahia, terá a responsabilidade pastoral sobre uma uma área formada por cinco estados. São eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A região abriga uma imensa população, correspondente a quase 50% do contingente populacional do Brasil, que chega, segundo os dados do IBGE, a 203 milhões de pessoas.
Vejamos alguns dados interessantes, começando pela população dos cinco estados, que formarão a nova província:
População por estado
• São Paulo: 44,4 milhões
• Minas Gerais: 20,5 milhões
• Rio de Janeiro: 16,0 milhões
• Bahia: 14,1 milhões
• Espírito Santo: 3,8 milhões
Total: 98,8 milhões de habitantes
Maiores cidades
A nova província redentorista terá cerca de 40 comunidades, distribuídas nesta área, onde estão quatro das 10 maiores cidades do Brasil em termos de população:
• São Paulo: 11,4 milhões de habitantes
• Rio de Janeiro: 6,2 milhões
• Salvador (BA): 2,41 milhões
• Belo Horizonte (MG): 2,3 milhões
Regiões metropolitanas
A Província Nossa Senhora Aparecida envolverá, também, as duas maiores regiões metropolitanas do país. Um grande conglomerado, que envolve muitas cidades, em um processo conhecido como conurbação. A região metropolitana de São Paulo é formada por cerca de 39 cidades diferentes, num raio de mais ou menos de 80 km².
A cidade de Guarulhos (SP), com mais de 1,2 milhões de habitantes é não apenas a maior cidade do estado de São Paulo, fora da capital, como a maior do Brasil que não é capital de estado.
São Paulo, portanto, é a líder, com 20,6 milhões de pessoas e o Rio de Janeiro, com 22 municípios, vem em seguida, com 11,6 milhões.
Destaques de outras cidades
Das 42 comunidades religiosas, que formarão a nova província, algumas estão localizadas em grandes contextos urbanos. Das cidades onde estamos presentes, com uma ou mais frente de atuação Apostólica, se destacam:
• Campinas (SP): 1,13 milhões
• Sorocaba (SP): 723,5 mil habitantes
• Juiz de Fora (MG): 540 mil
• Campos dos Goytacazes (RJ): 483,5 mil
• Mauá (SP): 418 mil
• Araraquara (SP): 242 mil
Não podemos, também, deixar de destacar algumas das cidades onde temos presença pastoral. A cidade de Aparecida (SP), apesar de receber milhões de pessoas todos os anos, tem apenas 32 mil habitantes, e Curvelo (MG), abriga ao redor do Santuário de São Geraldo Majella 80,3 mil habitantes.
Evangelização
Estes dados precisam ser mais estudados, sobretudo, para ver o seu impacto na evangelização, uma vez que a estruturação de paróquias territoriais já não consegue ser um eficaz instrumento de evangelização da Igreja, diante dos imensos desafios do contexto urbano.
A pastoral nos santuários, aliada ao eficaz uso dos meios de comunicação onde estamos presentes, podem ser uma resposta efetiva, complementando as lacunas deixadas pela pastoral paroquial.
.:: Reze pela Província Nossa Senhora Aparecida ::.
Fonte: Dados divulgados pelo IBGE em 28 de junho de 2023
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.