O Missionário Redentorista padre Dennis Billy, C.Ss.R., da Província de Baltimore, nos Estados Unidos, escreveu seis definições sobre a pessoa do padre.
Com essas reflexões, ele nos ajuda a compreender que o padre é alguém que se desdobra em seus dons e fragilidades para ser graça de Deus aos que precisam da sua presença e palavra.
Confira a reflexão abaixo:
Um padre é um homem de Deus
Ele segue o caminho do Senhor Jesus e vive sua vida para o bem do Reino. Ele vê as coisas como Jesus as vê: é alguém que pensa antes de falar e que ora antes de pensar. Fala com o coração e coloca as suas palavras em prática. Ele é um homem para os outros, alguém que tenta servir ao invés de ser servido. Trata a todos como um irmão ou irmã. Ele é amigo dos pobres e marginalizados. Ele os procura e busca efetivamente o seu bem-estar.
Um padre defende o que é certo
Ele diz a verdade. Incentiva outras pessoas a fazer o mesmo. Celebra os sacramentos com dignidade simples. Batiza "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Ele é chamado ao sacrifício e a oferecer sacrifício. Celebra a Eucaristia e convida outras pessoas a participarem do Corpo e Sangue de Jesus, ora pela comunidade e em nome dela.
Com os braços estendidos em oração, ele deseja abraçar o mundo inteiro e seu pequeno rebanho. É testemunha de Cristo na vida e na morte. Ele vê além das dimensões atuais de tempo e espaço. Ele anseia pela vinda do Reino e a busca tanto em seu coração quanto em sua vida.
:: Vocação Sacerdotal: o que é preciso para ser padre?
Um padre celebra a vida
E também celebra a morte. Ele percebe a morte no meio da vida e a vida no meio da morte. Ajuda os outros a celebrar a vida e a chorar. Ajuda as pessoas a sofrerem com a perda daqueles a quem amam e a viver na esperança de vê-los novamente algum dia. Ele sabe quando ouvir, quando oferecer uma palavra de conforto e quando simplesmente sentar e ficar em silêncio ao lado de quem sofre.
Ele não tem medo de inclinar a cabeça, derramar uma lágrima ou segurar a mão de alguém em oração. Ele também não tem medo de sorrir, rir ou aliviar o coração das pessoas. Ele acredita que o amor é mais forte que a morte e que o amor é a única razão pela qual vale a pena viver. Ele é um homem de fé, um homem de esperança, um homem de amor, um homem de alegria.
Um padre é humano
Ele peca. Sabe o que significa ficar sozinho. O pecado e a solidão o humilham e o encorajam. Eles o pesam, mas o desafiam. Eles o fazem fraco, mas também forte. Eles o ajudam a sentir a dor dos outros e sofrem com eles em suas provações diárias. Eles o colocam de joelhos e à conversão do coração.
Confessa seus pecados e recebe o perdão de Deus, faz amizade com sua solidão e descobre a solidão do coração. Ele pede perdão, aprende a aceitá-lo e também como estendê-lo aos outros. Ele se faz amigo das pessoas, permite que outras pessoas sejam amigas e com elas constrói a família de Deus. É uma presença convidativa e acolhedora. Com ele, sempre há um assento extra à mesa do Senhor.
:: Vocação Sacerdotal: Coragem para seguir o chamado
Um padre é um homem do povo
Ele vem deles e retorna a eles. Escuta suas histórias. Medita sobre elas. Os ajuda a encontrar a voz de Deus e a descobrir o significado de sua vida, mostrando-lhes como reconhecer a mão de Deus em tudo o que acontece. Viaja com eles pela vida, lembrando-os de suas origens e seu destino em Deus, ensina-os a orar e a ouvir.
Ele compartilha sua vida com eles e permite que eles compartilhem suas vidas com ele. Ele compartilha sua vida com eles. Busca fazer parte de sua história e os convida a se tornar parte da sua. Ama a sua companhia. Reconhece seus dons e os incentiva a se colocarem no serviço de outras pessoas. Ele vive para servir os outros e oferecer sua vida por eles.
Um padre é um homem de Cristo
Ele é pai, professor, médico e líder. Usa seus talentos para o bem das pessoas. Ele busca não chamar a atenção para si mesmo, mas para Deus: é um apóstolo, um discípulo, um seguidor de Cristo. A cruz é seu símbolo; a tumba vazia, sua esperança; a igreja, sua casa; o povo de Deus, sua família.
É o sal da terra. Dá sabor à vida das pessoas e sabores aos momentos que a preenchem. Ele é amigo deles e amigo de Deus, vive o evangelho e está disposto a morrer por ele. Para ele existe apenas Cristo. Nada mais importa. Nada mais o preocupa.
Ele é um sacerdote, um homem de Deus, um amigo dos pobres, uma pessoa em quem confiar e contar, um outro Cristo. Quer amar e ser amado. Ele está disposto a deixar sua vida por seus amigos. Ele é um sacerdote, um homem de Deus e segue o caminho do Senhor Jesus.
:: Padre Camilo fala sobre a vocação sacerdotal
arrow_forward Gostou dessas definições? Pode perceber nelas a presença de um amigo padre? Se sim, escreva pra gente nos comentários!
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.