No dia 28 de junho, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou os primeiros números do Censo, realizado em 2022. Leia MaisReconfiguração e Reestruturação para uma missão renovadaMaior Província Redentorista do Brasil será chamada de Nossa Senhora Aparecida
Segundo os dados, que podem ser extraídos desta publicação, a nova Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida, que será criada e erigida canonicamente no dia 9 de novembro, integrando as atuais Províncias de São Paulo, Rio de Janeiro e a Vice-Província da Bahia, terá a responsabilidade pastoral sobre uma uma área formada por cinco estados. São eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A região abriga uma imensa população, correspondente a quase 50% do contingente populacional do Brasil, que chega, segundo os dados do IBGE, a 203 milhões de pessoas.
Vejamos alguns dados interessantes, começando pela população dos cinco estados, que formarão a nova província:
População por estado
• São Paulo: 44,4 milhões
• Minas Gerais: 20,5 milhões
• Rio de Janeiro: 16,0 milhões
• Bahia: 14,1 milhões
• Espírito Santo: 3,8 milhões
Total: 98,8 milhões de habitantes
Maiores cidades
A nova província redentorista terá cerca de 40 comunidades, distribuídas nesta área, onde estão quatro das 10 maiores cidades do Brasil em termos de população:
• São Paulo: 11,4 milhões de habitantes
• Rio de Janeiro: 6,2 milhões
• Salvador (BA): 2,41 milhões
• Belo Horizonte (MG): 2,3 milhões
Regiões metropolitanas
A Província Nossa Senhora Aparecida envolverá, também, as duas maiores regiões metropolitanas do país. Um grande conglomerado, que envolve muitas cidades, em um processo conhecido como conurbação. A região metropolitana de São Paulo é formada por cerca de 39 cidades diferentes, num raio de mais ou menos de 80 km².
A cidade de Guarulhos (SP), com mais de 1,2 milhões de habitantes é não apenas a maior cidade do estado de São Paulo, fora da capital, como a maior do Brasil que não é capital de estado.
São Paulo, portanto, é a líder, com 20,6 milhões de pessoas e o Rio de Janeiro, com 22 municípios, vem em seguida, com 11,6 milhões.
Destaques de outras cidades
Das 42 comunidades religiosas, que formarão a nova província, algumas estão localizadas em grandes contextos urbanos. Das cidades onde estamos presentes, com uma ou mais frente de atuação Apostólica, se destacam:
• Campinas (SP): 1,13 milhões
• Sorocaba (SP): 723,5 mil habitantes
• Juiz de Fora (MG): 540 mil
• Campos dos Goytacazes (RJ): 483,5 mil
• Mauá (SP): 418 mil
• Araraquara (SP): 242 mil
Não podemos, também, deixar de destacar algumas das cidades onde temos presença pastoral. A cidade de Aparecida (SP), apesar de receber milhões de pessoas todos os anos, tem apenas 32 mil habitantes, e Curvelo (MG), abriga ao redor do Santuário de São Geraldo Majella 80,3 mil habitantes.
Evangelização
Estes dados precisam ser mais estudados, sobretudo, para ver o seu impacto na evangelização, uma vez que a estruturação de paróquias territoriais já não consegue ser um eficaz instrumento de evangelização da Igreja, diante dos imensos desafios do contexto urbano.
A pastoral nos santuários, aliada ao eficaz uso dos meios de comunicação onde estamos presentes, podem ser uma resposta efetiva, complementando as lacunas deixadas pela pastoral paroquial.
.:: Reze pela Província Nossa Senhora Aparecida ::.
Fonte: Dados divulgados pelo IBGE em 28 de junho de 2023
A oração é o que nos salva
A oração é o meio necessário e certo de alcançarmos todas as graças necessárias para a salvação. Saiba mais!
Jubileu 2025: Chamados a ser peregrinos da esperança
Somos chamados a percorrer um caminho de paz para nos tornarmos sinais e instrumentos de esperança e amor onde vivemos.
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.